b) Produza uma análise crítica do artigo 2, evidenciando as aproximações e particularidades propostas entre os conceitos de educação em direitos humanos, educação inclusiva e educação especial, e discuta como essa distinção conceitual pode impactar políticas e práticas educacionais inclusivas (entre 10 e 15 linhas). c) Imagine que você é professor(a) em uma […]
a) Elabore um texto dissertativo explicando de que maneira o artigo 1 estabelece a relação entre direitos humanos e educação inclusiva, destacando os pilares que sustentam essa articulação e os desafios apontados para sua efetivação nas escolas (entre 10 e 15 linhas). b) Produza uma análise crítica do artigo 2, evidenciando as aproximações […]
Com base na análise dos artigos e nos estudos do livro didático, acesse o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina, e responda separadamente as questões que seguem: a) Elabore um texto dissertativo explicando de que maneira o artigo 1 estabelece a relação entre direitos humanos e educação inclusiva, destacando os pilares que […]
Artigo 2: “Educação em Direitos Humanos, Educação Inclusiva e Educação Especial: aproximações e especificidades”. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/72179 Com base na análise dos artigos e nos estudos do livro didático, acesse o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina, e responda separadamente as questões que seguem: a) Elabore um texto dissertativo explicando de […]
Artigo 1: “Direitos Humanos e Educação Inclusiva: pelo direito à educação e à diferença”. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22862 Artigo 2: “Educação em Direitos Humanos, Educação Inclusiva e Educação Especial: aproximações e especificidades”. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/72179 Com base na análise dos artigos e nos estudos do livro didático, acesse o formulário padrão, disponível no […]
A Constituição Federal (1988), em consonância com tratados e convenções internacionais, assegura a educação como um direito humano universal e inalienável. Contudo, a realidade escolar evidencia uma distância significativa entre os dispositivos legais e sua efetivação prática. Barreiras arquitetônicas, metodologias pedagógicas excludentes, carência de recursos acessíveis e lacunas na formação docente continuam a restringir […]
Os materiais didáticos são ferramentas essenciais no processo de ensino e aprendizagem, especialmente quando se trata do ensino de Libras para crianças surdas. Mais do que simples recursos de apoio, eles possibilitam a construção de significados, favorecendo a interação, a compreensão e o desenvolvimento da linguagem visual-espacial, que é a base da Libras. Ao […]
MAPA – TINT – TERAPIAS AYURVEDAS – 54_2025 Seguindo a tendência adotada em outros países ocidentais, nas últimas décadas, a busca pela Medicina Complementar e Alternativa (MCA) tem se intensificado no Brasil. Esta busca está motivada devido a fatores socioeconômicos, culturais, epidemiológicos, e também, como outra opção de abordagem terapêutica que pode atuar […]
ATIVIDADE 1 – TINT – TERAPIAS AYURVEDAS – 54_2025 Vários fatores contribuíram para que o Ayurveda aumente a sua aceitação atualmente: um deles é a sua história de aproximadamente cinco mil anos de tradição, pois nem o tempo, nem as barreiras sociais, culturais, científicas e políticas o fizeram perder-se no caminho, como já aconteceu […]
PORTFÓLIO – TINT – IMERSÃO PROFISSIONAL: TERAPIAS ENERGÉTICAS – 54_2025 Olá estudante de Terapias Integrativas e Complementares! Esta é a atividade MAPA da disciplina de Imersão Profissional: Terapias Energéticas, que tem o intuito de aperfeiçoar e reforçar o aprendizado na área de Terapias Integrativas e Complementares. Para a realização, você deverá descrever […]
