A gestão de relações internacionais das IES brasileiras deve incentivar o domínio de uma língua comum para o estudante poder se comunicar bem, compreender adequadamente o conhecimento compartilhado nos ambientes acadêmicos, obter êxito nas provas e atividades educacionais. Uma política linguística deve ser implantada para o aluno poder alcançar o máximo de resultados que o […]
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A internacionalização do ensino deve ser pensada como uma política institucional que permeie toda a estrutura da IES, não podendo ser tratada apenas como uma meta administrativa de um setor específico. Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. […]
A formação de cidadãos globais requer uma abordagem educacional que integre saberes e práticas voltadas para a convivência em uma sociedade globalizada, com competências interculturais que favoreçam o diálogo e o respeito mútuo. A internacionalização do ensino superior, nesse contexto, deve ser uma estratégia institucional e permanente, indo além da mobilidade estudantil. Fonte: adaptado de: […]
A partir da concepção apresentada por Clemente e Morosini (2021), o desenvolvimento da competência intercultural envolve não apenas o domínio de habilidades específicas, mas também a mobilização de atitudes fundamentais para a convivência em contextos culturais diversos. Tais atitudes favorecem uma postura crítica, aberta e ética diante da diversidade cultural. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; […]
Um dos obstáculos mais importantes que ainda temos que enfrentar, principalmente nós brasileiros, é a barreira do idioma. Ah, mas todo mundo estuda inglês! Não, não é todo mundo que estuda inglês. Temos uma dificuldade muito grande. O British Council fez um estudo e verificou que menos de 5% dos brasileiros fala algum idioma e […]
“Não existe uma cultura melhor do que a outra. Elas são apenas diferentes e por serem diferentes é que precisamos ter o respeito, acolhimento, flexibilidade e tolerância” (Stallivieri, 2025, p. 1-15). Fonte: STALLIVIERI, L. Entrevista: Luciane Stallivieri fala sobre a internacionalização na Educação Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-15, 2025. […]
A promoção de um ambiente acadêmico que reconheça a diversidade social, cultural e econômica das pessoas representa um passo importante para a formação inclusiva. Tal ambiente, ao acolher as diferenças e estimular a adaptação constante, torna-se espaço de transformação pessoal e coletiva. Essa postura é ainda mais significativa quando alinhada a processos de internacionalização que […]
As ações de internacionalização observadas nas instituições analisadas se revelam pontuais e fragmentadas, não sendo percebidas como parte de uma estratégia institucional integrada às redes às quais pertencem. Os pilares que sustentam a internacionalização do ensino são ainda pouco desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de Salvador, e a consolidação de uma experiência […]
Clemente e Morosini (2021) discutem a importância de considerar o contexto no qual a competência intercultural se desenvolve. Não se trata apenas de um conjunto de habilidades individuais, mas de algo que se expressa nas relações e interações que ocorrem em espaços diversos. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais […]
O olhar da gestão vai passar muito pela questão das estratégias. Temos que ter estratégias programáticas e estratégias administrativas e uma depende da outra. Se queremos ter, por exemplo, internacionalização de currículo (IoC), oferta de mobilidade virtual (Virtual Exchange), programas Collaborative Online International Learning (COIL) ou a mobilidade híbrida, temos que pensar em estratégias programáticas […]