QUESTÃO 1 Sobre Mobiliários em espaços comerciais, Ching, Binggeli e Salvaterra(2013,p.319) defendem que “ além de atender a funções específicas os móveis contribuem para o caráter visual dos ambientes internos. A forma, as linhas, a textura e a escala das peças individuais, bem como a organização espacial, desempenham um papel essencial no estabelecimento”. Fonte: […]
QUESTÃO 10 Dietrich Bonhoeffer (1906-1945) desenvolveu sua teologia em diálogo com a sociedade e em confronto com o nazismo, refletindo sobre a secularização moderna. Para ele, o “mundo emancipado” não representa decadência espiritual, mas amadurecimento humano diante de Deus. Esse mundo é caracterizado pela autonomia científica, pela responsabilidade ética, pela autodeterminação política e pela criatividade […]
QUESTÃO 9 A Ecoteologia Decolonial propõe repensar a crise ecológica a partir de sua ligação com a história do colonialismo, que transformou a Terra em mercadoria, ignorando saberes ancestrais que a entendem como fonte de vida. Esse olhar denuncia que o Antropoceno, embora útil, tende a universalizar responsabilidades, ocultando desigualdades históricas e sociais. Autores como […]
QUESTÃO 8 A Teologia Inclusiva Decolonial propõe a valorização da diversidade humana como expressão da graça de Deus, afirmando que a fé deve ser vivida em liberdade, acolhida e dignidade por todas as pessoas. Essa abordagem denuncia leituras bíblicas excludentes, moldadas historicamente por estruturas coloniais, patriarcais e eurocêntricas, que ainda sustentam práticas discriminatórias em muitas […]
QUESTÃO 7 Em sua reflexão madura, Dietrich Bonhoeffer propôs a ideia de um “cristianismo sem religião”, distinguindo entre fé cristã autêntica e religião como sistema cultural. Para ele, “religião” corresponde às formas históricas e institucionais (ritos, doutrinas, castas sacerdotais) que expressam a fé, mas que não constituem sua essência. A fé cristã, em contraste, consiste […]
QUESTÃO 6 O colonialismo europeu não se limitou à exploração econômica, mas moldou culturas e religiões ao impor uma visão eurocêntrica de mundo. Mesmo após os processos de independência, a colonialidade manteve-se em formas sutis de dominação política, econômica e cultural. A teologia também foi marcada por esse legado, estruturada em torno de um sujeito […]
QUESTÃO 5 Richard Niebuhr (1894-1962), em sua obra Cristo e Cultura (1951), apresentou cinco modelos para descrever diferentes formas de relação entre fé cristã e cultura: 1. Cristo contra a cultura: rejeição radical da sociedade, típica de grupos sectários, como os anabatistas; 2. Cristo da cultura: harmonização entre valores cristãos e culturais, característica do protestantismo liberal; 3. […]
QUESTÃO 4 TEXTO 1 A transmodernidade, proposta por Enrique Dussel, apresenta-se como alternativa crítica à modernidade ocidental, não para rejeitá-la totalmente, mas para transformá-la mediante diálogo intercultural. Essa perspectiva valoriza epistemologias indígenas, africanas e asiáticas, desafiando o eurocentrismo e promovendo uma ecologia de saberes (Santos, 2010), capaz de integrar razão e fé, universalidade e particularidade. […]
QUESTÃO 3 A Teologia da Libertação (TdL) emergiu na América Latina como resposta às desigualdades sociais intensificadas por crises históricas, como a de 1929, que agravou desemprego, migrações e dependência econômica. A análise crítica da TdL denunciou o pecado estrutural, identificando injustiças em sistemas econômicos e políticos que perpetuam exclusão e marginalização. Nesse cenário, as […]
QUESTÃO 2 O Congresso Internacional de Lausanne (1974) marcou a história do cristianismo evangélico ao integrar, de modo sistemático, evangelização e responsabilidade social. Liderado por Billy Graham e influenciado por John Stott, reuniu mais de 2.700 delegados de 150 países, num contexto global de Guerra Fria, regimes autoritários e novos Estados em formação. Até meados do […]
