Diante da proposta de compreender sobre esta abordagem psicológica, devemos ressaltar que o Behaviorismo está entre as teorias que direcionou as bases da psicologia científica que conhecemos na atualidade (GARCIA, 2021, p. 46). Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringá: Unicesumar, 2021. O behaviorismo radical, muitas vezes, é criticado de forma preconceituosa […]
Vygotsky (2007) explica que existe uma distância entre o nível de desenvolvimento real (determinado pela solução de problemas de modo independente) e o nível de desenvolvimento potencial (em que os problemas são solucionados com a orientação de outro mais capaz), a qual ele denominou Zona de Desenvolvimento Proximal. Enquanto isso, a abordagem behaviorista focava seus […]
A complexidade experenciada no desenvolvimento humano levou a psicologia a se classificar em subáreas, nas quais são elencados aspectos particulares que influenciam a vida humana. Dessa forma, pesquisas são realizadas com a finalidade de estruturar um saber científico a ser utilizado como suporte teórico para a compreensão dos sujeitos em seu tempo histórico. Nesse contexto, […]
“Skinner não se preocupava em especular sobre o que ocorria dentro do organismo. Seu programa não apresentava suposições a respeito das entidades internas, fossem as variáveis intervenientes, os impulsos ou os processos fisiológicos. O que acontecia na relação entre estímulo e resposta não era o tipo de dado objetivo com o qual o behaviorista skinneriano […]
Na Unidade 1 do material didático, você teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre o desenvolvimento da Psicologia como ciência ao longo da história, desde suas raízes na filosofia até a formação de subáreas de estudo, bem como as reformulações de objeto de estudo que culminaram na definição contemporânea. Fonte: GARCIA, R. de A. […]
Figura 1 – Espaço caótico e repleto de objetos diversos.Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2015/02/07/13/36/computer-627220_1280.jpg. Acesso em: 15 abr.2025. Observe a imagem: Figura 1 – Espaço caótico e repleto de objetos diversos. Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2015/02/07/13/36/computer-627220_1280.jpg. Acesso em: 15 abr. 2025. A imagem representa uma mesa de computador com inúmeros objetos que são coerentes ou não com a atividade de estudar. […]
O debate acerca do papel da Psicologia da Educação nas licenciaturas se sustenta na relevância do entendimento do desenvolvimento humano no processo de aprendizagem dos indivíduos. A compreensão desse processo envolve diferentes concepções teóricas sobre como o ser humano aprende. Elaborado pelo professor. Considerando a articulação entre Psicologia da Educação e o processo de aprendizagem, […]
Definimos como ambiente tudo que rodeia ou envolve por todos os lados e constitui o meio em que se vive, já o termo hereditariedade é conhecido como o conjunto de processos relativos a transmissão das características genéticas entre os indivíduos, ou seja, aspectos físicos e psíquicos que são transmitidos dos ascendentes (pais) aos seus descendentes […]
A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky representa uma era significativa na compreensão do ser humano, destacando a influência da cultura e a dimensão social nas interações que impulsionam o desenvolvimento singular. Esta abordagem teórica, mesmo sendo relativamente nova no Brasil, apresentou grande aceitação nas instituições de ensino e de pesquisas educacionais, por defender uma visão de […]
A epistemologia genética postulada por Jean Piaget propiciou grandes debates na educação, uma vez que rompeu com pressupostos até então difundidos como a hereditariedade da capacidade cognitiva e com o ideal empirista afirmativo da soberania do meio físico e social para a apreensão do conhecimento. Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringa-Pr.:UniCesumar, […]