De acordo com Callado (2006), os jogos possuem três aspectos universais que podem ser observados em diversas culturas:

De acordo com Callado (2006), os jogos possuem três aspectos universais que podem ser observados em diversas culturas:– Universalidade – A maioria das crianças, independentemente da cultura, brinca de maneira semelhante, embora os rituais e significados dos jogos possam variar conforme as características culturais.– Acessibilidade dos materiais – A maioria dos jogos não exige materiais […]

Os jogos e as brincadeiras são uma dimensão da vida humana ligada à cultura e à vida social. Elas são, portanto, manifestações que compõem a identidade sociocultural dos povos e estão ligados com as condições

Os jogos e as brincadeiras são uma dimensão da vida humana ligada à cultura e à vida social. Elas são, portanto, manifestações que compõem a identidade sociocultural dos povos e estão ligados com as condições materiais de existência (Marin; Ribas, 2013). A partir dessa compreensão, os jogos se tornam espaços de experiências para o ser […]

O recreador é o profissional responsável por organizar e desenvolver a Teoria da Prática da Recreação, unindo conceitos teóricos e ações práticas em atividades de lazer e recreação. Conforme a Associação Brasileira

O recreador é o profissional responsável por organizar e desenvolver a Teoria da Prática da Recreação, unindo conceitos teóricos e ações práticas em atividades de lazer e recreação. Conforme a Associação Brasileira de Recreadores (Abre, 2004), esse profissional interage diretamente com grupos, transformando a cultura em experiências recreativas em eventos regulares ou pontuais.Além de possuir […]

O conceito de zona de desenvolvimento proximal ou potencial refere-se à capacidade de um indivíduo realizar tarefas com a ajuda de outra pessoa mais experiente. Essa mediação pode ocorrer por meio do

O conceito de zona de desenvolvimento proximal ou potencial refere-se à capacidade de um indivíduo realizar tarefas com a ajuda de outra pessoa mais experiente. Essa mediação pode ocorrer por meio do diálogo, da colaboração ou da imitação, permitindo que a criança supere seus limites atuais e desenvolva novas habilidades (Rego, 2014, p. 73).A psicologia […]

Para fortalecermos nossas reflexões sobre a importância do conceito de brinquedo, debate muito importante para os futuros profissionais, apresentamos três argumentos

Para fortalecermos nossas reflexões sobre a importância do conceito de brinquedo, debate muito importante para os futuros profissionais, apresentamos três argumentos:– O brinquedo pode ser uma ferramenta de trabalho (como os professores e profissionais de educação física), portanto, ele precisa estar sempre atualizado quanto ao manuseio seguro, às possibilidades de variação e à adequação de […]

Os jogos, além de serem uma forma de diversão, desempenham um papel importante na sociedade. Eles oferecem um ambiente onde as pessoas aprendem a conviver, a seguir regras, a desenvolver valores c

Os jogos, além de serem uma forma de diversão, desempenham um papel importante na sociedade. Eles oferecem um ambiente onde as pessoas aprendem a conviver, a seguir regras, a desenvolver valores coletivos e a aprimorar habilidades sociais essenciais. LORO, A. P.; LEÃO JUNIOR, C. M.; PIMENTEL, G. G. de A.; MACEDO, J. R.; FUGI, N. […]

A zona de desenvolvimento real diz respeito ao conjunto de competências e conhecimentos que o indivíduo já domina e aplica de maneira autônoma, sem necessitar de mediação externa. Esse conceito representa

A zona de desenvolvimento real diz respeito ao conjunto de competências e conhecimentos que o indivíduo já domina e aplica de maneira autônoma, sem necessitar de mediação externa. Esse conceito representa as aquisições já consolidadas no processo de aprendizagem, evidenciando aquilo que foi assimilado e pode ser reproduzido independentemente. De acordo com Rego (2014, p. […]

Com os avanços tecnológicos, os jogos virtuais tornaram-se uma forma popular de lazer e interação, principalmente entre os jovens. Apesar de serem criticados por estimular o sedentarismo, esses jogos, qua

Com os avanços tecnológicos, os jogos virtuais tornaram-se uma forma popular de lazer e interação, principalmente entre os jovens. Apesar de serem criticados por estimular o sedentarismo, esses jogos, quando utilizados de maneira equilibrada, podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento social. Os jogos em formato multiplayer, em especial, criam oportunidades para que os jogadores […]

Os jogos apresentam uma ampla diversidade de características e potencialidades que podem contribuir para o desenvolvimento social. De acordo com Loro (2018), classificar os diferentes tipos de jogos é uma

Os jogos apresentam uma ampla diversidade de características e potencialidades que podem contribuir para o desenvolvimento social. De acordo com Loro (2018), classificar os diferentes tipos de jogos é uma tarefa complexa, dada a variedade de atividades existentes. Nesse sentido, a escolha do jogo a ser proposto deve considerar as necessidades e as particularidades de […]

A brincadeira é uma atividade social fundamental para o desenvolvimento cultural das crianças. Segundo Vygotsky (1998), é por meio da brincadeira que a criança capta e interpreta a realidade, interagindo com

A brincadeira é uma atividade social fundamental para o desenvolvimento cultural das crianças. Segundo Vygotsky (1998), é por meio da brincadeira que a criança capta e interpreta a realidade, interagindo com o mundo ao seu redor. Essa interação cria zonas de desenvolvimento próximo, ajudando a criança a aprender e se desenvolver.Atualmente, muitas brincadeiras ocorrem em […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.