Considerando as discussões desenvolvidas ao longo do módulo e das aulas, planeje uma aula em que você pretenda desenvolver a habilidade

  Considerando as discussões desenvolvidas ao longo do módulo e das aulas, planeje uma aula em que você pretenda desenvolver a habilidade de compreensão escrita (Reading) e a habilidade de produção escrita (Writing), usando o trecho da BNCC e o material publicitário a seguir como texto base para a sua aula: Fonte: http://wordpress.com. Acesso em: […]

Imagine que você é um(a) professor(a) de língua inglesa do 9° ano de uma escola regular pública e suas aulas se guiam pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

  Imagine que você é um(a) professor(a) de língua inglesa do 9° ano de uma escola regular pública e suas aulas se guiam pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para sua próxima aula, você está utilizando o seguinte trecho do documento: Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 10 maio 2023. Considerando as discussões desenvolvidas ao longo do […]

Quando se discute as habilidades necessárias a serem desenvolvidas pelo processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa

MAPA – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA I – 52_2025   Quando se discute as habilidades necessárias a serem desenvolvidas pelo processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, estas são geralmente colocadas sob quatro grandes guarda-chuvas: – Habilidade de compreensão escrita – Reading. – Habilidade de compreensão oral – Listening. – Habilidade de […]

Pensando nisso, imagine a seguinte situação: você é professor de uma escola estadual e, visando promover o estudo do texto literário

  Pensando nisso, imagine a seguinte situação: você é professor de uma escola estadual e, visando promover o estudo do texto literário junto a outras linguagens e expressões artísticas, resolveu propor um projeto de ensino que envolve o estudo da literatura brasileira em confluência com a linguagem cinematográfica. Assim, neste MAPA, você deve elaborar um […]

Uma das formas de suprir essa necessidade é a aplicação de projetos de ensino voltados para o estudo da literatura

  Uma das formas de suprir essa necessidade é a aplicação de projetos de ensino voltados para o estudo da literatura, os quais devem ser atrativos, envolvendo as múltiplas faces do texto literário visando à promoção de uma formação crítica, reflexiva e humanizadora, relacionando aquilo que é explorado rado pelos artistas em seus poemas, romances, […]

Conforme vimos na citação de Hernández (2000), o ensino por meio de projetos possibilita que os conteúdos escolares sejam ressignificados

  Conforme vimos na citação de Hernández (2000), o ensino por meio de projetos possibilita que os conteúdos escolares sejam ressignificados, visto que, a partir de um bom projeto, o professor pode demonstrar aos estudantes como os saberes escolares têm impacto na vida prática, demonstrando, ainda, a conexão existente entre as diversas áreas das ciências. […]

O trabalho com projetos aproxima-se da identidade dos alunos e favorece a construção da subjetividade, longe de um prisma paternalista

MAPA – LET – LITERATURA BRASILEIRA – 52_2025   TEXTO 1 O trabalho com projetos aproxima-se da identidade dos alunos e favorece a construção da subjetividade, longe de um prisma paternalista, gerencial ou psicologista, o que implica considerar que a função da escola não é apenas ensinar conteúdos nem vincular a instrução com a aprendizagem. […]

Com base no conhecimento que você adquiriu sobre esse tema, selecione cinco palavras de diferentes categorias gramaticais

  Desenvolvimento: Com base no conhecimento que você adquiriu sobre esse tema, selecione cinco palavras de diferentes categorias gramaticais (substantivos, adjetivos, pronomes, verbos etc.) divulgadas em textos de visibilidade pública (física ou on-line) como: fachadas de loja, cartazes, outdoor, poesia, grafite, piada, etc. Selecionadas as palavras, organize o seu trabalho em duas partes, conforme orientações […]

Vogal temática: vogal que se junta ao radical de uma palavra para permitir que ela receba outros elementos

  Raiz: elemento comum/invariável/parte fixa da palavra. A base do significado. Vogal temática: vogal que se junta ao radical de uma palavra para permitir que ela receba outros elementos (gênero, número, tempo, pessoa do verbo). Desinência: indica a flexão da palavra (tempo, modo, pessoa e número). Prefixo: elemento que se coloca antes da raiz da […]

Raiz: elemento comum/invariável/parte fixa da palavra. A base do significado.

  Isso quer dizer que o morfema significa a junção de elementos ao radical (raiz) da palavras: vogal temática, desinências nominais (gênero e número) e verbais (tempo e modo, número e pessoa) e afixos (prefixos e sufixos). Vamos compreender cada um desses termos, através de sua definição teórica:   Raiz: elemento comum/invariável/parte fixa da palavra. […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.