Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão

Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão

Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão crítica e prática sobre o papel da História da Matemática na formação docente.   O que você deve fazer: Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.). Para cada […]

Conhecer as contribuições matemáticas das civilizações antigas permite compreender os caminhos que levaram à construção dos conceitos que utilizamos hoje, reforçando o papel

Conhecer as contribuições matemáticas das civilizações antigas permite compreender os caminhos que levaram à construção dos conceitos que utilizamos hoje, reforçando o papel

Conhecer as contribuições matemáticas das civilizações antigas permite compreender os caminhos que levaram à construção dos conceitos que utilizamos hoje, reforçando o papel do professor como mediador entre o passado e o presente do conhecimento. Essa compreensão é essencial para a formação docente e para a construção de aulas mais envolventes, interdisciplinares e culturalmente ricas. […]

No Ensino Médio, esse entendimento é aprofundado, ao afirmar que o ensino da Matemática deve possibilitar aos estudantes a percepção da disciplina “como produto da

No Ensino Médio, esse entendimento é aprofundado, ao afirmar que o ensino da Matemática deve possibilitar aos estudantes a percepção da disciplina “como produto da

No Ensino Médio, esse entendimento é aprofundado, ao afirmar que o ensino da Matemática deve possibilitar aos estudantes a percepção da disciplina “como produto da atividade humana e elemento fundamental para compreender e intervir no mundo” (BNCC, 2018, p. 564). Nesse sentido, a inclusão da História da Matemática no ensino não é apenas um recurso […]

As medidas estatísticas tendem a prever e revelar comportamentos dos dados obtidos em uma pesquisa, tornando possível localizar áreas de maior

As medidas estatísticas tendem a prever e revelar comportamentos dos dados obtidos em uma pesquisa, tornando possível localizar áreas de maior e menor concentração em uma dada distribuição, verificando, também, local e posição dos elementos observados (início, meio ou fim). Analisando a afirmação anterior sobre as medidas estatísticas e com base em seus estudos, é […]

De acordo com os estudos dessa disciplina, foi possível reconhecer que dificilmente estudamos todos os elementos de uma população.

De acordo com os estudos dessa disciplina, foi possível reconhecer que dificilmente estudamos todos os elementos de uma população. Desta forma, se faz necessário optarmos por trabalhar com parte dela e a esta parte damos o nome de amostra. Assim, uma amostra pode ser definida segundo Crespo (2002), como um subconjunto composto por elementos extraídos […]

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a Matemática deve ser compreendida como uma construção humana, elaborada e aprimorada por diferentes

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a Matemática deve ser compreendida como uma construção humana, elaborada e aprimorada por diferentes

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a Matemática deve ser compreendida como uma construção humana, elaborada e aprimorada por diferentes culturas ao longo do tempo. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a BNCC destaca a importância de que os estudantes “reconheçam que a Matemática é uma construção humana que se desenvolveu em diferentes […]

Como as tabelas, os gráficos também devem conter, obrigatoriamente, um _________________ que nos mostra o assunto ao qual ele se refere

Como as tabelas, os gráficos também devem conter, obrigatoriamente, um _________________ que nos mostra o assunto ao qual ele se refere, uma _________________ que indique a origem dos dados, ou seja, de onde eles foram coletados, não esquecendo de nomear os ____________, vertical e horizontal, que o compõem. Em alguns casos, podemos utilizar ___________ e […]

Existem inúmeros tipos de gráficos, e durante nossos estudos foi dada mais relevância para os gráficos representados na forma de diagramas

Existem inúmeros tipos de gráficos, e durante nossos estudos foi dada mais relevância para os gráficos representados na forma de diagramas e pictogramas em primazia ao enfoque educacional de nossa disciplina por serem os mais utilizados no cotidiano escolar e, também, para divulgar os diversos tipos de informações em nosso dia a dia. Considerando o […]

De acordo com nossos estudos acerca dos índices, eles podem ser entendidos como a comparação entre duas grandezas.

De acordo com nossos estudos acerca dos índices, eles podem ser entendidos como a comparação entre duas grandezas. Um exemplo amplamente conhecido e relevante é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Considerando o tema sobre indicadores educacionais, mais especificamente o IDEB, a seguir, assinale a opção que denota como o seu cálculo […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.