QUESTÃO 7 “Cada exercício de solfejo deve apresentar estruturas musicais específicas (intervalos, sequências, células rítmicas, etc.), associadas como outras previamente já internalizadas. Mais que isso, a apresentação de estruturas musicais específicas como uma melodia concreta (ao invés de um elemento isolado e abstrato) faz como que o estudo do solfejo permita que o próprio solfejo […]
QUESTÃO 6 “Solfejo é um exercício de leitura de partitura idealizado especificamente para ser cantado enquanto é lido. A capacidade de entoar adequadamente a melodia da partitura deve indicar, sub-repticiamente, não só a habilidade de entoar as alturas musicais como canto, mas também a capacidade de compreender mentalmente as estruturas musicais presentes na melodia escrita, […]
QUESTÃO 5 “Desenvolver a sensibilidade auditiva e a capacidade de ouvir música; desenvolver um pensamento musical, necessário à compreensão e à apreciação da música; apoiar o desenvolvimento de competências específicas inerentes à prática musical, como a execução/interpretação e a criação/composição; promover a aquisição de conceitos relativos a elementos da música; desenvolver a audição interior e […]
QUESTÃO 4 A compreensão dos acordes é de extrema importância para a estrutura musical, assim como a utilização de notas e técnicas na construção e interpretação musical. URIARTE, Lucas Zewe. Percepção Musical. Indaial, SC: Arque, 2023. Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As células, motivos e frases […]
QUESTÃO 3 “Os exercícios rítmicos podem ser estudados de várias maneiras distintas: sendo executados como um a linha de percussão, em um ou mais instrumentos e arranjos musicais ou apenas nas mãos ou outras partes do corpo; ou mais comumente sendo declamados sobre um texto específico ou apenas declamando uma sílaba ou grupos de sílabas […]
QUESTÃO 2 O que entendemos por ritmo diz respeito, em primeira instância, à duração dos sons e das pausas. Um som pode ter a duração de um piscar de olhos, tão curto que mal conseguimos perceber, mas pode também ser muito longo, de modo que não conseguimos saber onde ele começa e termina. Entre estes […]
QUESTÃO 1 “Comparados com a tradição pedagógica dos solfejos, exercícios de leitura “exclusivamente” rítmica são relativamente recentes no estudo da leitura musical. Neles, os elementos relativos às alturas musicais são descartados, apresentando apenas uma linha rítmica, sem altura definida, para ser lida e ter seus elementos rítmicos reproduzidos, memorizados e internalizados, de forma similar […]
QUESTÃO 10 O trabalho com projetos em sala de aula favorece a autonomia dos alunos, que aprendem a decidir, pesquisar e vivenciar experiências práticas. Para que isso aconteça, o projeto precisa ser bem estruturado, envolvendo etapas como definição do tema, conteúdos, objetivos, cronograma, justificativa e problema. Também é necessário planejar o desenvolvimento, com atividades que […]
QUESTÃO 9 As propostas pedagógicas em Artes na Educação Básica precisam ser estruturadas de forma planejada, contemplando conteúdos, metodologias, objetivos e formas de avaliação. Nessa perspectiva, a prática docente deve estimular experiências de criação, fruição estética e interação, permitindo ampliar o olhar crítico, criativo e imagético dos alunos. Além disso, o ensino de Artes articula […]
QUESTÃO 8 No estudo das artes visuais, compreender as diferenças entre bidimensionalidade e tridimensionalidade é essencial para a leitura e produção das obras. A bidimensionalidade está presente em criações, assim como a tridimensionalidade. Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025. Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta: Alternativas […]
