Para encontrar a perda de carga distribuída, necessitamos encontrar o fator de atrito (f), para isso podemos utilizar o diagrama de Moody.

  Para encontrar a perda de carga distribuída, necessitamos encontrar o fator de atrito (f), para isso podemos utilizar o diagrama de Moody.   Onde: DP = perda de pressão ou de carga (m). f = fator de fricção (dado encontrado em tabelas). L = comprimento equivalente da tubulação (m). DL = diâmetro interno da […]

No sistema a seguir, você deve calcular a perda de carga total no sistema de bombeamento, considerando as contribuições das perdas distribuídas ao longo da tubulação e das perdas localizadas nos acessórios.

  No sistema a seguir, você deve calcular a perda de carga total no sistema de bombeamento, considerando as contribuições das perdas distribuídas ao longo da tubulação e das perdas localizadas nos acessórios. A vazão a ser bombeada é de água de 4 m³/h. O diâmetro interno da tubulação é de 1” (25,4mm), e o […]

Em uma estação de tratamento de água, um sistema de bombeamento é responsável por elevar água limpa de um reservatório de captação para um tanque de distribuição localizado em um ponto mais elevado

  Em uma estação de tratamento de água, um sistema de bombeamento é responsável por elevar água limpa de um reservatório de captação para um tanque de distribuição localizado em um ponto mais elevado. A tubulação, composta por trechos retos e acessórios, apresenta desafios hidráulicos devido à geometria do trajeto e à presença de componentes […]

Você é o engenheiro de uma empresa petrolífera que transporta um óleo via um sistema duto viário e deve saber qual a velocidade e pressão em alguns pontos do escoamento. Você sabe que a vazão do óleo é de 2m³/s e a pressão no ponto 1 é de 500 kPa, qual seria a velocidade e a pressão nos pontos 1, 2, 3, 4 e 5? Ρ=800 kg/m³. (Medidas da tubulação estão em cm). 200

  Você é o engenheiro de uma empresa petrolífera que transporta um óleo via um sistema duto viário e deve saber qual a velocidade e pressão em alguns pontos do escoamento. Você sabe que a vazão do óleo é de 2m³/s e a pressão no ponto 1 é de 500 kPa, qual seria a velocidade […]

Nesta atividade, você enfrentará uma série de cenários práticos que exigirão a aplicação dos seus conhecimentos teóricos. você enfrentará uma série de cenários práticos que exigirão a aplicação dos seus conhecimentos teórico Seu objetivo é analisar as situações e resolver os problemas propostos, utilizando os conhecimentos adquiridos.

  Nesta atividade, você enfrentará uma série de cenários práticos que exigirão a aplicação dos seus conhecimentos teóricos. Seu objetivo é analisar as situações e resolver os problemas propostos, utilizando os conhecimentos adquiridos.   Parte 1: Você é o engenheiro de uma empresa petrolífera que transporta um óleo via um sistema duto viário e deve […]

Dessa forma, compreender a importância das tubulações, os efeitos da perda de carga e os princípios relacionados ao escoamento de fluidos é essencial para o desenvolvimento de soluções de engenharia que unam desempenho, segurança e sustentabilidade nos sistemas industriais.

  Dessa forma, compreender a importância das tubulações, os efeitos da perda de carga e os princípios relacionados ao escoamento de fluidos é essencial para o desenvolvimento de soluções de engenharia que unam desempenho, segurança e sustentabilidade nos sistemas industriais. Nesta atividade, você enfrentará uma série de cenários práticos que exigirão a aplicação dos seus […]

Além disso, os conceitos de escoamento laminar e turbulento, viscosidade, densidade e velocidade do fluido são determinantes para avaliar o comportamento do transporte. Enquanto o escoamento laminar apresenta linhas ordenadas e suaves

  Além disso, os conceitos de escoamento laminar e turbulento, viscosidade, densidade e velocidade do fluido são determinantes para avaliar o comportamento do transporte. Enquanto o escoamento laminar apresenta linhas ordenadas e suaves, típico de fluidos muito viscosos em baixas velocidades, o regime turbulento é caracterizado por movimentos caóticos e mistura intensa, sendo o mais […]

Um dos principais desafios associados ao uso de tubulações é a perda de carga, que corresponde à perda de energia do fluido durante o escoamento. Essa perda pode ocorrer de forma distribuída

  Um dos principais desafios associados ao uso de tubulações é a perda de carga, que corresponde à perda de energia do fluido durante o escoamento. Essa perda pode ocorrer de forma distribuída, ao longo de todo o comprimento do tubo devido ao atrito com as paredes, ou de forma localizada, em pontos específicos como […]

As tubulações industriais são elementos fundamentais em praticamente todos os setores produtivos, pois permitem o transporte de fluidos, como água, vapor, gases, óleos, combustíveis e produtos químicos, entre diferentes etapas de um processo.

    As tubulações industriais são elementos fundamentais em praticamente todos os setores produtivos, pois permitem o transporte de fluidos, como água, vapor, gases, óleos, combustíveis e produtos químicos, entre diferentes etapas de um processo. Mais do que simples condutos, elas representam sistemas complexos que precisam ser projetados considerando critérios de segurança, eficiência energética e […]

Diante desse cenário, a equipe de engenharia foi acionada para investigar o problema. Como parte do time de manutenção e confiabilidade, você foi designado para analisar o comportamento vibracional dos sistemas, utilizando simulação no Laboratório Virtual.

  Diante desse cenário, a equipe de engenharia foi acionada para investigar o problema. Como parte do time de manutenção e confiabilidade, você foi designado para analisar o comportamento vibracional dos sistemas, utilizando simulação no Laboratório Virtual. Seu objetivo é compreender a origem das vibrações, identificar os efeitos no desempenho e propor estratégias de correção […]

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