QUESTÃO 2 Em uma indústria que fabrica equipamentos de coleta de dados, a quantidade q de equipamentos que essa indústria pode fornecer, em milhares de unidades, decorridos x meses desde a data de recebimento da demanda é expresso por: q(x) = 10x+40. Por outro lado, a necessidade n de equipamentos, em milhares de unidades, decorridos […]
QUESTÃO 1 Um oscilador massa-mola é um modelo físico composto por uma mola sem massa que possa ser deformada sem perder suas propriedades elásticas, chamada mola de Hooke, e um corpo de massa m que não se deforme sob ação de qualquer força. Com base nessa informação, dada a função horária de elongação x = […]
QUESTÃO 1 As dificuldades de aprendizagem podem ser consideradas sintomas ocasionados por obstáculos que ocorrem no mesmo momento em que está acontecendo o processo de aprendizagem. Estes obstáculos, no entanto, não implicam na existência de dificuldades permanentes, mas consiste na maneira com que o sujeito conseguiu autorregular seus esquemas de aprendizagem. VISCA, J. Clínica Psicopedagógica. Epistemologia Convergente. […]
QUESTÃO 2 O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma desordem neurobiológica caracterizada por dificuldade em privilegiar um foco e sustentá-lo com nível suficiente de atenção, modular níveis de atividade cognitiva e, em alguns casos, controlar comportamentos impulsivos. Como consequência, evidencia-se prejuízo global nos indivíduos, resultante de comportamentos mal-adaptados inconsistentes para a […]
QUESTÃO 3 A atuação do psicopedagogo institucional frente à prevenção dos problemas de aprendizagem considera os fatores biológico, cognitivo, afetivo, sociocultural e pedagógico do sujeito aprendente; a metodologia adotada e o vínculo que se estabelece entre aprendente e ensinante; o clima organizacional da instituição e sua rede de relações interpessoais. Fonte: NOE, E. E.; ABRANCHES, M. […]
QUESTÃO 4 Texto 1: Todo diagnóstico é, em si, uma investigação, é uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender, do aprender […]
QUESTÃO 5 O equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação constitui condição necessária para a ocorrência da aprendizagem; entretanto, tais mecanismos, isoladamente, não são suficientes para abarcar a complexidade da experiência corporal e estética envolvida nesse processo. Faz-se imprescindível considerar, de forma integrada, dimensões subjetivas que englobam o organismo, a inteligência, o corpo e […]
QUESTÃO 6 A mediação está para além da interação social. A mediação, segundo a concepção de Feuerstein, é a situação na qual o mediador interfere na ação com o propósito de direcionar a aprendizagem. Nessa perspectiva, a mediação promoverá a aprendizagem; essa é característica essencial para assim poder nomeá-la. Porém, nem sempre a interação supõe […]
QUESTÃO 7 Quando se fala em fracasso escolar, podemos dizer que este tema passou a ter relevância no Brasil a partir do século XIX, quando foi instaurada a educação obrigatória, a qual provocou mudanças importantes na sociedade. Este tema tem sido analisado a partir de diferentes pontos de vistas: social, médico, psicométrico, político entre outros. […]
QUESTÃO 8 Observe a figura: Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/garota-completa-pulando-corda_17808646.htm#fromView=search&page=1&position=5&uuid=876f24fc-3d67-45cc-b2df-5edeea89cd74 Analisando a imagem e considerando o conhecimento sobre as intervenções psicopedagógicas, analise as afirmativas:I. Devido a ludicidade da atividade realizada pelas crianças possibilita a representação de uma situação imaginária.II. A atividade apresentada na imagem possibilita o desenvolvimento de habilidades psicomotoras como o equilíbrio, a coordenação e a orientação […]
