O Balanced ScoreCard (BSC) é uma ferramenta que busca desenvolver e integrar diferentes indicadores organizacionais, além dos financeiros e contábeis que são normalmente observados pelas organizações. De acordo com Campos (2016), o BSC surgiu para auxiliar os gestores na análise da complexa estrutura organizacional, por meio de quatro perspectivas: (1) financeira, (2) clientes, (3) processos […]
A Alemanha anunciou que reduziria sua dependência da China em setores essenciais, como medicina, baterias de lítio usadas em carros elétricos e materiais para fabricação de chips. O governo publicou um documento chamado “Estratégia para a China”, que destaca a trajetória que Berlim deve percorrer para administrar a dependência em relação a segunda maior economia […]
As organizações possuem certas competências essenciais que, se bem utilizadas, proporcionam uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Sob essa perspectiva, Barney (2007) trata o uso dos recursos que a organização tem a sua disposição para estabelecer o alicerce de sua vantagem competitiva. Essa é a ideia por detrás da visão baseada em recursos, conceito […]
Compreender o momento mais oportuno para agir é o sonho mais desejado por donos de negócios. Como é impossível prever o futuro, então, uma forma de aumentar as chances de acerto é utilizar as ferramentas de Planejamento Estratégico, sendo uma delas a Matriz BCG que foi criada a partir do Boston Consulting Group como uma […]
Harry Igor Ansoff foi um dos principais autores na área de planejamento que criou a Matriz Ansoff ou Matriz Produto-Mercado, ferramenta bastante utilizada no Planejamento Estratégico. A análise permite orientar o que deve ser feito em cada um dos quatro cenários. O Desenvolvimento de Produtos é uma estratégia que deve ser considerada em caso de […]
Para conseguir fazer um Planejamento Estratégico adequado é essencial fazer uma leitura adequada do Ambiente Geral em que está inserido. Há diversas variáveis que influenciam diretamente no funcionamento do empreendimento e que precisam ser corretamente dimensionadas para que sejam elaboradas ações assertivas. Podemos considerar a existência do Ambiente Interno em que fazem parte aspectos dentro […]
Para o gerenciamento de um negócio é importante ter foco nas ações para maximizar o conjunto de recursos que são escassos. Em Micro e Pequenas Empresas o esforço para manter uma linha de raciocínio é ainda mais importante, porém, nem sempre se observa essa realidade. A elaboração da Missão Organizacional é o primeiro passo porque […]
É equivocado considerar que um negócio vai conseguir ser bem-sucedido apenas se tiver equipe qualificada e produtos com qualidade. Em um mundo tão dinâmico como o atual, a capacidade de observação do ambiente onde está inserido é fundamental para almejar destaque no mercado. A Análise de Fatores Externos permite ampliar o escopo de variáveis, o […]
O planejamento é uma das principais atividades na área de negócios. É necessário se preparar devidamente porque há uma grande quantidade de variáveis que precisam ser estudadas. Apesar da importância e do diferencial que pode fazer para um empreendimento é fundamental compreender que existem termos que são utilizados como previsão, projeção, predição, resolução de problemas […]
Leia o trecho a seguir: “Nós mesmos (executivos da Honda Motors) usávamos as Hondas de 50cc para circular por Los Angeles. Elas atraíam muito a atenção. Um dia, recebemos um telefonema de um comprador da Sears. Embora persistíssemos em nossa recusa para operar através de intermediários, anotamos o interesse da Sears. Mas ainda hesitávamos em […]
