O encapsulamento é um dos princípios da Programação Orientada a Objetos. Ele consiste em ocultar os detalhes internos de implementação de uma classe, expondo apenas o que for necessário para sua utilização.

QUESTÃO 4 O encapsulamento é um dos princípios da Programação Orientada a Objetos. Ele consiste em ocultar os detalhes internos de implementação de uma classe, expondo apenas o que for necessário para sua utilização. Isso permite maior segurança, modularidade e facilidade de manutenção, já que alterações internas não afetam diretamente o restante do código. Na […]

Quando uma classe pai define um método, ele pode ser sobrescrito, na maioria dos casos, em suas classes filhas, realizando, assim, o conceito de polimorfismo.

QUESTÃO 3 Quando uma classe pai define um método, ele pode ser sobrescrito, na maioria dos casos, em suas classes filhas, realizando, assim, o conceito de polimorfismo.   Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. Nesse sentido analise o trecho de código abaixo, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1 – O Polimorfismo será executado normalmente. Alternativa […]

A declaração de variáveis no Java precisa ser feita com muita atenção. Por ser uma linguagem de programação orientada a objetos, precisamos nos atentar ao escopo das variáveis que desejamos declarar, pois isso f

QUESTÃO 2 A declaração de variáveis no Java precisa ser feita com muita atenção. Por ser uma linguagem de programação orientada a objetos, precisamos nos atentar ao escopo das variáveis que desejamos declarar, pois isso faz toda a diferença em sua utilização.   Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. Pautando-se nessas informações assinale a alternativa correta: […]

Em Java, os modificadores de acesso são palavras-chave que definem o nível de visibilidade de atributos, métodos e classes. Eles ajudam a aplicar o princípio do encapsulamento, controlando como e onde os membr

QUESTÃO 1 Em Java, os modificadores de acesso são palavras-chave que definem o nível de visibilidade de atributos, métodos e classes. Eles ajudam a aplicar o princípio do encapsulamento, controlando como e onde os membros de uma classe podem ser acessados. Os quatro modificadores principais são: public, private, protected, default (package-private).   Fonte: OLIVEIRA JUNIOR, […]

Analise o código a seguir: Algoritmo numero Var    n: inteiro Início Escreva(“Digite um número:”)

QUESTÃO 10 Analise o código a seguir: Algoritmo numero Var    n: inteiro Início Escreva(“Digite um número:”) Leia(n)     Se (n == 0) então         Escreva(“O número é par”) Senão         Escreva(“O número é ímpar”) Fim_se Fim Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. O código acima tem o propósito de informar ao usuário se o número digitado é […]

O algoritmo abaixo foi criado com o intuito de inicializar uma matriz de 2 (duas) linhas por 3 (três) colunas. 01 – Algoritmo manipulaMatriz 02 –     Var mat: Vetor[1..2, 1..3] de inteiro 03 –       i, j: inteiro

QUESTÃO 9 O algoritmo abaixo foi criado com o intuito de inicializar uma matriz de 2 (duas) linhas por 3 (três) colunas.   01 – Algoritmo manipulaMatriz 02 –     Var mat: Vetor[1..2, 1..3] de inteiro 03 –       i, j: inteiro 04 – Início 05 –     i <- 1 […]

Analise o código a seguir: Algoritmo Resultado Var numero: inteiro Início Escreva(“Digite um número:”)

QUESTÃO 8 Analise o código a seguir: Algoritmo Resultado Var numero: inteiro Início Escreva(“Digite um número:”) Leia(numero) Escreva(“O resultado é: 1”) Fim Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. A partir de sua análise pode-se afirmar que: Alternativas Alternativa 1 – O código está incompleto. Alternativa 2 – O resultado será sempre 1. Alternativa 3 – O […]

Algoritmos de busca são fundamentais para localizar elementos específicos dentro de uma estrutura de dados. Considere o pseudocódigo abaixo que implementa o algoritmo de busca binária para encontrar a posição de

QUESTÃO 7 Algoritmos de busca são fundamentais para localizar elementos específicos dentro de uma estrutura de dados. Considere o pseudocódigo abaixo que implementa o algoritmo de busca binária para encontrar a posição de um valor x em um vetor A de n elementos, assumindo que o vetor está previamente ordenado em ordem crescente.   Algoritmo […]

Inúmeras aplicações têm, em certo ponto de seu código, que decidir entre tomar um caminho ou outro. Por exemplo, algumas ações podem ser tomadas caso um número qualquer seja igual a zero, ou caso o número s

QUESTÃO 6 Inúmeras aplicações têm, em certo ponto de seu código, que decidir entre tomar um caminho ou outro. Por exemplo, algumas ações podem ser tomadas caso um número qualquer seja igual a zero, ou caso o número seja menor do que zero, e assim por diante. Veja esse algoritmo como exemplo:   01 – […]

Ascencio e Campos (2010), descrevem alguns passos para se construir algoritmos, são eles: compreender o problema, definir as informações de entrada, definir o processamento e definir as informações de saída. N

QUESTÃO 5 Ascencio e Campos (2010), descrevem alguns passos para se construir algoritmos, são eles: compreender o problema, definir as informações de entrada, definir o processamento e definir as informações de saída. Nesse contexto, analise o código a seguir: Algoritmo soma    Var  n1, n2, s: inteiro Início    Leia (n1, n2)    s <- n1 + n2 […]

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