As aulas de artes podem abranger diferentes linguagens artísticas, promovendo experiências criativas e expressivas. Entre as atividades possíveis, encontram-se as esquetes teatrais

QUESTÃO 7 As aulas de artes podem abranger diferentes linguagens artísticas, promovendo experiências criativas e expressivas. Entre as atividades possíveis, encontram-se as esquetes teatrais, o teatro de sombras e o teatro de fantoches, que permitem unir aspectos cênicos e visuais. Fonte: ​RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025. Com base no […]

O espaço escolar destinado às práticas artísticas deve ser planejado de acordo com a linguagem a ser trabalhada, favorecendo a criação, a motivação e a aprendizagem significativa.

QUESTÃO 6 O espaço escolar destinado às práticas artísticas deve ser planejado de acordo com a linguagem a ser trabalhada, favorecendo a criação, a motivação e a aprendizagem significativa. Para isso, a sala de Artes precisa contemplar aspectos materiais e funcionais, adaptando-se às necessidades de atividades como desenho, pintura, dança ou teatro. Além disso, o […]

O ensino das artes visuais exige do professor estratégias que permitam ao aluno desenvolver pensamento visual e compreender a linguagem artística em sua forma

QUESTÃO 5 O ensino das artes visuais exige do professor estratégias que permitam ao aluno desenvolver pensamento visual e compreender a linguagem artística em sua forma, materialidade e elementos constitutivos. Para isso, são fundamentais a pesquisa e a leitura dos componentes visuais (como ponto, linha, cor, textura, volume, luz e ritmo), bem como a experimentação […]

As artes cênicas utilizam o corpo como principal meio de expressão e se apresentam por meio de palco, cenário e plateia.

QUESTÃO 4 As artes cênicas utilizam o corpo como principal meio de expressão e se apresentam por meio de palco, cenário e plateia. O teatro, como manifestação cênica, subdivide-se em diferentes gêneros. Além dos atores, várias profissões estão envolvidas no processo teatral. Fonte: ​RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025. Com […]

A música é uma linguagem artística que organiza sons e silêncios de modo expressivo, sendo capaz de comunicar sentimentos, sensações e pensamentos.

QUESTÃO 3 A música é uma linguagem artística que organiza sons e silêncios de modo expressivo, sendo capaz de comunicar sentimentos, sensações e pensamentos. Está presente em diferentes culturas e contextos sociais, como festas, rituais religiosos e manifestações cívicas, tendo papel histórico na formação humana desde a Grécia Antiga. Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas […]

O desenvolvimento de projetos em sala de aula envolve diferentes ritmos de aprendizagem, já que alguns alunos se motivam de imediato enquanto outros demoram mais a compreender a proposta.

QUESTÃO 2 O desenvolvimento de projetos em sala de aula envolve diferentes ritmos de aprendizagem, já que alguns alunos se motivam de imediato enquanto outros demoram mais a compreender a proposta. Além disso, nem sempre o tema do projeto parte do grande grupo, podendo surgir da iniciativa de uma minoria ou até do próprio professor. […]

Os projetos em Artes podem articular conhecimentos de outras áreas, favorecendo um aprendizado mais integrado e significativo. Nessa perspectiva, os temas transversais se destacam, pois atravessam todas as disciplina

  QUESTÃO 1 Os projetos em Artes podem articular conhecimentos de outras áreas, favorecendo um aprendizado mais integrado e significativo. Nessa perspectiva, os temas transversais se destacam, pois atravessam todas as disciplinas e possibilitam diálogos sobre questões como ética, cidadania, meio ambiente, saúde e pluralidade cultural. Assim, a transversalidade busca conectar conteúdos escolares com problemas […]

O papel do docente de Artes vai além de ensinar técnicas, exigindo maturidade, experiência e entusiasmo para estimular a criação artística de forma significativa.

QUESTÃO 10 O papel do docente de Artes vai além de ensinar técnicas, exigindo maturidade, experiência e entusiasmo para estimular a criação artística de forma significativa. Cabe ao professor provocar a sensibilidade e a curiosidade dos alunos, favorecendo a reflexão e a contextualização. Para tanto, é necessário dominar conteúdos, articular teoria e prática e compreender […]

A Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa, surgiu como resposta à limitação do ensino de Artes que predominava nas décadas anteriores

QUESTÃO 9 A Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa, surgiu como resposta à limitação do ensino de Artes que predominava nas décadas anteriores, quando se valorizava apenas o “fazer por fazer”. Sua proposta buscava instrumentalizar o aluno para compreender a arte em seu contexto histórico, cultural e crítico, articulando prática, análise e teoria. Assim, […]

A arte acompanha a humanidade desde os primeiros registros rupestres, como expressão estética e comunicativa. Ela desperta emoções e sensações

QUESTÃO 8 A arte acompanha a humanidade desde os primeiros registros rupestres, como expressão estética e comunicativa. Ela desperta emoções e sensações, seja na pintura, escultura, teatro ou dança, ao mesmo tempo em que reflete aspectos históricos e culturais de uma sociedade. Criar arte é uma necessidade humana, que envolve invenção, construção e transformação da […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.