QUESTÃO 6 A função social da escola pode variar conforme a sociedade em que está inserida, conforme a época e as situações socioculturais. Contudo, a função social da Educação é sólida. A Educação pretende o desenvolvimento integral do indivíduo, sendo sua principal função a de emancipar o ser humano, promovendo seu avanço nos aspectos cognitivos, […]
QUESTÃO 5 Analise a situação hipotética: Na turma da professora Maria, um aluno de 55 anos, pedreiro a vida toda, escreveu em uma redação: “Nós pega o ônibus cedo”. Alguns colegas riram da frase, e o aluno ficou visivelmente constrangido. A atitude pedagogicamente mais correta, da professora Maria diante desse evento é: Alternativas […]
QUESTÃO 4 Leia o trecho a seguir: O termo plasticidade sináptica refere-se às respostas adaptativas do sistema nervoso frente aos estímulos percebidos. A maioria dos sistemas no cérebro são plásticos, ou seja, são modificados com a experiência, o que significa que as sinapses envolvidas são alteradas por estímulos ambientais captados por alguma modalidade de percepção […]
QUESTÃO 3 Analise a situação hipotética: O professor João trabalha com uma turma de EJA e percebe que seus alunos, mesmo sendo falantes nativos, têm grande dificuldade em interpretar textos longos e em escrever um e-mail formal para solicitar um atestado médico no trabalho. Eles dominam a comunicação oral no dia a dia, mas […]
QUESTÃO 2 Analise a situação hipotética sobre o uso de novas tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: O professor Marcos, percebendo o desinteresse de sua turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por uma sequência de exercícios gramaticais descontextualizados, propõe um projeto. A turma vai criar um “Jornal da Comunidade” com notícias sobre […]
QUESTÃO 1 Analise o gráfico a seguir: Descrição: a imagem apresenta um gráfico de setores sobre a distribuição relativa dos alunos da EJA segundo os motivos da evasão em Altaneira, CE, 2010. Relata-se que 50% foi por falta de interesse; 16% por trabalho e com a mesma porcentagem outros alunos não foram localizados; 12% foi […]
QUESTÃO 10 Segundo Freire (1996, p. 47), “o educador de jovens e adultos deve, antes de tudo, reconhecer que seu aluno é um sujeito de saber. Sua história de vida, seus conhecimentos práticos, sua experiência no mundo do trabalho constituem um patrimônio que deve ser valorizado e incorporado como ponto de partida para a construção […]
QUESTÃO 9 Analise a imagem a seguir: Descrição da imagem: a imagem apresenta um diagrama sobre a Andragogia. No centro dela aparece um circulo com a palavra Andragogia. Dela sai um risco na vertical para cima, com um quadrado na ponta. Dentro dele está escrito “O adulto deve saber as seguintes respostas – por que […]
QUESTÃO 8 Para Soares (2020, p. 46) é preciso entender a distinção entre letramento e alfabetização, contundo, reconhecer “[…] a possibilidade e necessidade de promover a conciliação entre essas duas dimensões da aprendizagem […], integrando alfabetização e letramento, sem perder, porém, a especificidade de cada um desses processos, o que implica reconhecer as muitas facetas de […]
QUESTÃO 7 Leia o excerto: “O planejamento do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não pode ser rígido e pré-determinado. Ele deve ser flexível, aberto à negociação e sensível aos interesses e necessidades imediatas dos alunos. Muitas vezes, um acontecimento da comunidade ou uma dificuldade específica da turma se torna o tema […]
