QUESTÃO 4 “Você pode perceber que existem duas características importantes nessa definição: a) um sistema consiste na interação de componentes; b) ao sistema é associada uma função que, supostamente, está destinado a desempenhar”. Fonte: MENEZES, L. C. W. de; LIMA, E. A. de; FILHO, L. F. R. Modelagem de Sistemas Automatizados. Maringá: UniCesumar, […]
QUESTÃO 3 Um sistema de eventos discretos é aquele que concilia o processo de entrada como um cliente necessitando de um serviço, dessa forma, gera a demanda por serviço, o que resulta em trabalho à unidade de processamento do sistema, e, toda vez que um sinal de entrada for coletado, como um evento, será dada […]
QUESTÃO 2 Sabemos da importância dos sistemas supervisores dentro dos nossos estudos e devemos entender bem seus fundamentos e aplicações para poder usá-los corrretamente. Tendo isso como base, assinale qual das assertivas está correta a respeito de sistemas supervisores. Alternativas Alternativa 1 – Os sistemas supervisores não fazem diferença nos processos produtivos. Alternativa 2 – […]
QUESTÃO 1 Os sistemas de eventos discretos são comumente comparados a conexões entre clientes e servidores, pelo fato de compartilharem as características de solicitação de um serviço, como um sinal de entrada ao sistema, seguido da execução de uma tarefa pela unidade de processamento, como o serviço que foi solicitado na entrada, e isso dará […]
QUESTÃO 10 Uma classe define atributos e métodos que servirão como modelo para os objetos. Cada objeto criado a partir de uma mesma classe possui seus próprios atributos, que podem assumir valores diferentes, definindo assim o estado em que cada objeto se encontra. Já os métodos representam o comportamento, e são compartilhados por todos os […]
QUESTÃO 9 Em Java, objetos são instâncias de classes criadas a partir do operador new. O comando Pessoa pes = new Pessoa(); possui duas etapas: primeiro, a declaração da variável de referência do tipo Pessoa; depois, a criação efetiva do objeto na memória. É possível usar diferentes construtores para inicializar atributos já no momento da […]
QUESTÃO 8 Durante o desenvolvimento de um sistema de contagem para eventos esportivos, a programadora Camila precisava interromper a contagem ao detectar um valor inválido e, em outro momento, ignorar determinados valores sem encerrar o loop por completo. Para isso, ela utilizou as instruções break e continue em laços de repetição simples (for) não rotulados. […]
QUESTÃO 7 Em um sistema de controle de estoque, o programador Lucas precisa implementar um processo de verificação contínua dos níveis de um determinado produto até que sua quantidade em estoque seja suficiente para atender a uma demanda mínima. Como ele não sabe exatamente quantas iterações serão necessárias para que esse nível seja atingido, optou […]
QUESTÃO 6 Um programa escrito em Java começa sempre a ser executado a partir do método main. O método main possui uma assinatura padrão que utilizamos. Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. Com base nesta informação, assinale a alternativa que contém a assinatura padrão correta. Alternativas Alternativa 1 – public void main static(args[]:String) Alternativa 2 – […]
QUESTÃO 5 A herança na Programação Orientada a Objetos permite que uma classe (subclasse) reutilize atributos e métodos de outra classe (superclasse). Subclasses representam especializações de superclasses, que são mais genéricas. A herança permite criar hierarquias de classes, promovendo reutilização de código e organização. Em Java, a palavra reservada extends é usada para indicar que […]
