Vigotski, um dos principais autores a estudar e pesquisar o tema sobre deficiência, desenvolveu uma tese, especialmente na obra Fundamentos da Defectologia (VIGOTSKI, 1997)

QUESTÃO 6 Vigotski, um dos principais autores a estudar e pesquisar o tema sobre deficiência, desenvolveu uma tese, especialmente na obra Fundamentos da Defectologia (VIGOTSKI, 1997), sobre a deficiência não impedir a aprendizagem de um ser humano. O autor afirma que, quando o caminho principal de desenvolvimento apresenta alguma barreira, é possível criar caminhos alternativos […]

No processo de inclusão das pessoas autistas, é fundamental que as informações sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) sejam transmitidas e atualizadas com qualidade

QUESTÃO 5 No processo de inclusão das pessoas autistas, é fundamental que as informações sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) sejam transmitidas e atualizadas com qualidade, para que toda instituição, especialmente as escolas, estejam preparadas para receber e manter no ambiente escolar, com qualidade e bem-estar, os alunos diagnosticados.   Sobre o processo de […]

Para compreender as necessidades de uma criança autista no ambiente escolar, é essencial conhecê-la profundamente, considerando a ampla variedade de formas

QUESTÃO 4 Para compreender as necessidades de uma criança autista no ambiente escolar, é essencial conhecê-la profundamente, considerando a ampla variedade de formas de ser e se expressar que o espectro autista apresenta. Avaliar a história de vida e as experiências singulares de cada criança permite identificar suas necessidades específicas, garantindo que as intervenções sejam […]

Uma criança de 4 anos apresentava episódios recorrentes de choro intenso, gritos e comportamento de se jogar ao chão sempre que a mãe solicitava a saída da piscina ao término das aulas de natação.

QUESTÃO 3 Análise o seguinte caso hipotético: Uma criança de 4 anos apresentava episódios recorrentes de choro intenso, gritos e comportamento de se jogar ao chão sempre que a mãe solicitava a saída da piscina ao término das aulas de natação. Inicialmente, a mãe interpretou o comportamento como birra ou baixa tolerância à frustração diante […]

No acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a observação atenta dos comportamentos é essencial para identificar necessidades e planejar intervenções adequadas

QUESTÃO 2 No acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a observação atenta dos comportamentos é essencial para identificar necessidades e planejar intervenções adequadas. A atenção a sinais como dificuldades de interação social, limitações na comunicação, comportamentos repetitivos, atrasos ou particularidades na fala e formas diferentes de brincar permite reconhecer áreas que demandam […]

O reconhecimento e a regulação das emoções têm papel fundamental no desenvolvimento e no bem-estar de pessoas autistas. Alterações emocionais podem influenciar diretamente

  QUESTÃO 1 O reconhecimento e a regulação das emoções têm papel fundamental no desenvolvimento e no bem-estar de pessoas autistas. Alterações emocionais podem influenciar diretamente o comportamento e como o indivíduo interage, aprende e enfrenta desafios. Nesse sentido, o acompanhamento profissional deve estar atento a esses aspectos para favorecer o desenvolvimento de habilidades sociais, […]

A inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um processo complexo que vai muito além da existência de legislações que garantam o acesso aos diversos espaços sociais

QUESTÃO 10 A inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um processo complexo que vai muito além da existência de legislações que garantam o acesso aos diversos espaços sociais. É necessário assegurar também a permanência, a participação ativa nas atividades propostas e a qualidade dessas experiências. Quando surge um comportamento-problema, especialmente de […]

Salgado (2023) afirma que, em caso de sobrecargas emocionais e sensoriais, situações adversas e crises, meltdown ou shutdown, realmente o que deve ser feito é oferecer à criança

QUESTÃO 9 Salgado (2023) afirma que, em caso de sobrecargas emocionais e sensoriais, situações adversas e crises, meltdown ou shutdown, realmente o que deve ser feito é oferecer à criança um ambiente calmo e seguro, para que ela se regule e esteja em segurança. Fonte: SALGADO, G. M. Acesso à Justiça para autistas: uma etnografia […]

O pensamento de Paulo Freire – educador e filósofo brasileiro, conhecido por desenvolver a pedagogia crítica que valoriza a educação como prática de liberdade e diálogo

QUESTÃO 8 O pensamento de Paulo Freire – educador e filósofo brasileiro, conhecido por desenvolver a pedagogia crítica que valoriza a educação como prática de liberdade e diálogo -, pode contribuir diretamente para a compreensão da relação entre educação e autismo, assim como pode contribuir com a prática interventiva com este público (BLOISE, 2025). Para […]

“Os alunos no espectro autista requerem um acompanhamento minucioso, bem como atento, para receberem o suporte que necessitam e merecem”

QUESTÃO 7 “Os alunos no espectro autista requerem um acompanhamento minucioso, bem como atento, para receberem o suporte que necessitam e merecem” (BLOISE, 2025, p. 66). Esse suporte pode variar em intensidade e forma, dependendo das necessidades individuais, e pode abranger áreas como a interação social (auxílio para iniciar e manter conversas ou compreender regras […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.