Uma das tendências educacionais na Educação Maker aproveita a afinidade dos nativos digitais com a tecnologia para utilizá-la como uma aliada nas atividades maker na sala de aula.

  Uma das tendências educacionais na Educação Maker aproveita a afinidade dos nativos digitais com a tecnologia para utilizá-la como uma aliada nas atividades maker na sala de aula. Isso pode incluir o uso de impressoras 3D, microcontroladores, ambientes de prototipagem e programação, que proporcionam uma experiência de aprendizagem mais engajadora e conectada com a […]

As tendências educacionais contemporâneas estão em constante evolução para se adaptarem às necessidades cognitivas dos estudantes da geração nativa digital.

  As tendências educacionais contemporâneas estão em constante evolução para se adaptarem às necessidades cognitivas dos estudantes da geração nativa digital. Essa geração cresceu imersa em um ambiente onde a criatividade, a experimentação e a tecnologia são elementos centrais, e eles estão familiarizados com dispositivos eletrônicos, impressoras 3D, programação e mídias sociais desde cedo. Nesse […]

c) Imagine que você é professor(a) em uma escola pública e recebe em sua turma um aluno surdo.

  c) Imagine que você é professor(a) em uma escola pública e recebe em sua turma um aluno surdo. Com base nos textos estudados e nas reflexões sobre direitos humanos e educação inclusiva, apresente uma ação pedagógica simples, que você poderia adotar para garantir a participação desse aluno nas atividades escolares (pode ser algo relacionado […]

b) Produza uma análise crítica do artigo 2, evidenciando as aproximações e particularidades propostas entre os conceitos de educação em direitos humanos

  b) Produza uma análise crítica do artigo 2, evidenciando as aproximações e particularidades propostas entre os conceitos de educação em direitos humanos, educação inclusiva e educação especial, e discuta como essa distinção conceitual pode impactar políticas e práticas educacionais inclusivas (entre 10 e 15 linhas).   c) Imagine que você é professor(a) em uma […]

a) Elabore um texto dissertativo explicando de que maneira o artigo 1 estabelece a relação entre direitos humanos e educação inclusiva

  a) Elabore um texto dissertativo explicando de que maneira o artigo 1 estabelece a relação entre direitos humanos e educação inclusiva, destacando os pilares que sustentam essa articulação e os desafios apontados para sua efetivação nas escolas (entre 10 e 15 linhas).   b) Produza uma análise crítica do artigo 2, evidenciando as aproximações […]

Com base na análise dos artigos e nos estudos do livro didático, acesse o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina, e responda separadamente as questões que seguem: ​

  Com base na análise dos artigos e nos estudos do livro didático, acesse o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina, e responda separadamente as questões que seguem: ​ a) Elabore um texto dissertativo explicando de que maneira o artigo 1 estabelece a relação entre direitos humanos e educação inclusiva, destacando os pilares que […]

Artigo 2: “Educação em Direitos Humanos, Educação Inclusiva e Educação Especial: aproximações e especificidades”. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/72179

  Artigo 2: “Educação em Direitos Humanos, Educação Inclusiva e Educação Especial: aproximações e especificidades”. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/72179   Com base na análise dos artigos e nos estudos do livro didático, acesse o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina, e responda separadamente as questões que seguem: ​ a) Elabore um texto dissertativo explicando de […]

Artigo 1: “Direitos Humanos e Educação Inclusiva: pelo direito à educação e à diferença”. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22862

  Artigo 1: “Direitos Humanos e Educação Inclusiva: pelo direito à educação e à diferença”. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22862   Artigo 2: “Educação em Direitos Humanos, Educação Inclusiva e Educação Especial: aproximações e especificidades”. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/72179   Com base na análise dos artigos e nos estudos do livro didático, acesse o formulário padrão, disponível no […]

A Constituição Federal (1988), em consonância com tratados e convenções internacionais, assegura a educação como um direito humano universal e inalienável.

  A Constituição Federal (1988), em consonância com tratados e convenções internacionais, assegura a educação como um direito humano universal e inalienável. Contudo, a realidade escolar evidencia uma distância significativa entre os dispositivos legais e sua efetivação prática. Barreiras arquitetônicas, metodologias pedagógicas excludentes, carência de recursos acessíveis e lacunas na formação docente continuam a restringir […]

Os materiais didáticos são ferramentas essenciais no processo de ensino e aprendizagem, especialmente quando se trata do ensino de Libras para crianças surdas

  Os materiais didáticos são ferramentas essenciais no processo de ensino e aprendizagem, especialmente quando se trata do ensino de Libras para crianças surdas. Mais do que simples recursos de apoio, eles possibilitam a construção de significados, favorecendo a interação, a compreensão e o desenvolvimento da linguagem visual-espacial, que é a base da Libras. Ao […]

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