2)Você precisará explicar ao público, de forma clara e acessível, o que é a Cobertura Parcial Temporária (CPT). Como você descreveria esse conceito para um beneficiário? Em quais situações a CPT pode ser aplicada? 3) Por fim, elabore uma sugestão de peça informativa (como um post, cartaz ou fôlder) com linguagem simples e objetiva, orientando […]
1)Pensando no seu papel no setor de comunicação da operadora, escolha dois direitos fundamentais dos beneficiários regulados pela ANS que você considera essenciais destacar em uma campanha educativa. 2)Você precisará explicar ao público, de forma clara e acessível, o que é a Cobertura Parcial Temporária (CPT). Como você descreveria esse conceito para um beneficiário? […]
Imagine que você foi contratado para atuar no setor de comunicação institucional de uma operadora de saúde de médio porte que deseja melhorar a relação com os beneficiários e demonstrar maior transparência no atendimento às normas da ANS. Para isso, a diretoria solicitou a você a elaboração de um plano informativo e educativo, que […]
De acordo com Tironi (2018), a transparência nas relações entre operadoras e beneficiários é um dos pilares para o bom funcionamento da saúde suplementar, sendo essencial a comunicação clara, acessível e educativa como estratégia para fortalecer a confiança e reduzir conflitos. FONTE: TIRONI, N. M. Gestão de Planos de Saúde: aspectos regulatórios e operacionais. […]
No Brasil, a regulação da saúde suplementar é uma atribuição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que define regras para garantir o equilíbrio entre os interesses dos beneficiários, operadoras e prestadores. As operadoras de planos de saúde são obrigadas a seguir normas de cobertura mínima, prazos máximos de atendimento, processos de reajuste, entre […]
b) A glosa muitas vezes, é julgada como uma “vilã” para as instituições e para os gestores da área, pois, mesmo sendo possível recorrer, irá ocorrer um atraso no recebimento da instituição. É importante que o gestor(a) tenha conhecimento sobre este assunto. Diante da preparação para o treinamento, descreva E explique sobre cada um […]
a) Em setores de internação o(a) gestor(a) deve estar acompanhando as glosas do seu setor, para sempre que necessário orientar a equipe, assim evitando ao máximo que as glosas ocorram, levando em consideração que uma das prioridades nos serviços é a redução de custos. Para elaborar a presente atividade MAPA, imagine a seguinte […]
Na saúde suplementar, utiliza-se preferencialmente o modelo de pagamento de contas por unidade de serviço, portanto todos os itens devem ser contabilizados na conta hospitalar acompanhados da justificativa coerente para seu uso, de modo retrospectivo. As glosas hospitalares consistem em cancelamento da remuneração da fatura da conta hospitalar analisada pelo auditor da operadora, quando […]
Reflexão e Alinhamento Teórico-Prático: uma vez selecionado o fornecedor, a relação não termina; ela se inicia. A gestão do contrato é o instrumento que formaliza e operacionaliza a parceria, garantindo que as expectativas de qualidade e segurança sejam continuamente atendidas. Considerando o seu papel de gestor em “promover mecanismos para identificar e avaliar a […]
Indicar e descrever as práticas recomendadas para a gestão de contratos de serviços terceirizados, garantindo a qualidade e a conformidade com as normas de acreditação e as exigências da RDC 36/2013, no mínimo 3 práticas. Reflexão e Alinhamento Teórico-Prático: uma vez selecionado o fornecedor, a relação não termina; ela se inicia. A gestão do […]
