De acordo com Santos (2006, p. 59-60): quando se defende o ensino de língua portuguesa numa abordagem textual, entra em questão o uso de textos como unidade de ensino

QUESTÃO 6 De acordo com Santos (2006, p. 59-60): quando se defende o ensino de língua portuguesa numa abordagem textual, entra em questão o uso de textos como unidade de ensino, e não como mero pretexto – para destacar dígrafos, substantivos abstratos ou sujeito composto, por exemplo. O texto como unidade de ensino pressupõe um […]

O período é construído por orações, as quais, por sua vez, são formadas por termos sintáticos.

QUESTÃO 5 O período é construído por orações, as quais, por sua vez, são formadas por termos sintáticos. Reconhecida nacionalmente por sua qualidade educacional, a UniCesumar está entre 4% das melhores instituições do Brasil, destacando-se como o melhor Centro Universitário do sul do país. Na última avaliação do MEC, a UniCesumar manteve IGC 4 (Índice […]

A concordância é um processo morfossintático em que, tendo em vista as relações sintáticas, as formas se flexionam, para se adaptarem aos termos regentes.

QUESTÃO 4 A concordância é um processo morfossintático em que, tendo em vista as relações sintáticas, as formas se flexionam, para se adaptarem aos termos regentes. Esse uso, conforme a NGB, segue algumas regras relativas à concordância nominal e verbal. Com base nessas normas, analise o texto que segue: Disponível em: <https://bit.ly/2QaoY2G>. Acesso em: 04 […]

Quando se fala em termos acessórios da oração, pode-se ter a falsa impressão de que se está tratando de elementos dispensáveis das orações e períodos.

QUESTÃO 3 Quando se fala em termos acessórios da oração, pode-se ter a falsa impressão de que se está tratando de elementos dispensáveis das orações e períodos. Na prática, essa impressão não corresponde à verdade: esses termos são acessórios porque não fazem parte da estrutura básica da oração, organizada a partir de um verbo e dos nomes ligados a ele […]

Observe a construção textual dos balões que formam o segundo e quarto quadrados da tirinha, considerando todos os termos.

QUESTÃO 2 Observe a construção textual dos balões que formam o segundo e quarto quadrados da tirinha, considerando todos os termos. Disponível em: <https://www.facebook.com/ProjetoTamar/photos/a.158534584216113/1960788127324074/?type=3&theater>. Acesso em: 8 jan. 2020. Analise as asserções a seguir quanto ao estudo sintático:I. Os termos “meu filho”, “mamãe” e “querido” são vocativos, pois são utilizados, por cada personagem, como uma […]

Segundo a Gramática Tradicional, o aposto é o termo que serve para explicar, esclarecer, detalhar, resumir ou identificar outro elemento da oração.

  QUESTÃO 1 Segundo a Gramática Tradicional, o aposto é o termo que serve para explicar, esclarecer, detalhar, resumir ou identificar outro elemento da oração. Quanto a esse termo acessório, considere a seguinte oração: “Luis Fernando Verissimo, um dos maiores escritores do Brasil, morre aos 88 anos”. Fonte: https://agenciacearense.com.br/luis-fernando-verissimo-um-dos-maiores-escritores-do-brasil-morre-aos-88-anos/. Acesso em: 2 out. 2025. O termo […]

Considerando as informações contidas no texto, analise as afirmações a seguir: I. O estudo utilizou, como instrumentos de pesquisa, entrevista e questionário.

QUESTÃO 10 Fonte: Disponível em: https://www.elsevier.com/researcher/author/tools-and-resources/graphical-abstract. Acesso em: 02 set. 2024. Considerando as informações contidas no texto, analise as afirmações a seguir: I. O estudo utilizou, como instrumentos de pesquisa, entrevista e questionário. II. As descobertas do estudo demonstram que a severidade da apneia do sono não afetou a duração de sono dos pacientes. III. O estudo apresentado no visual […]

No Present Simple, o “there be” se manifesta nas formas “there is” e “there are”; agora, no Past Simple, ele é conjugado como “there was” / “there were”.

QUESTÃO 9 No Present Simple, o “there be” se manifesta nas formas “there is” e “there are”; agora, no Past Simple, ele é conjugado como “there was” / “there were”. Em português, esses dois termos equivalem a “havia”. […] Em inglês, porém, devemos utilizar “There was” quando o substantivo que aparece depois está no singular, e […]

I. O uso do verbo stop seguido de um verbo no Present Participle (-ing form) em “stop smoking e “stop eating” indica a ideia de parar de fazer algo.

QUESTÃO 8 Fonte: Disponível em: https://journals.aiac.org.au/index.php/alls/article/view/622/0. Acesso em: 02 set. 2024. Com base nas informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O uso do verbo stop seguido de um verbo no Present Participle (-ing form) em “stop smoking e “stop eating” indica a ideia de parar de fazer algo. PORQUE […]

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