QUESTÃO 3 De acordo com a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, a aprendizagem ocorre de maneira mais efetiva quando novas informações são conectadas com o que o aluno já sabe. Neste sentido, no contexto da educação matemática, assinale a alternativa que indica qual prática didática melhor se alinha com a proposta de Ausubel para promover […]
QUESTÃO 2 As metodologias ativas, ao contrário das abordagens tradicionais, enfatizam a participação ativa dos estudantes, promovendo o aprendizado através de experiências práticas, resolução de problemas e trabalho colaborativo. Na aprendizagem ativa, o papel do professor é o de mediador, incentivando a crítica e a reflexão, mas colocando o aluno no centro do processo educativo. […]
QUESTÃO 10 O layout em células de manufatura baseia-se no trabalho cooperativo ou em time de pessoas que formam um grupo coeso com relação à produção a realizar. Há muitas vantagens na formação das células: a qualidade, a produtividade e a motivação aumentam. LAUGENI,Fernando P.; MARTINS, Petrônio G. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Saraiva, […]
QUESTÃO 9 Os ambientes de qualidade definidos por Paladini (2004) abrangem diferentes aspectos do processo produtivo. O ambiente off-line inclui operações que atuam em paralelo à produção, como manutenção e almoxarifado, e suporte ao processo produtivo, como recursos humanos e marketing. Por outro lado, o ambiente on-line é voltado para o mercado consumidor, captando alterações […]
QUESTÃO 1 Considerando as perspectivas construtivistas de ensino, assinale a alternativa que indica como a abordagem da geometria nos anos finais do Ensino Fundamental pode ser otimizada para promover uma compreensão mais profunda. Alternativas Alternativa 1 – Encorajar a exploração espacial por meio de atividades práticas, modelagem e uso de tecnologias digitais. Alternativa 2 – Utilizar […]
QUESTÃO 8 O estoque de materiais em processo são todos os materiais que estão sendo transformados durante o processo produtivo. Eles são conhecidos também como WIP – Work in Progress, na indústria, em cada fase produtiva, ter-se á o estoque de materiais em processo. CARNEIRO, Reginaldo. PAIÃO, Leonardo Silva. Administração da Produção. Maringá – Pr.: […]
QUESTÃO 7 Os modelos de produção apresentam vantagens e desvantagens que impactam diretamente na tomada de decisão dos gestores de produção. Um desses modelos é o processo sob encomenda, que se destaca por atender às especificidades dos clientes. CARNEIRO, Reginaldo A.; PAIÃO, Leonardo S. Administração da Produção. Maringá/PR: Unicesumar, 2019. Neste contexto, assinale a alternativa […]
QUESTÃO 6 São dimensionadas e emitidas ordens de compra para os itens comprados, ordens de fabricação para os itens fabricados internamente e ordens de montagem para as submontagens intermediárias e montagem final dos produtos definidos no PMP. TUBINO, D. F. Sistema de Produção: a produtividade no chão de fábrica. Porto Alegre: Bookman, 1999. p. 52. […]
QUESTÃO 5 O tamanho da unidade produtiva é, obviamente, importante. Sempre que possível, ao projetarmos a unidade, tentamos prever áreas para expansões futuras. Quando a empresa encontra-se em face das opções de contar com uma unidade grande versus algumas unidades menores, alguns comentários são úteis. Fonte: ALBERTIN, Marcos Ronaldo; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. Administração da […]
QUESTÃO 4 Por meio da otimização e de simulações, busca-se diminuir os lead times de produção, atender melhor aos prazos acordados, aumentar o uso da capacidade produtiva e de entrega de produtos e reduzir os estoques. Fonte: ALBERTIN, Marcos Ronaldo; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. Administração da produção e operações. Curitiba: InterSaberes, 2016. p.140. Partindo […]
