O ensino de Artes deve ser compreendido como um campo de conhecimento que vai além da simples atividade prática, assumindo o papel de disciplina com objetivos

QUESTÃO 7 O ensino de Artes deve ser compreendido como um campo de conhecimento que vai além da simples atividade prática, assumindo o papel de disciplina com objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação. Ele se fundamenta na articulação entre experimentação, decodificação e informação, proporcionando vivências que unem teoria e prática. O professor, nesse processo, tem a […]

A criação artística revela modos singulares de perceber e poetizar a realidade, articulando percepção, imaginação e repertório cultural. No caso das artes visuais

QUESTÃO 6 A criação artística revela modos singulares de perceber e poetizar a realidade, articulando percepção, imaginação e repertório cultural. No caso das artes visuais, o mundo imagético é apresentado por meio das cores, formas e expressões, indo além da simples plasticidade do desenho e da pintura. Essa linguagem envolve também esculturas, arquiteturas, fotografias e […]

Os projetos pedagógicos na escola favorecem a aprendizagem significativa, pois envolvem pesquisa, reflexão e diálogo entre alunos, professores e comunidade.

QUESTÃO 5 Os projetos pedagógicos na escola favorecem a aprendizagem significativa, pois envolvem pesquisa, reflexão e diálogo entre alunos, professores e comunidade. Na disciplina de Artes, a proposta amplia possibilidades ao integrar diferentes linguagens, imagens, técnicas e áreas de conhecimento. Além disso, a elaboração de projetos pode nascer de curiosidades dos alunos ou da iniciativa […]

A arte manifesta-se em diferentes tempos e espaços por meio de múltiplas linguagens, que criam novos diálogos e novas poéticas. Sua função vai além do que é previsível e conhecido

QUESTÃO 4 A arte manifesta-se em diferentes tempos e espaços por meio de múltiplas linguagens, que criam novos diálogos e novas poéticas. Sua função vai além do que é previsível e conhecido, permitindo condensar sentimentos, pensamentos, percepções e intuições em formas singulares de expressão. Nesse processo criativo, o artista observa, reelabora e repropõe o mundo […]

A disciplina de Artes organiza-se em diferentes áreas de conhecimento, como artes visuais, artes cênicas, dança e música. Cada uma dessas áreas se expressa por meio de linguagens específicas

QUESTÃO 3 A disciplina de Artes organiza-se em diferentes áreas de conhecimento, como artes visuais, artes cênicas, dança e música. Cada uma dessas áreas se expressa por meio de linguagens específicas, entendidas como sistemas simbólicos de signos que representam e refletem a realidade humana. A arte, nesse sentido, constitui-se como uma forma de linguagem que […]

O estudo das propriedades físicas do som é fundamental para a compreensão dos elementos musicais, possibilitando inclusive o uso pedagógico em sala de aula.

QUESTÃO 2 O estudo das propriedades físicas do som é fundamental para a compreensão dos elementos musicais, possibilitando inclusive o uso pedagógico em sala de aula. Entre essas propriedades, destacam-se a altura, a intensidade, a duração e o timbre. Cada uma delas contribui para caracterizar e diferenciar os sons, seja pela frequência, amplitude, tempo de […]

O ensino de Artes ultrapassa a ideia de apenas realizar práticas manuais, sendo um campo que exige planejamento, contextualização e fruição.

  QUESTÃO 1 O ensino de Artes ultrapassa a ideia de apenas realizar práticas manuais, sendo um campo que exige planejamento, contextualização e fruição. O professor, ao elaborar suas atividades, deve propor conexões entre o fazer artístico, a teoria e as experiências dos alunos, estimulando a sensibilidade e a compreensão crítica. Além disso, a divulgação […]

O clima organizacional representa a percepção coletiva dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, caracterizado por sua natureza dinâmica e suscetibilidade a múltiplas variáveis

QUESTÃO 10 O clima organizacional representa a percepção coletiva dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, caracterizado por sua natureza dinâmica e suscetibilidade a múltiplas variáveis. Essa atmosfera psicológica é influenciada tanto por fatores internos quanto externos, constituindo uma ocorrência transitória que pode sofrer alterações significativas em períodos relativamente curtos. Elaborado pelo professor. ​Considerando os […]

Uma empresa de tecnologia nacional, que atua em um mercado altamente competitivo, percebeu queda em sua participação no setor devido ao crescimento de concorrentes internacionais

QUESTÃO 9 Uma empresa de tecnologia nacional, que atua em um mercado altamente competitivo, percebeu queda em sua participação no setor devido ao crescimento de concorrentes internacionais. A diretoria decidiu revisar seu plano estratégico empresarial, equilibrando forças internas e pressões externas. Nesse processo, o RH passou a desempenhar papel central: atrair talentos alinhados à cultura […]

Em uma grande empresa do setor varejista em 2025, o departamento de Gestão de Pessoas enfrenta o desafio de aumentar a retenção de talentos em um mercado altamente competitivo.

QUESTÃO 8 Em uma grande empresa do setor varejista em 2025, o departamento de Gestão de Pessoas enfrenta o desafio de aumentar a retenção de talentos em um mercado altamente competitivo. Para isso, implementou programas de treinamento focados em habilidades técnicas e socioemocionais, além de iniciativas para melhorar a qualidade de vida no trabalho, como […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.