A reflexão sobre a abordagem dos direitos humanos na educação destaca a importância de reconhecer e integrar os conhecimentos prévios dos alunos.

  QUESTÃO 1 A reflexão sobre a abordagem dos direitos humanos na educação destaca a importância de reconhecer e integrar os conhecimentos prévios dos alunos. Segundo Vygotsky (2007), o aprendizado começa antes da escola, e cada situação de aprendizagem tem uma história prévia. Isso sugere que os educadores devem adaptar suas metodologias para engajar os […]

As políticas públicas podem ser entendidas de várias maneiras, conforme diferentes teóricos e autores. Lynn (1980) as define como intervenções governamentais com efeitos na sociedade.

QUESTÃO 10 As políticas públicas podem ser entendidas de várias maneiras, conforme diferentes teóricos e autores. Lynn (1980) as define como intervenções governamentais com efeitos na sociedade. Peters (1986) complementa que elas influenciam diretamente a vida dos cidadãos. No entanto, alguns teóricos criticam essas definições, argumentando que há interesses próprios por trás das políticas. Kauchakje […]

A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece que “a educação é um direito de todos”, e que esta, por sua vez, deve “visar o pleno desenvolvimento

QUESTÃO 9 A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece que “a educação é um direito de todos”, e que esta, por sua vez, deve “visar o pleno desenvolvimento da personalidade humana e o fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais”. (ONU, 1948) Fonte: Disponível em: https://www.un.org/en/about-us/universal-declaration-of-human-rights Acesso em: 07 de Ago de […]

A inclusão escolar é um direito garantido e deve ser promovida mediante práticas pedagógicas que valorizem as diferenças e assegurem a igualdade de oportunidades.

QUESTÃO 8 A inclusão escolar é um direito garantido e deve ser promovida mediante práticas pedagógicas que valorizem as diferenças e assegurem a igualdade de oportunidades. “A inclusão escolar é um direito garantido e deve ser promovida através de práticas pedagógicas que valorizem as diferenças e assegurem a igualdade de oportunidades” (BRASIL, 2008). Fonte: Disponível […]

De acordo com a Constituição Federal, todos os cidadãos precisam ter acesso à educação. Assim, para garantir esse direito, as políticas educacionais

QUESTÃO 7 De acordo com a Constituição Federal, todos os cidadãos precisam ter acesso à educação. Assim, para garantir esse direito, as políticas educacionais são uma força para auxiliar na permanência dos estudantes nas escolas e no respeito às diferenças. Para que as políticas educacionais alcancem resultados ainda melhores, elas precisam envolver diversos outros setores, […]

As ações exercidas pelo Estado acontecem em todos os setores, como na educação, na saúde, na segurança, no meio ambiente, entre outros.

QUESTÃO 6 “As ações exercidas pelo Estado acontecem em todos os setores, como na educação, na saúde, na segurança, no meio ambiente, entre outros. Como a sociedade é formada por diferentes pessoas, é comum que as demandas não consigam ser expressas unilateralmente. Portanto, os indivíduos sugerem ações para os seus governantes (deputados, vereadores e senadores) […]

I. Os familiares violaram os direitos humanos da jovem ao negligenciar suas necessidades básicas e, em casos assim, o Estado deve punir primeiramente os indivíduos

QUESTÃO 5 Analise a notícia a seguir: TRIBUNA DO NORTE. Adolescente potiguar é resgatada de suposta exploração do trabalho infantil em Fortaleza. Tribuna do Norte, Natal, 10 de ago. de 2022. Disponível em: https://bityli.com/wyFAJVU. Acesso em: 02 set. 2022.   Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas. […]

São inúmeros os direitos que o Estado deve garantir aos cidadãos, e um deles que gostaria de chamar a atenção é o direito à educação

QUESTÃO 4 TEXTO 1  São inúmeros os direitos que o Estado deve garantir aos cidadãos, e um deles que gostaria de chamar a atenção é o direito à educação, que, inclusive, é garantido pela Constituição Federal de 1988, no Art. 6º: “são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a […]

A Declaração de Salamanca (1994), que trata dos princípios, política e prática em educação especial, salienta que: “As escolas devem acolher todas as crianças

QUESTÃO 3 A Declaração de Salamanca (1994), que trata dos princípios, política e prática em educação especial, salienta que: “As escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.”. Nesse viés, a educação inclusiva, enquanto direito garantido pela legislação brasileira, visa proporcionar um ambiente de aprendizado equitativo e […]

O neoliberalismo é uma corrente ideológica que visa à diminuição da intervenção do Estado na sociedade, inclusive na educação.

QUESTÃO 2 O neoliberalismo é uma corrente ideológica que visa à diminuição da intervenção do Estado na sociedade, inclusive na educação. A ideologia neoliberal espera que a educação não tenha como foco as áreas sociais ou políticas, mas sim a área mercadológica. A educação deve formar cidadãos para o mercado de trabalho, ou seja, deve […]

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