A pulsão na concepção freudiana é um “conceito situado na fronteira entre o mental e o somático

A pulsão na concepção freudiana é um “conceito situado na fronteira entre o mental e o somático, . . . o representante psíquico dos estímulos que se originam de dentro do organismo e alcançam a mente” (FREUD, 1915/1976, p.142 apud SOUZA, RAMOS, 2021, p. 34). Ela é exigências de trabalho para a vida psíquica, uma […]

A partir da concepção apresentada por Clemente e Morosini (2021), o desenvolvimento da competência intercultural envolve não apenas o domínio de habilidades específicas

A partir da concepção apresentada por Clemente e Morosini (2021), o desenvolvimento da competência intercultural envolve não apenas o domínio de habilidades específicas

A partir da concepção apresentada por Clemente e Morosini (2021), o desenvolvimento da competência intercultural envolve não apenas o domínio de habilidades específicas, mas também a mobilização de atitudes fundamentais para a convivência em contextos culturais diversos. Tais atitudes favorecem uma postura crítica, aberta e ética diante da diversidade cultural. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; […]

O conhecimento precisa ser transmitido para melhor preparo do aluno. Sendo assim, ferramentas cognitivas direcionadas e informações pertinentes necessárias para auxiliar a

O conhecimento precisa ser transmitido para melhor preparo do aluno. Sendo assim, ferramentas cognitivas direcionadas e informações pertinentes necessárias para auxiliar a

O conhecimento precisa ser transmitido para melhor preparo do aluno. Sendo assim, ferramentas cognitivas direcionadas e informações pertinentes necessárias para auxiliar a vida cotidiana do estudante devem ser transmitidas a eles, tais como: moradia; locomoção; dicas de locais para visitação em tempo livre e para lazer; indicação de um profissional da área da psicologia em […]

A internacionalização do ensino deve ser pensada como uma política institucional que permeie toda a estrutura da IES, não podendo ser tratada apenas como uma meta

A internacionalização do ensino deve ser pensada como uma política institucional que permeie toda a estrutura da IES, não podendo ser tratada apenas como uma meta

A internacionalização do ensino deve ser pensada como uma política institucional que permeie toda a estrutura da IES, não podendo ser tratada apenas como uma meta administrativa de um setor específico. Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. […]

A gestão de relações internacionais das IES brasileiras deve incentivar o domínio de uma língua comum para o estudante poder se comunicar bem, compreender adequadamente o

A gestão de relações internacionais das IES brasileiras deve incentivar o domínio de uma língua comum para o estudante poder se comunicar bem, compreender adequadamente o

A gestão de relações internacionais das IES brasileiras deve incentivar o domínio de uma língua comum para o estudante poder se comunicar bem, compreender adequadamente o conhecimento compartilhado nos ambientes acadêmicos, obter êxito nas provas e atividades educacionais. Uma política linguística deve ser implantada para o aluno poder alcançar o máximo de resultados que o […]

A formação de cidadãos globais requer uma abordagem educacional que integre saberes e práticas voltadas para a convivência em uma sociedade globalizada, com competências

A formação de cidadãos globais requer uma abordagem educacional que integre saberes e práticas voltadas para a convivência em uma sociedade globalizada, com competências

A formação de cidadãos globais requer uma abordagem educacional que integre saberes e práticas voltadas para a convivência em uma sociedade globalizada, com competências interculturais que favoreçam o diálogo e o respeito mútuo. A internacionalização do ensino superior, nesse contexto, deve ser uma estratégia institucional e permanente, indo além da mobilidade estudantil. Fonte: adaptado de: […]

A partir da concepção apresentada por Clemente e Morosini (2021), o desenvolvimento da competência intercultural envolve não apenas

A partir da concepção apresentada por Clemente e Morosini (2021), o desenvolvimento da competência intercultural envolve não apenas

A partir da concepção apresentada por Clemente e Morosini (2021), o desenvolvimento da competência intercultural envolve não apenas o domínio de habilidades específicas, mas também a mobilização de atitudes fundamentais para a convivência em contextos culturais diversos. Tais atitudes favorecem uma postura crítica, aberta e ética diante da diversidade cultural. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; […]

Um dos obstáculos mais importantes que ainda temos que enfrentar, principalmente nós brasileiros, é a barreira do idioma. Ah, mas todo mundo estuda inglês! Não, não é todo

Um dos obstáculos mais importantes que ainda temos que enfrentar, principalmente nós brasileiros, é a barreira do idioma. Ah, mas todo mundo estuda inglês! Não, não é todo

Um dos obstáculos mais importantes que ainda temos que enfrentar, principalmente nós brasileiros, é a barreira do idioma. Ah, mas todo mundo estuda inglês! Não, não é todo mundo que estuda inglês. Temos uma dificuldade muito grande. O British Council fez um estudo e verificou que menos de 5% dos brasileiros fala algum idioma e […]

“Não existe uma cultura melhor do que a outra. Elas são apenas diferentes e por serem diferentes é que precisamos ter o respeito, acolhimento, flexibilidade e tolerância”

“Não existe uma cultura melhor do que a outra. Elas são apenas diferentes e por serem diferentes é que precisamos ter o respeito, acolhimento, flexibilidade e tolerância”

“Não existe uma cultura melhor do que a outra. Elas são apenas diferentes e por serem diferentes é que precisamos ter o respeito, acolhimento, flexibilidade e tolerância” (Stallivieri, 2025, p. 1-15). Fonte: STALLIVIERI, L. Entrevista: Luciane Stallivieri fala sobre a internacionalização na Educação Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-15, 2025. […]

A promoção de um ambiente acadêmico que reconheça a diversidade social, cultural e econômica das pessoas representa um passo importante para a formação inclusiva. Tal

A promoção de um ambiente acadêmico que reconheça a diversidade social, cultural e econômica das pessoas representa um passo importante para a formação inclusiva. Tal

A promoção de um ambiente acadêmico que reconheça a diversidade social, cultural e econômica das pessoas representa um passo importante para a formação inclusiva. Tal ambiente, ao acolher as diferenças e estimular a adaptação constante, torna-se espaço de transformação pessoal e coletiva. Essa postura é ainda mais significativa quando alinhada a processos de internacionalização que […]

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