“No custeio por absorção (também conhecido como custeio/custo ‘integral’, ‘total’ e ‘pleno’), todos os custos de produção são alocados aos bens produzidos ou serviços prestados, compreendendo os custos fixos, variáveis, diretos e indiretos. . . . Como desvantagem, tem-se a utilização dos rateios para distribuir os custos entre os departamentos e/ou produtos, uma vez que […]
Urdan e Urdan (2006) destacam diferentes estratégias de preço competitivo, cada uma com objetivos específicos para posicionar a empresa em relação aos concorrentes. Além das estratégias de liderança de preço, preço de prestígio, preço mais baixo e geografia de preço, outra abordagem importante dentro da estratégia de preço competitivo é a paridade de preço. Nesse […]
A elasticidade-preço da demanda mede como os consumidores respondem às variações nos preços dos produtos. Para alguns produtos, pequenas mudanças nos preços podem gerar grandes alterações no consumo. Em contraste, para outros produtos, grandes mudanças nos preços não têm um impacto significativo na quantidade consumida. Além disso, há produtos que apresentam uma variação proporcional entre […]
“Estabelecer o preço de venda é um dos mais importantes momentos nas decisões a serem implantadas na empresa. Por quanto devem ser vendidas as mercadorias, produtos ou serviços. Esse fator pode representar o sucesso, a rentabilidade, a competitividade ou não da empresa e, consequentemente, sua evolução ou extinção. . . . O preço de venda […]
Há inúmeros índices que podem ser utilizados para aferir o desempenho do ativo circulante, do capital de giro líquido e para medir a liquidez da empresa. Devem ser manejados para que se extraiam as melhores conclusões, de maneira comparativa, seja relacionando-os com os apurados em períodos passados (evolução temporal), ou com os valores apresentados por […]
A formação de preço está diretamente ligada ao comportamento do consumidor. O preço é determinante da margem de lucro da empresa, mas é também um poderoso instrumento de marketing para alavancar vendas, abrir novos mercado e maximizar margem de lucro. Fonte: CHAVES, V. F. P. Gestão de preços. Maringá: UniCesumar, 2019. Considerando o exposto, analise […]
A margem de contribuição, apurada de um produto ou serviço, influi diretamente na mensuração do lucro bruto. Ela representa a quantia monetária resultante da sobra da receita com as vendas, após serem retirados os custos e as despesas variáveis, e indica quanto um produto ou serviço está contribuindo para pagar os gastos fixos do negócio. […]
Os gastos de uma empresa não são o único fator a determinar os preços fixados por seus produtos no mercado. Atualmente, aliás, tem sido esse personagem – o mercado – o principal responsável pela formulação dos preços de venda praticados por uma empresa. Fonte: ALVES, R. V. Contabilidade gerencial: livro-texto com exemplos, estudos de caso […]
A precificação de produtos e serviços é uma parte essencial da estratégia de qualquer empresa. Vários fatores devem ser considerados ao definir um preço competitivo e lucrativo, como a margem de lucro, ou markup, que é um elemento crucial que assegura a sustentabilidade do negócio. Outros fatores importantes incluem impostos, preço dos concorrentes, perfil do […]
Os custos são gastos no processo produtivo, no caso de indústrias e fábricas, tais como: matéria-prima, energia, água, pessoal da fábrica, frete, manutenção de máquinas e equipamentos, dentre outros. No caso de empresas do setor de comércio, seriam os gastos que envolvem a compra de produtos, sua armazenagem e distribuição, envolvendo pessoal diretamente ligado. No […]