QUESTÃO 9 A psicopedagogia na Argentina foi de grande relevância para o fortalecimento da profissão na América Latina, tendo sido inspirada pelas ideias advindas da França, influenciando de maneira significativa o trabalho psicopedagógico no Brasil. Sendo que seu processo histórico pode ser dividido em três períodos diferentes. GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019. Assinale […]
QUESTÃO 10 As informações que são coletadas por meio da observação oferecem embasamento para o diagnóstico de uma situação-problema, facilitando a seleção dos procedimentos e técnicas que serão utilizados. DANNA, M. F., & MATOS, M. A. Aprendendo a observar. São Paulo: Edicon, 2006. À vista disso, analise as asserções abaixo. I – No contexto da avaliação psicopedagógica […]
QUESTÃO 10 As primeiras referências aos transtornos hipercinéticos na literatura médica apareceram no meio do século XIX. Entretanto, sua nomenclatura vem sofrendo alterações contínuas. Na década de 40, surgiu a designação “lesão cerebral mínima”, que, já em 1962, foi modificada para “disfunção cerebral mínima”, reconhecendo-se que as alterações características da síndrome relacionam-se mais a disfunções […]
QUESTÃO 9 Assim, a França despontou no cenário internacional no que tange à Psicopedagogia. Surgiram as primeiras tentativas de unificar os dados teóricos e práticos de vários campos do saber – Medicina, Psicologia, Psicanálise e Pedagogia – na solução dos problemas de aprendizado. Desse processo, surgiu a Psicopedagogia, como a conhecemos hodiernamente, um campo multidisciplinar. […]
QUESTÃO 8 Jorge Visca (2010), fundamentado na Epistemologia Convergente, explica que a aprendizagem acontece em um esquema evolutivo. O autor destaca que a Psicologia Evolutiva, por meio de diversas teorias, apresenta grandes evoluções sobre o desenvolvimento, mas não abordaram efetivamente a aprendizagem. Sendo assim, explica que desde o nascimento “…inicia-se um processo de aparecimento e […]
QUESTÃO 7 Para além do fato de que algumas práticas pedagógicas se disponham a repensar permanentemente seu próprio fazer, nos arriscamos a afirmar que é na criança que se espera encontrar a resposta. Essa busca se dá por meio de uma indagação detalhada sobre seu grau de maturidade psicológica. Espera-se encontrar respostas tanto para os […]
QUESTÃO 6 Durante as aulas de leitura, uma criança de 9 anos apresenta trocas frequentes de letras como “b” por “d” e “p” por “q”, além de inverter a ordem das sílabas em palavras simples, como ler “toca” em vez de “cota”. Sua leitura é lenta, com pausas excessivas, e, ao final de um pequeno […]
QUESTÃO 5 As dificuldades de aprendizagem abrangem vários fatores, uma vez que envolvem a complexidade do ser humano. Acredita-se que podem ser decorrentes de um problema fisiológico ou de um estresse significativo vivido pela criança, como, por exemplo, problemas familiares envolvendo a perda de algum parente, alcoolismo ou uso de drogas, separação dos pais, doenças, […]
QUESTÃO 4 Texto 1: “[…] o homem não só quis aprender como também, frequentemente, sua curiosidade o impeliu a tentar aprender como se aprende” (Bigge, 1977, p. 3). Fonte: BIGGE, M. L. Teorias da aprendizagem para professores.São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1977. Texto 2: As teorias da aprendizagem configuram-se como construções teóricas destinadas à organização […]
QUESTÃO 3 O diagnóstico psicopedagógico é um processo investigativo que possibilita a compreensão sobre as possíveis falhas na aprendizagem, sendo que, a partir dele, será elaborado o plano de trabalho a ser desenvolvido. GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019. Refletindo sobre o processo de diagnóstico psicopedagógico, analise as afirmativas abaixo e assinale V para […]
