Amostra B: é uma rocha escura, de granulação fina, que parece ter se formado a partir de um resfriamento rápido de material vulcânico exposto na superfície. a) Identifique o tipo de rocha que provavelmente corresponde à Amostra A e à Amostra B. Explique brevemente o processo de formação de cada uma delas. […]
Amostra A: apresenta grãos grandes e visíveis a olho nu, com uma mistura de minerais claros (quartzo, feldspato) e escuros (mica). A equipe de campo informa que essa rocha foi encontrada em grande profundidade. Amostra B: é uma rocha escura, de granulação fina, que parece ter se formado a partir de um resfriamento […]
Você, como engenheiro civil, está supervisionando a escavação de um novo terreno para uma fundação. Durante a análise das amostras de rocha encontradas, você observa duas situações distintas: Amostra A: apresenta grãos grandes e visíveis a olho nu, com uma mistura de minerais claros (quartzo, feldspato) e escuros (mica). A equipe de campo […]
Nessa etapa, focaremos nos conceitos básicos de formação de rochas e solos e em suas propriedades fundamentais, que são a base para qualquer análise geotécnica. Identificação e Formação de Rochas Você, como engenheiro civil, está supervisionando a escavação de um novo terreno para uma fundação. Durante a análise das amostras de rocha encontradas, […]
Meu objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizado eficiente e com resultados tangíveis, que não apenas reforce a teoria, mas também estimule a capacidade de análise e tomada de decisões, tão vitais para profissionais da engenharia. Vamos juntos explorar as diversas aplicações da geologia no ambiente construído! Dessa forma, seus conhecimentos serão colocados à […]
Tema: Exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental A exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental transforma o aprendizado abstrato em uma experiência prática e tangível. Ao utilizar sucatas para construir jogos, quebra-cabeças e modelos, os alunos não apenas desenvolvem o raciocínio lógico, mas também compreendem conceitos matemáticos de […]
Considerando a organização pedagógica da escola e o uso de tecnologias na gestão escolar (Unidades 4 e 5), indique como as decisões do evento poderiam ser registradas e incorporadas ao PPP e ao planejamento escolar. Sugira formas de manter a comunidade informada e engajada (boletins digitais, murais, reuniões periódicas) e explique a importância da prestação […]
Escreva um texto dissertativo (5 a 15 linhas) sobre a importância da História Oral como instrumento de valorização das memórias pluriculturais nos dias atuais e a relevância da disciplina de História no processo educativo. Orientações: – A leitura do livro didático, em especial a Unidade V, irá te auxiliar no desenvolvimento da sua atividade, […]
Para esta aula será necessário estabelecer as perspectivas históricas e a riqueza cultural presentes nas experiências cotidianas registradas em relatos orais. Lembre-se: você é o(a) professor(a) da turma e deverá propor aos alunos uma vivência significativa, crítica e investigativa, ao explorar como as memórias pessoais e comunitárias contribuem para a construção da História e para […]
Elabore um plano de aula para a turma do 5º ano, fazendo uso dos recursos da História Oral, a partir do tema “Memórias da Comunidade e da Família”. Para esta aula será necessário estabelecer as perspectivas históricas e a riqueza cultural presentes nas experiências cotidianas registradas em relatos orais. Lembre-se: você é o(a) professor(a) da […]
