O ciclo operacional da empresa, pode ser definido como as fases operacionais existentes no interior da empresa, que vão desde a aquisição de materiais para a produção até o recebimento das vendas efetuadas. Já o ciclo financeiro compreende o período entre o momento do desembolso inicial de caixa para pagamento dos materiais e a data […]
Assim como os seres humanos, os produtos nascem, crescem, amadurecem e envelhecem, até o desaparecimento, que é a morte. Essas fases distintas da vida dos produtos são descritas como introdução, crescimento, maturidade e declínio. Fonte: COBRA, M.; URDAN, A. T. Marketing básico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017. Considerando as fases do ciclo de vida, […]
A Lei da Demanda é um princípio econômico que estabelece que a quantidade demandada de um produto ou serviço varia inversamente com o preço, mantendo-se outros fatores constantes. Isso significa que, à medida que o preço de um bem ou serviço aumenta ou diminui, a quantidade demandada pelos consumidores tende a diminuir ou aumentar. Neste […]
Um dos mais importantes aspectos financeiros de qualquer entidade consiste na fixação dos preços dos produtos e serviços comercializados. O sucesso empresarial poderia até não ser consequência direta da decisão acerca dos preços. Todavia, um preço equivocado de um produto ou serviço certamente causará sua ruína. Fonte: BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. Gestão de custos […]
Há uma diferença entre PREÇO e VALOR. O preço envolve estratégias da empresa que passam desde aspectos mercadológicos, como econômicos e financeiros. Já o VALOR pode ser entendido como o preço percebido pelo cliente/consumidor. Dentro desse contexto, o grande desafio está em atribuir valor aos produtos, mercadorias e serviços. Essa atribuição de valor aos bens, […]
É fundamental considerar o mercado em que a empresa atua e o grau de influência que ela possui na definição dos preços. As estruturas de mercado, que são: concorrência perfeita, monopólio e oligopólio. Fonte: CHAVES, V. F. P. Gestão de preços. Maringá: UniCesumar, 2019. Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a […]
A margem de contribuição é uma medida fundamental para entender a rentabilidade de um produto ou serviço. Ela é definida como a diferença entre o preço de venda e os custos e despesas variáveis associados à produção ou prestação do serviço. A margem de contribuição contribui para a cobertura dos custos fixos da empresa e […]
Urdan e Urdan (2006) destacam a importância das estratégias de preço para ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de rentabilidade e competitividade. Uma dessas estratégias é o preço de mix de produtos, que se refere à abordagem adotada por empresas que trabalham com várias linhas de produtos. Em vez de focar no preço de […]
A figura 1 mostra, em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, a representação da reta r. Figura 1: Representação da reta r. Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. Nessa situação, o valor da região hachurada (área do triângulo), em unidades de área, é igual a: ALTERNATIVAS 4 6 8 10 16
Seja ABCDEFGH o cubo de aresta k ilustrado na figura a seguir. Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. Considerando as informações contidas na figura, avalie as afirmações a seguir. É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I, apenas. II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.