A psicopedagogia na Argentina foi de grande relevância para o fortalecimento da profissão na América Latina, tendo sido inspirada pelas ideias advindas da França

QUESTÃO 9 A psicopedagogia na Argentina foi de grande relevância para o fortalecimento da profissão na América Latina, tendo sido inspirada pelas ideias advindas da França, influenciando de maneira significativa o trabalho psicopedagógico no Brasil.  Sendo que seu processo histórico pode ser dividido em três períodos diferentes. GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019. Assinale […]

As informações que são coletadas por meio da observação oferecem embasamento para o diagnóstico de uma situação-problema

QUESTÃO 10 As informações que são coletadas por meio da observação oferecem embasamento para o diagnóstico de uma situação-problema, facilitando a seleção dos procedimentos e técnicas que serão utilizados. DANNA, M. F., & MATOS, M. A. Aprendendo a observar. São Paulo: Edicon, 2006. À vista disso, analise as asserções abaixo. I – No contexto da avaliação psicopedagógica […]

As primeiras referências aos transtornos hipercinéticos na literatura médica apareceram no meio do século XIX

QUESTÃO 10 As primeiras referências aos transtornos hipercinéticos na literatura médica apareceram no meio do século XIX. Entretanto, sua nomenclatura vem sofrendo alterações contínuas. Na década de 40, surgiu a designação “lesão cerebral mínima”, que, já em 1962, foi modificada para “disfunção cerebral mínima”, reconhecendo-se que as alterações características da síndrome relacionam-se mais a disfunções […]

Assim, a França despontou no cenário internacional no que tange à Psicopedagogia. Surgiram as primeiras tentativas de unificar os dados teóricos e práticos de vários campos do saber

QUESTÃO 9 Assim, a França despontou no cenário internacional no que tange à Psicopedagogia. Surgiram as primeiras tentativas de unificar os dados teóricos e práticos de vários campos do saber – Medicina, Psicologia, Psicanálise e Pedagogia – na solução dos problemas de aprendizado. Desse processo, surgiu a Psicopedagogia, como a conhecemos hodiernamente, um campo multidisciplinar. […]

Jorge Visca (2010), fundamentado na Epistemologia Convergente, explica que a aprendizagem acontece em um esquema evolutivo.

QUESTÃO 8 Jorge Visca (2010), fundamentado na Epistemologia Convergente, explica que a aprendizagem acontece em um esquema evolutivo. O autor destaca que a Psicologia Evolutiva, por meio de diversas teorias, apresenta grandes evoluções sobre o desenvolvimento, mas não abordaram efetivamente a aprendizagem. Sendo assim, explica que desde o nascimento “…inicia-se um processo de aparecimento e […]

Para além do fato de que algumas práticas pedagógicas se disponham a repensar permanentemente seu próprio fazer, nos arriscamos a afirmar que é na criança

QUESTÃO 7 Para além do fato de que algumas práticas pedagógicas se disponham a repensar permanentemente seu próprio fazer, nos arriscamos a afirmar que é na criança que se espera encontrar a resposta. Essa busca se dá por meio de uma indagação detalhada sobre seu grau de maturidade psicológica. Espera-se encontrar respostas tanto para os […]

Durante as aulas de leitura, uma criança de 9 anos apresenta trocas frequentes de letras como “b” por “d” e “p” por “q”, além de inverter a ordem das sílabas em palavras simples

QUESTÃO 6 Durante as aulas de leitura, uma criança de 9 anos apresenta trocas frequentes de letras como “b” por “d” e “p” por “q”, além de inverter a ordem das sílabas em palavras simples, como ler “toca” em vez de “cota”. Sua leitura é lenta, com pausas excessivas, e, ao final de um pequeno […]

As dificuldades de aprendizagem abrangem vários fatores, uma vez que envolvem a complexidade do ser humano.

QUESTÃO 5 As dificuldades de aprendizagem abrangem vários fatores, uma vez que envolvem a complexidade do ser humano. Acredita-se que podem ser decorrentes de um problema fisiológico ou de um estresse significativo vivido pela criança, como, por exemplo, problemas familiares envolvendo a perda de algum parente, alcoolismo ou uso de drogas, separação dos pais, doenças, […]

“[…] o homem não só quis aprender como também, frequentemente, sua curiosidade o impeliu a tentar aprender como se aprende” (

QUESTÃO 4 Texto 1: “[…] o homem não só quis aprender como também, frequentemente, sua curiosidade o impeliu a tentar aprender como se aprende” (Bigge, 1977, p. 3). Fonte: BIGGE, M. L. Teorias da aprendizagem para professores.São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1977. Texto 2: As teorias da aprendizagem configuram-se como construções teóricas destinadas à organização […]

O diagnóstico psicopedagógico é um processo investigativo que possibilita a compreensão sobre as possíveis falhas na aprendizagem

QUESTÃO 3 O diagnóstico psicopedagógico é um processo investigativo que possibilita a compreensão sobre as possíveis falhas na aprendizagem, sendo que, a partir dele, será elaborado o plano de trabalho a ser desenvolvido. GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019. Refletindo sobre o processo de diagnóstico psicopedagógico, analise as afirmativas abaixo e assinale V para […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.