QUESTÃO 6 A urbanização acelerada durante a Segunda Revolução Industrial trouxe desafios sociais, como o crescimento descontrolado das cidades, condições de trabalho difíceis e a falta de regulamentação trabalhista. Esse cenário contribuiu para o surgimento de movimentos sociais e sindicatos que lutavam por melhores condições de trabalho, direitos trabalhistas e a redução das longas jornadas […]
QUESTÃO 5 A Primeira Revolução Industrial, iniciada no século XVIII com a máquina a vapor, transformou a produção manufatureira e a estrutura social, com o crescimento urbano e o êxodo rural. Nesse período, a educação formal não era considerada essencial pelos primeiros industriais para o desenvolvimento do trabalhador, que precisava apenas de habilidades básicas como […]
QUESTÃO 4 A Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, integra domínios físicos, digitais e biológicos, redefinindo o mundo do trabalho com a ascensão da automação e da inteligência artificial. Esse cenário provoca o desaparecimento de postos de trabalho tradicionais e o surgimento de novas profissões, exigindo um conjunto distinto de habilidades. A escola, nesse contexto, […]
QUESTÃO 3 A Primeira Revolução Industrial foi um período de transformação econômica e social que ocorreu principalmente na Grã-Bretanha durante o final do século XVIII e início do século XIX. Foi um momento crucial na história que marcou uma transição significativa da produção manual e da agricultura para a manufatura mecanizada e a indústria. Tecnologia […]
QUESTÃO 2 O ambiente escolar contemporâneo é um espaço de coexistência de diversas gerações, cada qual com suas particularidades e formas de interagir com a tecnologia. Nativos digitais, como as gerações Z e Alpha, cresceram imersos em um mundo de conectividade e fluidez de informações, utilizando smartphones e tablets intuitivamente. Contrastando, imigrantes digitais, como Baby […]
QUESTÃO 1 Esse conceito refere-se a um modelo de ensino no qual o professor desempenha um papel dominante e ativo no processo de aprendizado, sendo responsável por decidir o que, como e quando ensinar. Nesse cenário, o professor é considerado a principal fonte de conhecimento e a figura de autoridade dentro da sala de aula. […]
QUESTÃO 10 A avaliação é indispensável durante o processo de ação-reflexão-ação, ou seja, a avaliação deve acontecer durante o processo de ensino e de aprendizagem, para que o aluno possa participar da construção do seu conhecimento (RABELO, 1998). Fonte: RABELO, E. H. Avaliação: novos tempos e novas práticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. Considerando essa […]
QUESTÃO 9 Analise a situação hipotética: Na turma da professora Ana, um aluno, ex-roteirista de rádio, domina brilhantemente a linguagem oral e a criação de narrativas, mas comete muitos desvios de concordância na escrita. Outra aluna, costureira, tem uma escrita impecável na norma padrão, mas sente grande dificuldade para organizar suas ideias e criar […]
QUESTÃO 8 Analise a imagem a seguir: Descrição da imagem: a imagem apresenta uma criança deitada no chão, com uma das mãos sobre uma cartilha que contém as formas de se escrever a letra N e algumas figuras ilustrativas. Fonte: https://www.ubatuba.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/2/2023/02/alfabetizacao-e1676028988403-770×513.jpg. Acesso em: 22 fev. 2024. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir […]
QUESTÃO 7 Analise os trechos a seguir: Texto 1: A partir do final da década de 1950 e início da década de 1960, a sociedade civil intensificou suas reivindicações por mudanças sociais por meio de movimentos populares. Nesse contexto surgiu a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei nº 4.024 de […]
