O nome do autor deve ser inserido de forma direta: prenome (abreviado ou não) e sobrenome. Para mais de um autor, os nomes podem ser grafados na mesma linha

QUESTÃO 1 Leia os excertos a seguir: O nome do autor deve ser inserido de forma direta: prenome (abreviado ou não) e sobrenome. Para mais de um autor, os nomes podem ser grafados na mesma linha, separados por vírgula, ou em linhas distintas. Deve constar o currículo sucinto de cada autor, com vinculação corporativa e […]

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada em 1996, define a Educação Superior no Brasil e seus objetivos

QUESTÃO 10 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada em 1996, define a Educação Superior no Brasil e seus objetivos, como fomentar o desenvolvimento científico e a participação ativa no desenvolvimento da sociedade. Concomitantemente, políticas educacionais como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI) têm […]

De acordo com o Relatório de Monitoramento Global da Educação publicado pela UNESCO em 2020, “discutir os benefícios da educação inclusiva

QUESTÃO 9 De acordo com o Relatório de Monitoramento Global da Educação publicado pela UNESCO em 2020, “discutir os benefícios da educação inclusiva é semelhante a discutir os benefícios dos direitos humanos. A inclusão é um pré-requisito para sociedades sustentáveis e para a educação em, e para, uma democracia baseada em justiça e equidade”​. Fonte: […]

A Educação em Direitos Humanos (EDH) promove um desenvolvimento holístico do indivíduo, assegurando que cada pessoa não só tenha acesso ao conhecimento

QUESTÃO 8 A Educação em Direitos Humanos (EDH) promove um desenvolvimento holístico do indivíduo, assegurando que cada pessoa não só tenha acesso ao conhecimento, mas também desenvolva a capacidade de agir com autonomia e responsabilidade no contexto social. Este conceito está articulado nas diretrizes propostas por Silveira, Náder e Dias, que enfatizam a necessidade de […]

No contexto das políticas sociais brasileiras, segundo Franco (2002 apud DIAS, 2014), estas possuem múltiplas funções que incluem o investimento em capital humano

QUESTÃO 7 No contexto das políticas sociais brasileiras, segundo Franco (2002 apud DIAS, 2014), estas possuem múltiplas funções que incluem o investimento em capital humano, compensação social e coesão social. Estas políticas visam diminuir as desigualdades e promover a integração social, destacando-se o Programa Bolsa Família como exemplo de iniciativa que integra renda, educação e […]

Direitos humanos na escola é uma abordagem educacional que enfatiza que todos os seres humanos nascem iguais e têm direitos universais

QUESTÃO 6 Direitos humanos na escola é uma abordagem educacional que enfatiza que todos os seres humanos nascem iguais e têm direitos universais, além de incentivar o uso ativo da cidadania. Conhecimento sobre direitos humanos é fundamental para a consolidação de uma sociedade justa e inclusiva. Fonte: Disponível em: https://educamundo.com.br/blog/educacao-direitos-humanos-pratica-escolar-2/  Acesso em: 11 de Set. de 2024. Considerando o exposto, qual deve ser o papel da escola na promoção dos direitos humanos? Alternativas Alternativa 1 – Incentivar a competição entre alunos. Alternativa 2 – Excluir temas de direitos humanos do currículo escolar. Alternativa 3 – Priorizar o ensino de matérias técnicas sobre direitos […]

Passada a educação infantil, a próxima etapa do ensino é o fundamental. Comumente temos membros em nossa família que não tiveram acesso à escola

QUESTÃO 5 Passada a educação infantil, a próxima etapa do ensino é o fundamental. Comumente temos membros em nossa família que não tiveram acesso à escola. Antigamente, a preocupação com o ensino não era tão grande como temos hoje, visto que importava exercerem uma atividade junto ao campo, proporcionando assim um aumento nos ganhos familiares. […]

A Constituição Federal (BRASIL, 1988) garante a educação como um direito social, assegurando dignidade e igualdade a todos os cidadãos.

QUESTÃO 4 A Constituição Federal (BRASIL, 1988) garante a educação como um direito social, assegurando dignidade e igualdade a todos os cidadãos. Nesse mesmo sentido, o Relatório de Monitoramento Global da Educação (UNESCO, 2020) afirma que a inclusão melhora a aprendizagem para todos os estudantes. Fonte:  Disponível em:  https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 2 ago. 2024.Fonte: Disponível […]

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), lançado em 2003, está apoiado em documentos internacionais e nacionais, demarcando a inserção do Estado brasileiro

QUESTÃO 3 O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), lançado em 2003, está apoiado em documentos internacionais e nacionais, demarcando a inserção do Estado brasileiro na história da afirmação dos direitos humanos e na Década da Educação em Direitos Humanos, prevista no Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (PMEDH) e seu Plano […]

No contexto no qual as políticas públicas, se apresentam como um caminho possível para diminuição das desigualdades sociais

QUESTÃO 2 Observe a imagem a seguir: Figura 1: Desigualdade social. Disponível em: https://adufs.org.br/conteudo/1267/brasil-e-a-distopia-horrivel-da-desigualdade. Acesso em 06 de set. de 2023. “O país é marcado por uma grande discrepância social, resultado do sistema capitalista que divide a sociedade em classes. Nesse contexto, as políticas públicas e sociais têm o papel de diminuir as desigualdades, oferecendo condições mínimas […]

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