ATIVIDADE 1 – ERGONOMIA E DOENÇAS OCUPACIONAIS – 54_2025 A NR-17 estabelece que a ergonomia tem como objetivo adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente. Isso inclui as condições de trabalho: levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário dos postos de trabalho, ao trabalho […]
MAPA – PSICO – NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO – 54_2025 De que forma o funcionamento das Unidades Cerebrais (UC) descritas por Luria (1981) pode influenciar diretamente o processo de aprendizagem e as dificuldades escolares? A começar pela Primeira Unidade Cerebral, descrita pelo referido autor, devemos entender que ela regula vigília, atenção […]
ATIVIDADE 1 – PSICO – NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO – 54_2025 Você considera o movimento humano importante para os processos de aprendizagens escolares? Essa habilidade superior está presente desde a vida intrauterina. Teóricos como Henri Wallon, Jean Piaget e Lev Vygotsky explanam em suas diferentes teorias sobre os gestos, as expressões […]
MAPA – PSICO – MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM – 54_2025 Vivemos em uma sociedade impactada diretamente pela Indústria 4.0, com a expansão de tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Robótica, Big Data e Computação em Nuvem. No campo educacional, a Educação 4.0 busca alinhar o ensino às novas demandas sociais, incorporando metodologias ativas, cultura digital […]
MAPA – PSICO – INSTRUMENTOS E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICOS – 54_2025 A compreensão do desenvolvimento cognitivo é um pilar fundamental na atuação psicopedagógica. Jean Piaget, com sua teoria do desenvolvimento e o método clínico-crítico, revolucionou a forma como entendemos a construção do conhecimento na criança. O diagnóstico operatório piagetiano não se limita a verificar o que […]
ATIVIDADE 1 – PSICO – INSTRUMENTOS E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICOS – 54_2025 A Psicopedagogia, consolidando-se como uma área de conhecimento interdisciplinar, atua na compreensão do fenômeno da aprendizagem humana e na abordagem de suas dificuldades. Nesse cenário, a Epistemologia Convergente de Jorge Visca, um método clínico que integra psicogenética, psicanálise e psicologia social, tornou-se fundamental para […]
A cidadania é uma condição que necessita ser exercitada. Sim, ser cidadão é prática e não uma definição teórica.Porém, para que a cidadania seja um exercício constante para ser mantida como condição vital, os seres humanos precisam ter consciência de seus direitos. Saber os limites de suas ações e o quanto seu território legal […]
ATIVIDADE 1 – PSICO – EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – 54_2025 Leia com atenção o texto a seguir: “Entre os poderes instituídos na organização do Estado, é comum a inserção da mídia como uma espécie de ‘quarto poder’ – complementar ao executivo, ao legislativo e ao judiciário. Essa associação decorre do fato de […]
MAPA – PSICO – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA – 54_2025 A legislação foi estabelecendo seus caminhos a partir de cada momento histórico, social e cultural, articulado às políticas públicas educacionais. Dessa maneira, a Lei de Diretrizes da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96 apresenta as modalidades de ensino da educação brasileira, sendo elas: a […]
ATIVIDADE 1 – PSICO – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA – 54_2025 A Constituição Federativa do Brasil de 1988, que é a lei maior do país, consolida a Educação Especial em seu Art. 227, inciso II, propondo a: “[…] criação de programas de prevenção e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficiência física, sensorial […]
