Entre os ritmos mais comuns e distintivos da música brasileira, a divisão binária é mais usada. Ritmos como samba, choro, baião e xote usam o compasso de dois tempos

QUESTÃO 8 Entre os ritmos mais comuns e distintivos da música brasileira, a divisão binária é mais usada. Ritmos como samba, choro, baião e xote usam o compasso de dois tempos, enquanto o compasso de quatro tempos é usado na notação do maracatu, por exemplo. As valsas usam o compasso de três tempos. Além disso, […]

Basicamente toda a terminologia musical ocidental está pautada em metáforas visuais ou táteis que utilizamos para nos reportarmos aos sons, assim como os termos grave e agudo.

QUESTÃO 7 Basicamente toda a terminologia musical ocidental está pautada em metáforas visuais ou táteis que utilizamos para nos reportarmos aos sons, assim como os termos grave e agudo. Uma outra metáfora visual bastante utilizada, englobando os termos grave, médio e agudo, é a ideia de alturas sonoras. […]. URIARTE, Lucas Zewe. Percepção Musical. Organizador: Ricardo […]

Muitos dos sons que ouvimos simplesmente passam pela nossa cabeça sem que façamos qualquer ponderação sobre eles, qualquer tipo de comentário ou análise.

QUESTÃO 6 Muitos dos sons que ouvimos simplesmente passam pela nossa cabeça sem que façamos qualquer ponderação sobre eles, qualquer tipo de comentário ou análise. Este ouvir, que nos acompanha em todos os momentos de nossas vidas, limita-se muitas vezes a um fenômeno fisiológico, porém podemos ir muito além disto quando combinamos o ouvir com […]

As escalas musicais podem ter diversas utilizações. Podemos entender a escala musical como uma “família” de notas.

QUESTÃO 5 As escalas musicais podem ter diversas utilizações. Podemos entender a escala musical como uma “família” de notas. Primeiramente, percebemos que estas notas se sucedem consecutivamente de maneira ascendente (do mais grave para o mais agudo) ou descendente (do mais agudo para o mais grave). Contudo, o que diferencia uma escala de outra é […]

A origem das escalas remonta à Grécia antiga, onde, após a descoberta das séries harmônicas, foram criadas escalas cuja diferença se encontra na posição dos intervalos de semitom

QUESTÃO 4 A origem das escalas remonta à Grécia antiga, onde, após a descoberta das séries harmônicas, foram criadas escalas cuja diferença se encontra na posição dos intervalos de semitom, um em cada tetracorde. A teoria musical grega forneceu mais tarde a base para o desenvolvimento da música no Império Bizantino e, mais tarde, na […]

“As práticas de solfejo estão presentes em várias culturas do mundo e foram estabelecidas a partir do princípio de associação entre fonemas (sílabas, números ou letras)

QUESTÃO 2 “As práticas de solfejo estão presentes em várias culturas do mundo e foram estabelecidas a partir do princípio de associação entre fonemas (sílabas, números ou letras) e alturas musicais. A metodologia de associar sons a sílabas é utilizada tanto no processo de transmissão oral quanto no ensino formal da música. O processo de […]

Os modos gregos, como conhecemos hoje, podem ser formados utilizando-se somente das notas naturais, por exemplo: se começarmos uma escala a partir de Dó e seguirmos passando por cada nota até a oitava Dó

QUESTÃO 1 Os modos gregos, como conhecemos hoje, podem ser formados utilizando-se somente das notas naturais, por exemplo: se começarmos uma escala a partir de Dó e seguirmos passando por cada nota até a oitava Dó, teremos o primeiro modo, o Jônico. Se partirmos de Ré até sua oitava, teremos o segundo modo, o Dórico, […]

“[…] conhecimentos notacionais também podem guiar a percepção. Essa observação parece especialmente aplicável aos casos de notação da harmonia de músicas ouvidas.

QUESTÃO 10 “[…] conhecimentos notacionais também podem guiar a percepção. Essa observação parece especialmente aplicável aos casos de notação da harmonia de músicas ouvidas. Quando se trata de perceber acordes ou vozes que acompanham uma melodia, parece que o domínio de noções de harmonia e contraponto auxiliam o processo de percepção, de modo a guiar […]

“Muito mais do que uma habilidade de “traduzir” cada sinal da partitura de acordo com uma definição prévia (no que tende a se tornar um mero exercício de “decoreba”)

QUESTÃO 9 “Muito mais do que uma habilidade de “traduzir” cada sinal da partitura de acordo com uma definição prévia (no que tende a se tornar um mero exercício de “decoreba”), a leitura de partitura deveria, a meu ver, desenvolver uma consciência de organização das notas, uma percepção de estruturas por trás delas”. MELLO, M. Apostila […]

A função das inversões não é dificultar a percepção do acorde, mas sim dar dinamismo à linha de baixo e ajudar no encadeamento dos acordes.

QUESTÃO 8 A função das inversões não é dificultar a percepção do acorde, mas sim dar dinamismo à linha de baixo e ajudar no encadeamento dos acordes. Podemos pensar que cada nota dos acordes é uma linha que tem uma história própria no eixo horizontal, movimentando-se para cima ou para baixo a cada alteração de […]

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