A renda e a sua distribuição não são suficientes para pensar em pobreza, pois uma entende que a pobreza não deve ser considerada apenas a partir de uma perspectiva econômica

QUESTÃO 6 A renda e a sua distribuição não são suficientes para pensar em pobreza, pois uma entende que a pobreza não deve ser considerada apenas a partir de uma perspectiva econômica, mas que outros fatores também devem ser considerados, tais como: a problemática do desemprego, assistência em saúde, discriminação social e cultural, violência e […]

No cenário atual, há um consenso global de que todos os seres humanos têm direito a uma vida digna, permitindo-lhes buscar valores que promovam o bem-estar coletivo.

QUESTÃO 5 No cenário atual, há um consenso global de que todos os seres humanos têm direito a uma vida digna, permitindo-lhes buscar valores que promovam o bem-estar coletivo. No entanto, em muitos países, esses direitos são frequentemente negados por meio de exploração e opressão. A discussão sobre direitos humanos ganhou destaque após a Segunda […]

Quando pensamos na educação e no seu processo transformador, as possibilidades e oportunidades que surgem ao indivíduo que acessa o conhecimento, destaca-se o educador e filosofo brasileiro

QUESTÃO 4 Quando pensamos na educação e no seu processo transformador, as possibilidades e oportunidades que surgem ao indivíduo que acessa o conhecimento, destaca-se o educador e filosofo brasileiro Paulo Freire (1921-1997), as suas contribuições são importantes para o trabalho social contemporâneo, para a educação em direitos humanos, a ideia de aprendizagem transformadora é completada […]

Considere o exposto a seguir: “O conceito de cidadania, como entendemos hoje, nem sempre foi o mesmo. Aristóteles, em seu livro Política, afirmou que o homem é um animal social

QUESTÃO 3 Considere o exposto a seguir: “O conceito de cidadania, como entendemos hoje, nem sempre foi o mesmo. Aristóteles, em seu livro Política, afirmou que o homem é um animal social e, para o desenvolvimento de sua personalidade, ele precisa participar dos assuntos da polis. Com isso, o estudioso apontou para a necessidade de cidadania […]

A educação em direitos humanos é apresentada como a educação que, em suas mais diversas formas de abordagem, contribui para a prevenção de violações de direitos humanos e abusos sofridos por todo e quaquer indivíduo.

QUESTÃO 2 A educação em direitos humanos é apresentada como a educação que, em suas mais diversas formas de abordagem, contribui para a prevenção de violações de direitos humanos e abusos sofridos por todo e quaquer indivíduo.   PRADO, Francieli Muller. Educação, Direitos Humanos e Cidadania. Maringá: UniCesumar, 2020.   Sobre a educação em direitos humanos, […]

No quadro dos direitos humanos, o Estado tem a obrigação primária de respeitar, proteger e cumprir os direitos, mas isso depende de um Estado em funcionamento

QUESTÃO 1 No quadro dos direitos humanos, o Estado tem a obrigação primária de respeitar, proteger e cumprir os direitos, mas isso depende de um Estado em funcionamento, com plena participação democrática e transparência. Os direitos humanos estão relacionados ao Estado, tanto pela forma como adota esses direitos em suas Constituições, quanto na maneira como […]

Projetos interdisciplinares são abordagens educacionais que envolvem a colaboração entre diferentes disciplinas ou áreas do conhecimento para abordar um problema ou tema específico de forma integrada.

QUESTÃO 10 Projetos interdisciplinares são abordagens educacionais que envolvem a colaboração entre diferentes disciplinas ou áreas do conhecimento para abordar um problema ou tema específico de forma integrada. Em vez de ensinar tópicos de maneira isolada, os projetos interdisciplinares buscam conectar diferentes campos de estudo para oferecer uma visão mais completa e holística do assunto […]

A presença crescente de Fab Labs e makerspaces no Brasil tem transformado significativamente o ambiente educacional, trazendo uma nova dinâmica para as escolas e universidades.

QUESTÃO 9 A presença crescente de Fab Labs e makerspaces no Brasil tem transformado significativamente o ambiente educacional, trazendo uma nova dinâmica para as escolas e universidades. Esses espaços promovem uma abordagem prática e experimental, permitindo que os alunos se envolvam diretamente na criação e construção de projetos, o que estimula a criatividade e o pensamento crítico. Além disso, […]

A cultura maker não se limita apenas ao uso de tecnologias avançadas, mas também incentiva a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos entre os participantes.

QUESTÃO 8 A cultura maker não se limita apenas ao uso de tecnologias avançadas, mas também incentiva a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos entre os participantes. Esse aspecto colaborativo é fundamental para o movimento, pois os makers frequentemente trabalham em comunidade, trocando ideias e aprendendo uns com os outros. Hackerspaces, fab labs e oficinas comunitárias são exemplos de espaços onde […]

Os Fab Labs, criados por Neil Gershenfeld do MIT, são ambientes de fabricação digital que se tornaram símbolos da democratização da tecnologia e da inovação educacional.

QUESTÃO 7 Os Fab Labs, criados por Neil Gershenfeld do MIT, são ambientes de fabricação digital que se tornaram símbolos da democratização da tecnologia e da inovação educacional. Equipados com ferramentas como impressoras 3D e cortadoras a laser, esses espaços permitem a criação de protótipos de forma acessível e rápida, promovendo o compartilhamento de projetos […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.