O Conselho Nacional de Educação já normatizou, praticamente, todo o conjunto das etapas e modalidades da educação básica por meio de Pareceres e Resoluções. Neste sentido, cumpre verifica-los e, sobretudo

O Conselho Nacional de Educação já normatizou, praticamente, todo o conjunto das etapas e modalidades da educação básica por meio de Pareceres e Resoluções. Neste sentido, cumpre verifica-los e, sobretudo, analisá-los, sabendo-se que o CNE disponibiliza tais documentos pela via comum da revista Documenta, por CD-ROM e por publicação própria. CURY, Carlos Roberto Jamil. A […]

Ao compreender acerca das legislações que regem a educação brasileira, é possível analisar e refletir que a educação básica possui diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino, que se diferem conceitualmente

Ao compreender acerca das legislações que regem a educação brasileira, é possível analisar e refletir que a educação básica possui diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino, que se diferem conceitualmente e também na prática aplicável da organização escolar. LOPES, M. C. R; CORDEIRO, S. M. N. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá-PR: UniCesumar, 2020. […]

Leia a descrição a seguir é um exame para aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos

Leia a descrição a seguir: “[…] é um exame para aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, nas manifestações culturais, entre outros. A participação não é obrigatória e é […]

Emília está frequentando uma instituição que respeita suas especificidades. Essa instituição contribui para o projeto societário e para o bem viver de cada um em sua comunidade, contemplando ações voltada

Leia o caso a seguir: Emília está frequentando uma instituição que respeita suas especificidades. Essa instituição contribui para o projeto societário e para o bem viver de cada um em sua comunidade, contemplando ações voltadas à manutenção e preservação de seus territórios e dos recursos neles existentes. Os professores que atuam nessa instituição têm formação […]

Sobre o Sistema Nacional de Avaliação, leia as afirmações a seguir: I. A ANA avalia os alunos por meio de questionários socioeconômicos e testes padronizados, com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino presente nas escolas públicas.

Analise a imagem abaixo:Fonte: LOPES, M. C. R; CORDEIRO, S. M. N. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá-PR: UniCesumar, 2020. Sobre o Sistema Nacional de Avaliação, leia as afirmações a seguir: I. A ANA avalia os alunos por meio de questionários socioeconômicos e testes padronizados, com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino presente […]

A construção do Sinaes significou, como referido anteriormente, retomar as experiências, objetivos e metas mais relevantes da avaliação da educação superior brasileira. Deve-se a isso o fato de o Sinaes ter si

A construção do Sinaes significou, como referido anteriormente, retomar as experiências, objetivos e metas mais relevantes da avaliação da educação superior brasileira. Deve-se a isso o fato de o Sinaes ter sido transformado em política de Estado por meio da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, aprovada, quase unanimemente, pelo Congresso Nacional. RISTOFF, […]

A educação brasileira é denominada de educação escolar, e compreende a educação básica (que é dividida em educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e anos finais e ensino médio) e educação sup

A educação brasileira é denominada de educação escolar, e compreende a educação básica (que é dividida em educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e anos finais e ensino médio) e educação superior (responsável pelos cursos de graduação em nível de formação inicial). Considerando o texto e o seu conhecimento sobre educação brasileira, assinale a alternativa […]

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacio

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais […]

Analise a imagem abaixo para responder à questão: Fonte: Lopes e Cordeiro (2020) A respeito dos elementos que envolvem a organização da educação no Brasil, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

Analise a imagem abaixo para responder à questão: Fonte: Lopes e Cordeiro (2020) A respeito dos elementos que envolvem a organização da educação no Brasil, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas: I. A Educação Infantil é dividida em creche (responsável pelas crianças de 0-2 anos) e pré-escola (responsável pelo […]

As avaliações educacionais externas em larga escala são uma realidade no país desde a década de 1990, com a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pelo Inep. A consolidação do Sa

As avaliações educacionais externas em larga escala são uma realidade no país desde a década de 1990, com a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pelo Inep. A consolidação do Saeb em nível nacional possibilitou que os sistemas de ensino pudessem ser avaliados e comparados quanto ao aprendizado de seus alunos, e […]

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