O rugby é uma modalidade de grande contato físico que requer não apenas força e resistência, mas também domínio técnico e respeito às regras.

QUESTÃO 5 O rugby é uma modalidade de grande contato físico que requer não apenas força e resistência, mas também domínio técnico e respeito às regras. No ensino do rugby, os fundamentos de contato devem ser ensinados com responsabilidade, priorizando a segurança e a aprendizagem progressiva dos alunos. No livro da disciplina, são destacados fundamentos […]

A Revista Esqueite foi a primeira revista especializada em Skate no Brasil, seu exemplar nº 01 foi publicado em setembro de 1977, com tiragem de 30.000 exemplares

QUESTÃO 4 A Revista Esqueite foi a primeira revista especializada em Skate no Brasil, seu exemplar nº 01 foi publicado em setembro de 1977, com tiragem de 30.000 exemplares. Ela estava sob responsabilidade de Waldemiro Barbosa da Silva, Sergio Moniz e Flávio Badenes, que estabeleceram como objetivo “tratar de assuntos técnicos, de campeonatos, divulgação de points, […]

Na década de 60 foram introduzidos cursos de natação no Brasil. “Os objetivos de formar novos nadadores eram coordenados e supervisionado por técnicos

QUESTÃO 3 Na década de 60 foram introduzidos cursos de natação no Brasil. “Os objetivos de formar novos nadadores eram coordenados e supervisionado por técnicos, que transmitiam os seus professores noções da técnica dos estilos em cursos que duravam de 30 dias a 8 aulas”, nessas aulas o objetivo era fazer com que o aluno incorporasse […]

Os esportes radicais terrestres são frequentemente praticados em ambientes naturais e apresentam grande potencial educativo por promoverem a superação de limites

QUESTÃO 2 Os esportes radicais terrestres são frequentemente praticados em ambientes naturais e apresentam grande potencial educativo por promoverem a superação de limites, o contato com a natureza e a cooperação entre participantes. Práticas como trekking, escalada, mountain bike e montanhismo podem ser adaptadas ao contexto escolar por meio de parcerias com outras disciplinas e […]

Durante um festival esportivo em uma escola, os alunos praticaram esportes não tradicionais como o slackline, o parkour e o skate.

QUESTÃO 1 Durante um festival esportivo em uma escola, os alunos praticaram esportes não tradicionais como o slackline, o parkour e o skate. A professora os classificou como “esportes de aventura” com forte apelo pedagógico (Flores et al., 2022). Fonte: FLORES, P. P. et al. Esportes Complementares. Maringá: UniCesumar, 2019. Reimpresso 2022. Considerando o que você sabe sobre esses […]

Uma das mudanças que aconteceu no Ensino Médio com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) (2018, apud ​OLIVEIRA, 2023) foi a criação dos ininerários formativos

QUESTÃO 10 Uma das mudanças que aconteceu no Ensino Médio com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) (2018, apud ​OLIVEIRA, 2023) foi a criação dos ininerários formativos. Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Fonte: ​OLIVEIRA, A.A.B, […]

Foi a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de nº 5.692 (BRASIL, 1971a, on-line) que a disciplina Educação Física na escola como atividade física ganhou força

QUESTÃO 9 Foi a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de nº 5.692 (BRASIL, 1971a, on-line) que a disciplina Educação Física na escola como atividade física ganhou força, por meio da legalização que a tornou obrigatória nos currículos escolares. Inicialmente, com a necessidade de ter os jovens preparados para […]

Observamos que a Educação Física Escolar brasileira está fortemente caracterizada, em seu processo histórico, como área de atividade

QUESTÃO 8 Observamos que a Educação Física Escolar brasileira está fortemente caracterizada, em seu processo histórico, como área de atividade. Por este motivo, ela apresenta como conteúdo a ser transmitido apenas as próprias atividades, e os seus fins e objetivos se confundem com o higienismo e o competitivismo, na tendência tradicional e tecnicista de educação. […]

O planejamento coloca-se como peça fundamental a qualquer ação que venhamos a desenvolver. Na educação, em especial, ele é um ponto-chave.

QUESTÃO 7 O planejamento coloca-se como peça fundamental a qualquer ação que venhamos a desenvolver. Na educação, em especial, ele é um ponto-chave. O ato de planejar é contínuo, não se esgota no início do ano, ele precisa ser cuidado em todo o seu desenvolvimento. Os aspectos relacionados ao sucesso ou insucesso de cada etapa […]

Para Hoffmann (2008, apud OLIVEIRA, 2023), os caminhos da avaliação devem ser construídos pelo confronto das ideias, repensando e discutindo valores, princípios e métodos.

QUESTÃO 6 Para Hoffmann (2008, apud OLIVEIRA, 2023), os caminhos da avaliação devem ser construídos pelo confronto das ideias, repensando e discutindo valores, princípios e métodos. A autora destaca, também, que o professor é partícipe do sucesso ou do fracasso do estudante, visto que a avaliação mediadora tem por finalidade a evolução da aprendizagem dos […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.