QUESTÃO 6 O ensino e aprendizagem de uma modalidade esportiva requer do profissional, conhecimento não apenas da parte teórica e pratica da modalidade, mas outros aspectos devem ser levados em consideração independente se o ensino ocorrerá durante uma aula de Educação Física na escola ou em um processo de iniciação esportiva. OLIVEIRA, Valdomiro de; […]
QUESTÃO 5 As variações de toque, na maioria das vezes, utilizados para execução do levantamento, podem ser executados em qualquer das posturas básicas: alta, média ou baixa. Esses tipos são: 1. Para frente; 2. para trás; 3. Lateral; 4. com rolamento e 5. em suspensão (com 1 ou 2 mãos). Este último, muito utilizado pelos […]
QUESTÃO 4 As principais regras e características da modalidade. Além de direcionar um jogo de voleibol, as regras orientam ações técnicas, táticas e também norteiam as funções dos jogadores na quadra. Os fundamentos do Voleibol possuem algumas orientações presentes nas regras. O objetivo não é que você, aluno (a), memorize as regras da modalidade, mas […]
QUESTÃO 3 No voleibol, é uma modalidade em que cada equipe ocupa uma metade da quadra que, por sua vez, é subdividida em zona de ataque e zona de defesa. O conceito de rotação é arraigado para forçar que os atletas sejam versáteis. As regras de posicionamento dos atletas permitem que as equipes tenham flexibilidade […]
QUESTÃO 2 No voleibol temos a posição de expectativa, que é considerada um dos fundamentos do voleibol de mais simples utilização e ensino, costumeiramente se ensina de modo interligado ao ensino da movimentação pela quadra, em um processo pedagógico único, esse fundamento pode ocorrer de maneira baixa, média ou alta. CARUZZO, Nayara Malheiros; XAVIER, Robson Florentino; VIEIRA, […]
QUESTÃO 1 Desde os primórdios da sociedade o homem tem necessidade coletiva, com a evolução social os esportes vão sendo criados para suprir necessidades sociais pontuais das demandas pertinentes a sua época de criação. O mais interessante da história da criação da modalidade é verificar que ela nunca para de evoluir. CARUZZO, Nayara Malheiros, […]
QUESTÃO 10 Historicamente, o voleibol surgiu nos Estados Unidos em decorrência da necessidade e contexto da época, visando ser uma atividade de menos contato e mais recreativa do que os esportes existentes. William George Morgan, baseou-se em esportes populares nos Estados Unidos. Assim, no inverno de 1895, Morgan apresentou um jogo de rebater, batizado de minonette. CARUZZO, N. […]
QUESTÃO 9 O ensino e aprendizagem de uma modalidade esportiva requer do profissional, conhecimento não apenas da parte teórica e pratica da modalidade, mas outros aspectos devem ser levados em consideração independente se o ensino ocorrerá durante uma aula de Educação Física na escola ou em um processo de iniciação esportiva. OLIVEIRA, Valdomiro de; PAES, […]
QUESTÃO 8 Didaticamente, essa sequência foi proposta devido às características dos movimentos se assemelharem. Assim, o professor poderá racionalizar melhor todo o processo de ensino e aprendizagem. Isso porque movimentos similares utilizam-se capacidades motoras parecidas para sua boa execução – como força de pernas, equilíbrio estático, dinâmico e recuperado e elasticidade de quadríceps – ao […]
QUESTÃO 7 O ensino e aprendizagem de uma modalidade esportiva requerem do profissional, conhecimento não apenas da parte teórica e pratica da modalidade, mas outros aspectos devem ser levados em consideração independente se o ensino ocorrerá durante uma aula de Educação Física na escola ou em um processo de iniciação esportiva. OLIVEIRA, Valdomiro de; PAES, […]
