QUESTÃO 7 Uma classe define atributos e métodos que servirão como modelo para os objetos. Cada objeto criado a partir de uma mesma classe possui seus próprios atributos, que podem assumir valores diferentes, definindo assim o estado em que cada objeto se encontra. Já os métodos representam o comportamento, e são compartilhados por todos os […]
QUESTÃO 8 A herança na Programação Orientada a Objetos permite que uma classe (subclasse) reutilize atributos e métodos de outra classe (superclasse). Subclasses representam especializações de superclasses, que são mais genéricas. A herança permite criar hierarquias de classes, promovendo reutilização de código e organização. Em Java, a palavra reservada extends é usada para indicar que […]
QUESTÃO 9 A declaração de variáveis no Java precisa ser feita com muita atenção. Por ser uma linguagem de programação orientada a objetos, precisamos nos atentar ao escopo das variáveis que desejamos declarar, pois isso faz toda a diferença em sua utilização. Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. Pautando-se nessas informações assinale a alternativa correta: Alternativas […]
QUESTÃO 10 O encapsulamento é um dos princípios da Programação Orientada a Objetos. Ele consiste em ocultar os detalhes internos de implementação de uma classe, expondo apenas o que for necessário para sua utilização. Isso permite maior segurança, modularidade e facilidade de manutenção, já que alterações internas não afetam diretamente o restante do código. Na […]
QUESTÃO 2 Em Java, objetos são instâncias de classes criadas a partir do operador new. O comando Pessoa pes = new Pessoa(); possui duas etapas: primeiro, a declaração da variável de referência do tipo Pessoa; depois, a criação efetiva do objeto na memória. É possível usar diferentes construtores para inicializar atributos já no momento da […]
QUESTÃO 1 Um programa escrito em Java começa sempre a ser executado a partir do método main. O método main possui uma assinatura padrão que utilizamos. Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. Com base nesta informação, assinale a alternativa que contém a assinatura padrão correta. Alternativas Alternativa 1 – public void main static(args[]:String) Alternativa 2 […]
QUESTÃO 10 A linguagem Java possui inúmeros recursos que auxiliam no desenvolvimento de aplicações. Cada recurso deve ser usado com muito cuidado, pois há funções específicas e é muito fácil se confundir com elas. Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. Observe o trecho de código abaixo. Pessoa.java 1 public class Pessoa { 2 String […]
QUESTÃO 9 A linguagem Java possui três diferentes estruturas de repetição: for, while e do-while. Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. Analise o código abaixo e assinale a alternativa que contém o que será exibido na tela após a compilação e execução desse código. Alternativas Alternativa 1 – 0 Alternativa 2 – 3 Alternativa 3 – 4 Alternativa 4 – 5 Alternativa 5 – 6
QUESTÃO 8 Os construtores são métodos especiais, que são chamados no momento em que o objeto é criado. Assim como os métodos, os construtores também podem receber parâmetros. Normalmente, esses parâmetros servem para inicializar os atributos do objeto. É possível ter vários construtores em uma classe e um construtor pode chamar outro construtor. Fonte: Elaborado […]
QUESTÃO 7 Em nossos estudos, aprendemos que, no processo de compilação, transformamos os códigos fonte em código executável, permitindo aos computadores executarem as instruções lógicas descritas no código fonte. Em um processo de compilação um arquivo executável é gerado de acordo com as instruções da arquitetura do computador. Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. Considerando o […]
