Leia o caso a seguir: Emília está frequentando uma instituição que respeita suas especificidades. Essa instituição contribui para o projeto societário e para o bem viver de cada um em sua comunidade, contemplando ações voltadas à manutenção e preservação de seus territórios e dos recursos neles existentes. Os professores que atuam nessa instituição têm formação […]
Analise a imagem abaixo:Fonte: LOPES, M. C. R; CORDEIRO, S. M. N. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá-PR: UniCesumar, 2020. Sobre o Sistema Nacional de Avaliação, leia as afirmações a seguir: I. A ANA avalia os alunos por meio de questionários socioeconômicos e testes padronizados, com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino presente […]
A construção do Sinaes significou, como referido anteriormente, retomar as experiências, objetivos e metas mais relevantes da avaliação da educação superior brasileira. Deve-se a isso o fato de o Sinaes ter sido transformado em política de Estado por meio da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, aprovada, quase unanimemente, pelo Congresso Nacional. RISTOFF, […]
A educação brasileira é denominada de educação escolar, e compreende a educação básica (que é dividida em educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e anos finais e ensino médio) e educação superior (responsável pelos cursos de graduação em nível de formação inicial). Considerando o texto e o seu conhecimento sobre educação brasileira, assinale a alternativa […]
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais […]
Analise a imagem abaixo para responder à questão: Fonte: Lopes e Cordeiro (2020) A respeito dos elementos que envolvem a organização da educação no Brasil, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas: I. A Educação Infantil é dividida em creche (responsável pelas crianças de 0-2 anos) e pré-escola (responsável pelo […]
As avaliações educacionais externas em larga escala são uma realidade no país desde a década de 1990, com a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pelo Inep. A consolidação do Saeb em nível nacional possibilitou que os sistemas de ensino pudessem ser avaliados e comparados quanto ao aprendizado de seus alunos, e […]
O Plano Nacional de Educação aprovado pela Lei nº 13.005, de 24 de junho de 2014 (Brasil, 2014), o PNE (2014-2024), e que se estenderá, portanto, até o ano de 2024, estabeleceu metas que para serem atingidas exigirão substancial elevação do volume de recursos financeiros aplicados na educação brasileira. O PNE (2014-2024) contém um total […]
Analise a charge abaixo: Fonte: Google Imagens (2022). A respeito dos direitos sobre educação presentes na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1 – Sobre o Plano Nacional de Educação, uma das conduções e direcionamentos visam que seja estabelecida uma meta que seja direciona e aplicada para recursos em educação. Alternativa […]
O Ensino Fundamental com nove anos de duração, de matrícula obrigatória para as crianças a partir dos 06 anos de idade, tem duas fases sequentes com características próprias, chamadas de anos iniciais, com cinco anos de duração, em regra para estudantes de 06 a 10 anos de idade; e anos finais, com quatro anos de […]