Já no seu efeito social, verificamos a atitude de deixar que uma única caraterística do sujeito ou de um grupo

    Já no seu efeito social, verificamos a atitude de deixar que uma única caraterística do sujeito ou de um grupo acabe por impedir a percepção de outras características deles. As nossas expectativas também podem influenciar na nossa representação do outro, em como vamos ver e ouvi-lo, induzindo nosso comportamento, atitudes e até distorcendo […]

O estereótipo consiste em “[…] um modo rígido de se formar impressões consistentes sobre as outras pessoas

  O estereótipo consiste em “[…] um modo rígido de se formar impressões consistentes sobre as outras pessoas, supondo que todas tenham certas características comuns em virtude de sua afiliação (tanto atribuída como obtida) a algum grupo ou categoria […]” (Bowditch; Buono, 2002, p. 66). Já no seu efeito social, verificamos a atitude de deixar […]

As representações reproduzem, produzem e disseminam significados que, ao mesmo tempo, reforçam estereótipos

ATIVIDADE 1 – HIST – PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO – 52_2025   As representações reproduzem, produzem e disseminam significados que, ao mesmo tempo, reforçam estereótipos quando cristalizados e abrem possibilidades para novas identidades e práticas cidadãs. Sueli Carneiro (1995), ao discutir sobre as diferenças entre a aparência de brancos e negros, posiciona […]

b) De que forma essa perspectiva historiográfica contribui para uma compreensão mais rica e plural do período medieval?

b) De que forma essa perspectiva historiográfica contribui para uma compreensão mais rica e plural do período medieval?   ​Orientações:   ​- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café, e estude o livro da disciplina. – Redija sua resposta através de um texto dissertativo, contendo no mínimo 20 e no máximo […]

a) como o historiador francês desconstroi a visão tradicional de Idade Média como um período “obscuro” ou “atrasado”?

    Considerando o excerto acima, elabore um texto dissertativo que responda aos seguintes questionamentos: a) como o historiador francês desconstroi a visão tradicional de Idade Média como um período “obscuro” ou “atrasado”? b) De que forma essa perspectiva historiográfica contribui para uma compreensão mais rica e plural do período medieval?   ​Orientações:   ​- […]

A Idade Média não é um período de estagnação, como se costumava dizer, mas um tempo de invenções e transformações profundas

ATIVIDADE 1 – HIST – HISTÓRIA MEDIEVAL – 52_2025   Leia com atenção o excerto a seguir:   “A Idade Média não é um período de estagnação, como se costumava dizer, mas um tempo de invenções e transformações profundas. Longe de ser um mundo fechado e uniforme, a sociedade medieval é marcada por uma extraordinária […]

Fundamente sua argumentação com conceitos filosóficos e educacionais, além de exemplos concretos ou históricos que ilustrem suas ideias.

    Fundamente sua argumentação com conceitos filosóficos e educacionais, além de exemplos concretos ou históricos que ilustrem suas ideias. O texto deve ter uma estrutura clara, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Não esqueça de assistir ao Estudo de Caso para realizar essa atividade. Bons estudos!  

3. As possibilidades de transformação: proponha estratégias para que a escola cumpra de forma mais eficaz seu papel na formação de cidadãos éticos.

3. As possibilidades de transformação: proponha estratégias para que a escola cumpra de forma mais eficaz seu papel na formação de cidadãos éticos. Como a ética pode ser integrada ao cotidiano escolar de forma prática e eficiente?   Fundamente sua argumentação com conceitos filosóficos e educacionais, além de exemplos concretos ou históricos que ilustrem suas […]

2. Os desafios enfrentados pela escola: quais são as barreiras que as instituições educacionais enfrentam na implementação de uma educação voltada para a ética e a cidadania?

2. Os desafios enfrentados pela escola: quais são as barreiras que as instituições educacionais enfrentam na implementação de uma educação voltada para a ética e a cidadania? Considere fatores como desigualdade social, limitações curriculares e formação dos educadores. 3. As possibilidades de transformação: proponha estratégias para que a escola cumpra de forma mais eficaz seu […]

1. O papel da escola na construção da cidadania ética: em que medida a escola contribui para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres morais?

Com base nessas reflexões, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta: 1. O papel da escola na construção da cidadania ética: em que medida a escola contribui para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres morais? 2. Os desafios enfrentados pela escola: quais são as barreiras que as instituições educacionais enfrentam na implementação […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.