A partir da concepção apresentada por Clemente e Morosini (2021), o desenvolvimento da competência intercultural envolve não apenas o domínio de habilidades específicas, mas também a mobilização de atitudes fundamentais para a convivência em contextos culturais diversos. Tais atitudes favorecem uma postura crítica, aberta e ética diante da diversidade cultural. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; […]
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Um dos obstáculos mais importantes que ainda temos que enfrentar, principalmente nós brasileiros, é a barreira do idioma. Ah, mas todo mundo estuda inglês! Não, não é todo mundo que estuda inglês. Temos uma dificuldade muito grande. O British Council fez um estudo e verificou que menos de 5% dos brasileiros fala algum idioma e […]
“Não existe uma cultura melhor do que a outra. Elas são apenas diferentes e por serem diferentes é que precisamos ter o respeito, acolhimento, flexibilidade e tolerância” (Stallivieri, 2025, p. 1-15). Fonte: STALLIVIERI, L. Entrevista: Luciane Stallivieri fala sobre a internacionalização na Educação Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-15, 2025. […]
A promoção de um ambiente acadêmico que reconheça a diversidade social, cultural e econômica das pessoas representa um passo importante para a formação inclusiva. Tal ambiente, ao acolher as diferenças e estimular a adaptação constante, torna-se espaço de transformação pessoal e coletiva. Essa postura é ainda mais significativa quando alinhada a processos de internacionalização que […]
As ações de internacionalização observadas nas instituições analisadas se revelam pontuais e fragmentadas, não sendo percebidas como parte de uma estratégia institucional integrada às redes às quais pertencem. Os pilares que sustentam a internacionalização do ensino são ainda pouco desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de Salvador, e a consolidação de uma experiência […]
Clemente e Morosini (2021) discutem a importância de considerar o contexto no qual a competência intercultural se desenvolve. Não se trata apenas de um conjunto de habilidades individuais, mas de algo que se expressa nas relações e interações que ocorrem em espaços diversos. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais […]
O olhar da gestão vai passar muito pela questão das estratégias. Temos que ter estratégias programáticas e estratégias administrativas e uma depende da outra. Se queremos ter, por exemplo, internacionalização de currículo (IoC), oferta de mobilidade virtual (Virtual Exchange), programas Collaborative Online International Learning (COIL) ou a mobilidade híbrida, temos que pensar em estratégias programáticas […]
É preciso registrar todo esse conhecimento, seja por relatórios, seja em planilhas, seja em eventos acadêmicos, ou até mesmo em páginas de rede social na web, para que outros estudantes, funcionários, coordenadores, gestores e sociedade em geral compreendam como a mobilidade acadêmica internacional ocorre para aquela instituição funciona. Fonte: MOURA, D. R. H.; STALLIVIERI, L. […]
A mobilidade estudantil é uma dimensão visível da internacionalização, mas não é suficiente para promover uma formação acadêmica globalizada. A integração da internacionalização nas práticas pedagógicas e na gestão institucional é o que caracteriza um processo verdadeiramente abrangente. Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. […]
É por meio da socialização que a dimensão intercultural é aprimorada. As informações a respeito do local de destino, cultura, costumes, religião e modo de vida devem ser sistematizadas e disponibilizadas ao estudante. Além disso, os gestores de internacionalização devem se preocupar em disponibilizar informações relacionadas a valores e princípios comportamentais em ambientes multiculturais para […]