Pode-se classificar os diferentes tipos de intervenções nos pavimentos conforme os diferentes objetivos. Financeiramente é preferível prevenir ao invés de corrigir, pois manutenções preventivas tem custos inferiores e

Questão 4 Pode-se classificar os diferentes tipos de intervenções nos pavimentos conforme os diferentes objetivos. Financeiramente é preferível prevenir ao invés de corrigir, pois manutenções preventivas tem custos inferiores em comparação com a manutenções corretivas. BERBERT, Allan Cassiolato. Estradas e Rodovias. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. Com base nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a […]

Ao realizarmos a execução de uma camada sobre outra executada previamente, deve-se realizar uma pintura betuminosa. Esta pintura é realizada por meio da aplicação de uma fina camada de material betuminoso

Questão 3 Ao realizarmos a execução de uma camada sobre outra executada previamente, deve-se realizar uma pintura betuminosa. Esta pintura é realizada por meio da aplicação de uma fina camada de material betuminoso, geralmente emulsões ou asfaltos diluídos, sobre a superfície de uma camada já executada. Elaborado pelo professor, 2024. A partir das informações acima […]

O Índice de suporte Califórnia (ISC) refere-se ao suporte de carga que um determinado material ao compararmos a um material de referência. Este valor é obtido a partir da penetração de um pistão em um

Questão 2 O Índice de suporte Califórnia (ISC) refere-se ao suporte de carga que um determinado material ao compararmos a um material de referência. Este valor é obtido a partir da penetração de um pistão em um corpo de prova, que foi deixado em submersão por um período de 4 dias. Com um ISC maior […]

A distância de percepção e reação é a distância que o veículo percorre durante o período entre quando o motorista percebe um obstáculo na via e tem reação de iniciar o processo frenagem.

Questão 1 A distância de percepção e reação é a distância que o veículo percorre durante o período entre quando o motorista percebe um obstáculo na via e tem reação de iniciar o processo frenagem. BERBERT, A. C. ​Estradas e Rodovias. Maringá:Unicesumar, 2022. A distância de percepção e reação (em metros) é tratada como “dp”, […]

“As variações de temperaturas experimentadas pelos materiais podem acabar causando tensões neles. Essas tensões térmicas precisam ser levadas em conta, uma vez que podem causar uma deformação plástic

Questão 10 “As variações de temperaturas experimentadas pelos materiais podem acabar causando tensões neles. Essas tensões térmicas precisam ser levadas em conta, uma vez que podem causar uma deformação plástica indesejável ou, até mesmo, a fratura de um componente.” SOUZA, L. H. de. ​Ciências dos Materiais. Maringá: Unicesumar, 2019. Sobre tensões térmicas, avalie as afirmações […]

“A partir da resistividade elétrica, podemos definir outra propriedade importante, a condutividade elétrica, σ, que é simplesmente o inverso da resistividade elétrica. Assim como a resistividade

Questão 9 “A partir da resistividade elétrica, podemos definir outra propriedade importante, a condutividade elétrica, σ, que é simplesmente o inverso da resistividade elétrica. Assim como a resistividade elétrica, a condutividade elétrica não depende da geometria da amostra, depende somente do tipo de material utilizado”. ​SOUZA, Luis Henrique de. Ciências dos Materiais. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. p. […]

“Os aços são produzidos essencialmente de duas maneiras, a partir da redução de minérios de ferro ou pela reciclagem de sucata de aço. Os aços são ligas ferrosas que, na teoria, contêm concentrações de carbono entre 0,08%p

Questão 8 “Os aços são produzidos essencialmente de duas maneiras, a partir da redução de minérios de ferro ou pela reciclagem de sucata de aço. Os aços são ligas ferrosas que, na teoria, contêm concentrações de carbono entre 0,08%p e 2,14%p, entretanto, na prática são quase sempre inferiores a 1%p C. As propriedades mecânicas dos […]

“A proporcionalidade entre a tração e a deformação de engenharia é descrita pela Lei de Hooke. A tensão de engenharia σ é igual à deformação de engenharia ∈ multiplicada por E, que é a constante de proporcionalidade, c

Questão 7 “A proporcionalidade entre a tração e a deformação de engenharia é descrita pela Lei de Hooke. A tensão de engenharia σ é igual à deformação de engenharia ∈ multiplicada por E, que é a constante de proporcionalidade, conhecida como módulo de elasticidade ou módulo de Young, cuja unidade no SI é GPa (gigapascal). A determinação do […]

“Em materiais metálicos, existe um comportamento importante, chamado de endurecimento por solução sólida. Esse comportamento é caracterizado pelo aumento da resistência mecânica como consequência do

Questão 6 “Em materiais metálicos, existe um comportamento importante, chamado de endurecimento por solução sólida. Esse comportamento é caracterizado pelo aumento da resistência mecânica como consequência do aumento da restrição à movimentação de discordâncias do material. Essa é a razão pela qual o latão, liga de cobre e zinco, é mais resistente do que o […]

“Muitos materiais, quando em serviço, são submetidos a forças ou cargas. Nestas situações é necessário conhecer as propriedades do material, dentre estas o módulo de resiliência.”

Questão 5 “Muitos materiais, quando em serviço, são submetidos a forças ou cargas. Nestas situações é necessário conhecer as propriedades do material, dentre estas o módulo de resiliência.” ​MEZZOMO, Mateus Henrique; MORAES, Amauri Gomes de. Determinação do módulo de elasticidade em aços e alumínio através da frequência natural comparado ao ensaio de tração. Matéria (Rio de […]

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