MAPA – EDU – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 52_2025 1. Caracterização do problema: Apresentar dados sobre a violência escolar, baseando-se nos artigos disponibilizados no material da disciplina (conceito, tipos, causas e consequências). Contextualizar o problema em um cenário escolar específico (real ou hipotético). 2. Fundamentação teórica: Relacionar o tema da violência escolar com os conteúdos […]
MAPA – EDU – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 52_2025 1. Caracterização do problema: Apresentar dados sobre a violência escolar, baseando-se nos artigos disponibilizados no material da disciplina (conceito, tipos, causas e consequências). Contextualizar o problema em um cenário escolar específico (real ou hipotético). 2. Fundamentação teórica: Relacionar o tema da violência escolar com os conteúdos […]
MAPA – EDU – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 52_2025 1. Caracterização do problema: Apresentar dados sobre a violência escolar, baseando-se nos artigos disponibilizados no material da disciplina (conceito, tipos, causas e consequências). Contextualizar o problema em um cenário escolar específico (real ou hipotético). 2. Fundamentação teórica: Relacionar o tema da violência escolar com os conteúdos […]
MAPA – EDU – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 52_2025 1. Caracterização do problema: Apresentar dados sobre a violência escolar, baseando-se nos artigos disponibilizados no material da disciplina (conceito, tipos, causas e consequências). Contextualizar o problema em um cenário escolar específico (real ou hipotético). 2. Fundamentação teórica: Relacionar o tema da violência escolar com os conteúdos […]
MAPA – EDU – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 52_2025 1. Caracterização do problema: Apresentar dados sobre a violência escolar, baseando-se nos artigos disponibilizados no material da disciplina (conceito, tipos, causas e consequências). Contextualizar o problema em um cenário escolar específico (real ou hipotético). 2. Fundamentação teórica: Relacionar o tema da violência escolar com os conteúdos […]
O método do diagrama de precedências, conforme o PMI (2017), é uma técnica utilizada no gerenciamento de projetos para ilustrar a sequência lógica das atividades. Esse diagrama é essencial para determinar o caminho crítico e otimizar o fluxo de trabalho dentro do projeto. Fonte: PMI. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (Guia […]
A EAP (Estrutura Analítica do Projeto) é uma ferramenta de gestão de projetos que organiza e descompõe as entregas e tarefas de um projeto em níveis hierárquicos. De acordo com o ENAP 2013, ela facilita o planejamento, o controle e o monitoramento das atividades, garantindo clareza e definição de responsabilidades. A EAP oferece uma visão […]
“O primeiro processo constante no PMBOK do PMI (2013) para iniciar um projeto é o desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto (TAP). Este documento tem por função definir de forma clara os limites do projeto, criar um registro de sua existência e, o mais importante, gerar o comprometimento e a formalização de sua aceitação […]
O Planejamento e Controle de Produção (PCP) é de fato uma parte essencial da gestão da produção em empresas de manufatura. Ele envolve o processo de planejar, organizar e coordenar os recursos e atividades necessárias para produzir bens ou serviços de maneira eficiente e eficaz. O objetivo principal do PCP é garantir que a produção […]
O gerenciamento de materiais envolve atividades como compras, controle de estoque, distribuição física e integração com áreas como produção, vendas e logística. Conforme Dias (2019), esse processo inclui movimentação de produtos, uso de modais de transporte e processamento de pedidos. Gonçalves (2020), destaca a interdependência com áreas financeiras, de produção e de TI para eficiência […]