Já no seu efeito social, verificamos a atitude de deixar que uma única caraterística do sujeito ou de um grupo acabe por impedir a percepção de outras características deles. As nossas expectativas também podem influenciar na nossa representação do outro, em como vamos ver e ouvi-lo, induzindo nosso comportamento, atitudes e até distorcendo […]
O estereótipo consiste em “[…] um modo rígido de se formar impressões consistentes sobre as outras pessoas, supondo que todas tenham certas características comuns em virtude de sua afiliação (tanto atribuída como obtida) a algum grupo ou categoria […]” (Bowditch; Buono, 2002, p. 66). Já no seu efeito social, verificamos a atitude de deixar […]
ATIVIDADE 1 – HIST – PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO – 52_2025 As representações reproduzem, produzem e disseminam significados que, ao mesmo tempo, reforçam estereótipos quando cristalizados e abrem possibilidades para novas identidades e práticas cidadãs. Sueli Carneiro (1995), ao discutir sobre as diferenças entre a aparência de brancos e negros, posiciona […]
b) De que forma essa perspectiva historiográfica contribui para uma compreensão mais rica e plural do período medieval? Orientações: - Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café, e estude o livro da disciplina. – Redija sua resposta através de um texto dissertativo, contendo no mínimo 20 e no máximo […]
Considerando o excerto acima, elabore um texto dissertativo que responda aos seguintes questionamentos: a) como o historiador francês desconstroi a visão tradicional de Idade Média como um período “obscuro” ou “atrasado”? b) De que forma essa perspectiva historiográfica contribui para uma compreensão mais rica e plural do período medieval? Orientações: - […]
ATIVIDADE 1 – HIST – HISTÓRIA MEDIEVAL – 52_2025 Leia com atenção o excerto a seguir: “A Idade Média não é um período de estagnação, como se costumava dizer, mas um tempo de invenções e transformações profundas. Longe de ser um mundo fechado e uniforme, a sociedade medieval é marcada por uma extraordinária […]
Fundamente sua argumentação com conceitos filosóficos e educacionais, além de exemplos concretos ou históricos que ilustrem suas ideias. O texto deve ter uma estrutura clara, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Não esqueça de assistir ao Estudo de Caso para realizar essa atividade. Bons estudos!
3. As possibilidades de transformação: proponha estratégias para que a escola cumpra de forma mais eficaz seu papel na formação de cidadãos éticos. Como a ética pode ser integrada ao cotidiano escolar de forma prática e eficiente? Fundamente sua argumentação com conceitos filosóficos e educacionais, além de exemplos concretos ou históricos que ilustrem suas […]
2. Os desafios enfrentados pela escola: quais são as barreiras que as instituições educacionais enfrentam na implementação de uma educação voltada para a ética e a cidadania? Considere fatores como desigualdade social, limitações curriculares e formação dos educadores. 3. As possibilidades de transformação: proponha estratégias para que a escola cumpra de forma mais eficaz seu […]
Com base nessas reflexões, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta: 1. O papel da escola na construção da cidadania ética: em que medida a escola contribui para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres morais? 2. Os desafios enfrentados pela escola: quais são as barreiras que as instituições educacionais enfrentam na implementação […]
