QUESTÃO 5 Analise a historiografia a seguir: “[…] Akbar não só observou as variações através de toda a Índia, mas também fez tentativas sérias de padronização. Com efeito, tanto o seu movimento abortado de criar um calendário integrado para a Índia, o Tarikh-ilahi, e seus esforços infrutíferos de ter uma religião sintética, a Din-I lahi, […]
QUESTÃO 6 Acerca do poderio militar do Império Otomano, leia o texto a seguir: “[…] formou com formosos mancebos, que arrebatou aos cristãos, um corpo de tropas regulamentadas de doze mil homens chamado corpo ou regimento dos Janízaros, os quais foram sempre vitoriosos em todos os encontros, pelo espaço de duzentos anos, e defenderam, por […]
QUESTÃO 7 Sobre a estrutura da sociedade chinesa, conforme pensada pela Dinastia Han, do século III a.C., leia o texto a seguir: “Quando reinava, na idade de ouro, o grande Dao [caminho], o mundo era propriedade comum (não pertencendo a nenhuma família dominante), os governantes eram escolhidos de acordo com a sua sabedoria e capacidade, […]
QUESTÃO 8 Acerca do contexto histórico do Levante dos Boxers, leia o trecho a seguir: “Desde a derrota chinesa na Primeira Guerra do Ópio, 1839-1842, década após década, guerra após guerra, o Império Qing fora sendo pressionado pelas potências ocidentais (pelo Japão, a partir da década de 1880, um país ex-tributário seu), desejosas, assim como […]
QUESTÃO 9 Observe a imagem do exército de terracota chinês a seguir: Uma parte do exército de terracota de Xi’an. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito_de_terracota#/media/Ficheiro:Terracotta_warriors_pit1.jpg. Acesso em 31 jul. 2024 O Exército de Terracota é uma coleção de estátuas de barro funerárias, retratando um exército de soldados em posição de sentido, colocados de fronte ao mausoléu onde […]
QUESTÃO 10 Referente ao Japão do século XVI, antes de seu isolamento, analise o texto a seguir: “O uso da seda nos tempos antigos, e mesmo até a época em que fomos ao Japão, era raro e devido à sua escassez, as pessoas comuns não a usavam, nem mesmo a pequena nobreza e os senhores, […]
QUESTÃO 10 Todos enunciados construídos por meio de recursos linguísticos, imagéticos etc. que fazem sentido completo, estabelecendo a comunicação são chamados de frases. Nesse sentido, considere essas características e as demais relativas a esse tema, analise o enunciado a seguir e assinale a alternativa correta. Alerta! Perigo de desmoronamento. Turista, tenha cuidado! Alternativas Alternativa 1 – O […]
QUESTÃO 9 O texto a seguir destaca o resultado de uma votação realizada pela Câmara dos Deputados, acerca da maior liberação do uso de alguns produtos químicos na agricultura. Leia-o, considerando a construção sintática: Na última semana, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, por dezoito votos a nove, o PL 6.299/2002”. […] Texto, com […]
QUESTÃO 8 Analise os termos sintáticos que formam a propaganda a seguir, tendo em vista, sobretudo, o segundo quadro. Disponível em: https://www.esagkids.com.br/downloads/download_1351.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022. Com base no texto anterior, analise as assertivas a seguir e a proposição entre elas. I. Os elementos “resfriado, indisposição, nariz escorrendo, dor de garganta e dor de […]
QUESTÃO 7 Considere que, na propaganda a seguir, o texto não esteja separado com as informações indicadas (por meio de flechas) a partir do mapa do Brasil, ou seja, que ele inicie em “Essas 128 Unidades” e termine, de forma direta, em “23 UCs no litoral do sul do país”. Tendo em vista essa construção, […]
