No ambiente hospitalar, o psicopedagogo encontra sujeitos em sofrimento. Sua atuação deve começar com a escuta atenta e sensível, buscando compreender não apenas os aspectos cognitivos, mas também as experiências emocionais e sociais da criança ou adolescente. Antes de propor qualquer atividade pedagógica, é preciso reconhecer o momento em que o paciente se encontra, respeitando […]
A participação da família no ambiente hospitalar é essencial para o fortalecimento do vínculo afetivo, a segurança emocional da criança e o sucesso das intervenções educativas e terapêuticas. No contexto da psicopedagogia hospitalar, a presença e o envolvimento familiar favorecem a escuta ativa, a continuidade da aprendizagem e o enfrentamento do sofrimento. O psicopedagogo, portanto, […]
A atuação do psicopedagogo no ambiente hospitalar vai além da intervenção direta com o paciente. Esse profissional precisa articular sua prática com a equipe multidisciplinar, considerando o contexto e as especificidades do caso. Sua escuta sensível e seu olhar atento contribuem para compreender o impacto da doença e da internação na aprendizagem, assim como as […]
Considere o excerto a seguir: “Desenvolver as competências socioemocionais dos professores é crucial para um ambiente educacional saudável e produtivo. Mais do que ajudar na transmissão de conhecimento, essas competências são essenciais para que educadores criem um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz. Elas envolvem a habilidade dos educadores de gerenciar suas próprias emoções, entender […]
Na área de ciências humanas e sociais aplicadas, os professores podem matar a curiosidade ou o espírito crítico dos seus alunos, em vez de desenvolvê-lo, quando não permitem que estes interajam, dialoguem, relacionem-se, entre outros ou quando impõem algo pronto e acabado, esquecendo-se que funcionam como modelos, com esta atitude, arriscam-se a enfraquecer por toda […]
Considere o excerto de texto a seguir: . . . “É suposto que a prática da metacognição conduz a uma melhoria da atividade cognitiva e motivacional e, portanto, a uma potencialização do processo de aprender. Isto é, o conhecimento que o aluno possui sobre o que sabe e o que desconhece acerca do seu conhecimento […]
Considere o excerto a seguir: “O autoconhecimento é o primeiro pilar da educação socioemocional. Envolve a capacidade de reconhecer e compreender as próprias emoções, pensamentos e valores, e como eles influenciam o seu comportamento. Alunos que desenvolvem a capacidade de reconhecer e identificar os seus sentimentos, emoções, necessidades e preferências, são capazes de identificar suas […]
O papel do psicopedagogo e do professor na gestão das competências socioemocionais transcende o modelo de ensino convencional, enfatizando o desenvolvimento do autoconhecimento e da autovalorização. Essa abordagem possibilita que alunos e profissionais reconheçam suas fraquezas e pontos fortes, promovendo uma educação mais abrangente e alinhada com as demandas atuais do século XXI. Fonte: adaptado […]
Considere a situação hipotética descrita a seguir: Em uma turma do Ensino Médio, a professora de Língua Portuguesa propôs um projeto interdisciplinar sobre narrativas de vida. Os alunos foram incentivados a ouvir histórias de familiares, registrá-las e compartilhá-las com a turma. Durante as apresentações, a professora observou maior envolvimento emocional, respeito mútuo e empatia entre […]
Considerando o conceito de competências socioemocionais, estudados no material didático. Fonte: MOURA, Kethlen Leite de. Competência Socioemocionais. Maringá: Unicesumar, 2020. Analise as afirmativas a seguir: I. Para o docente não basta apenas ter um diploma, é preciso mais do que isso, o mundo do trabalho busca profissionais que estejam preparados para lidar com as mudanças […]