Além de contribuir com a formação de um acervo de atividades recreativas que poderão ser usadas nas primeiras intervenções profissionais, o repertório de lazer também busca, mesmo que de forma reticente

Além de contribuir com a formação de um acervo de atividades recreativas que poderão ser usadas nas primeiras intervenções profissionais, o repertório de lazer também busca, mesmo que de forma reticente, ofertar “dicas didáticas”, como: certificar-se de que o público participante conhece o funcionamento das atividades que serão vivenciadas é uma atitude imprescindível a qualquer […]

Formular um conceito significa dizer que se teve acesso à essência do objeto, a partir do que podem ser percebidas as leis de movimento do real, seus desdobramentos, sua estrutura interna. “(. . .) o conceito

Formular um conceito significa dizer que se teve acesso à essência do objeto, a partir do que podem ser percebidas as leis de movimento do real, seus desdobramentos, sua estrutura interna. “(. . .) o conceito da coisa é compreensão da coisa, e compreender a coisa significa conhecer-lhe a estrutura” (Kosik, 1976, p. 14). O […]

A educação básica no Brasil ganhou contornos bastante complexos nos anos posteriores à Constituição Federal de 1988 e, sobretudo, nos últimos oito anos. Analisá-la não é fácil exatamente porque as contingências

A educação básica no Brasil ganhou contornos bastante complexos nos anos posteriores à Constituição Federal de 1988 e, sobretudo, nos últimos oito anos. Analisá-la não é fácil exatamente porque as contingências que a cercam são múltiplas e os fatores que a determinam têm sido objeto de leis, políticas e programas nacionais, alguns dos quais em […]

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) surge de uma proposta política assumida pelo Programa de Governo, do então candidato a presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no contexto

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) surge de uma proposta política assumida pelo Programa de Governo, do então candidato a presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no contexto do pleito eleitoral de 2002. Trata-se da Proposta 12 para a educação superior. O sistema foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), […]

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do aluno, fornecendo

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do aluno, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino que é ofertado. LOPES, M. C. R; CORDEIRO, S. M. N. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá-PR: […]

Com essas mudanças, analise as afirmativas a seguir: I. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a BNCC (2018) traz as áreas de conhecimento, sendo, Linguagens, Matemática, Ciências da natureza e Ciências Humanas com frequências obrigatórias.

Vemos, na estrutura da BNCC (2018), a nova disposição das “disciplinas” dentro de cada etapa de ensino (BRASIL, 2018). BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Com essas mudanças, analise as afirmativas a seguir: I. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a BNCC (2018) traz as áreas de conhecimento, sendo, Linguagens, […]

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), por determinação do artigo 214 da Constituição Federal, estabelece em seu artigo 9º que, cabe à União elaborar o Plano Nacional de Educação (PNE

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), por determinação do artigo 214 da Constituição Federal, estabelece em seu artigo 9º que, cabe à União elaborar o Plano Nacional de Educação (PNE), com a colaboração dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Os dois artigos subsequentes dessa Lei determinam a incumbência […]

O Conselho Nacional de Educação já normatizou, praticamente, todo o conjunto das etapas e modalidades da educação básica por meio de Pareceres e Resoluções. Neste sentido, cumpre verifica-los e, sobretudo

O Conselho Nacional de Educação já normatizou, praticamente, todo o conjunto das etapas e modalidades da educação básica por meio de Pareceres e Resoluções. Neste sentido, cumpre verifica-los e, sobretudo, analisá-los, sabendo-se que o CNE disponibiliza tais documentos pela via comum da revista Documenta, por CD-ROM e por publicação própria. CURY, Carlos Roberto Jamil. A […]

Ao compreender acerca das legislações que regem a educação brasileira, é possível analisar e refletir que a educação básica possui diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino, que se diferem conceitualmente

Ao compreender acerca das legislações que regem a educação brasileira, é possível analisar e refletir que a educação básica possui diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino, que se diferem conceitualmente e também na prática aplicável da organização escolar. LOPES, M. C. R; CORDEIRO, S. M. N. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá-PR: UniCesumar, 2020. […]

Leia a descrição a seguir é um exame para aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos

Leia a descrição a seguir: “[…] é um exame para aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, nas manifestações culturais, entre outros. A participação não é obrigatória e é […]

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