QUESTÃO 4 A estruturação das línguas de sinais apresenta peculiaridades próprias, especialmente no que diz respeito à criação de novos sinais, pois essas línguas se desenvolvem por meio de mecanismos visuais e espaciais que diferem significativamente das línguas orais-auditivas. Na Língua Brasileira de Sinais (Libras), por exemplo, os processos de formação de sinais — como […]
QUESTÃO 3 Na Língua Brasileira de Sinais (Libras), o ponto de articulação refere-se ao local do corpo ou ao espaço onde o sinal é produzido. Pode incluir regiões como a cabeça, o tronco, os ombros, ou o espaço neutro à frente do corpo. O ponto de articulação é um dos parâmetros essenciais para a formação […]
QUESTÃO 2 É notório que, desde o ano 2002, o incentivo à ampliação dos debates e à implementação de políticas públicas resulta, de forma prática, na consolidação de projetos, sonhos e ideais que rompem com as ações excludentes nas escolas. Podemos, assim, dizer que, a partir desse período, vimos como foi necessário pensar sobre as […]
QUESTÃO 1 A Libras é, portanto, uma língua que, assim como outras, apresenta seus próprios aspectos gramaticais. Gesser (2009) enfatiza que linguisticamente, pode-se afirmar que a língua de sinais é língua porque apresenta características presentes em outras línguas naturais e, essencialmente, por que é humana. Então, não podemos pensar erroneamente, como muitos, que não a […]
QUESTÃO 10 Ao publicar sua obra em 1620, Bonet contribuiu para o debate sobre os métodos de instrução para surdos. Sua proposta, embora reconhecida, foi relativizada por outros pesquisadores e pelo surgimento de experiências paralelas. Fontes: adaptações de: NOVAIS, I. A. M. Libras. Indaial: Arqué, 2024. STROBEL, M. O. A educação de surdos: história, práticas e perspectivas. […]
QUESTÃO 9 Charles-Michel de l’Épée desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da educação para surdos ao reconhecer a importância da comunicação gestual. Sua trajetória teve início ao entrar em contato com duas irmãs surdas que utilizavam gestos para se comunicar. A partir dessa experiência, dedicou-se ao ensino de pessoas surdas em Paris, ampliando seus estudos […]
QUESTÃO 8 As práticas de ensino representam o conjunto de estratégias, métodos e recursos utilizados pelos professores para favorecer a aprendizagem. Elas devem estar alinhadas às necessidades dos estudantes, estimulando a participação ativa, a reflexão crítica e a construção do conhecimento. Em suas práticas, Bonet não desconsiderava os gestos; pelo contrário, via neles um recurso […]
QUESTÃO 7 Ciência e educação são conceitos que têm ampliado o discurso entre professores. Aprendemos que, em todos os setores e segmentos sociais, as pessoas têm exercido trabalhos utilizando as Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs), o universo digital é uma realidade. Portanto, seus impactos são na cultura linguística e comunicativa, passamos da cultural oral […]
QUESTÃO 6 A Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, reconheceu oficialmente a Língua Brasileira de Sinais – Libras, estabelecendo diretrizes e condições para o atendimento das necessidades comunicacionais da comunidade surda. Esta lei determina não apenas a oficialização da Libras, mas também as condições que caracterizam uma escola inclusiva para surdos. […]
QUESTÃO 5 Juan Pablo Bonet (1579-1623), padre espanhol, é lembrado como um dos primeiros estudiosos a sistematizar práticas voltadas à educação de surdos. Sua obra, publicada em 1620, tornou-se referência ao propor estratégias que conciliavam o treino da fala com o uso de gestos como suporte à aprendizagem. Fonte: adaptado de: NOVAIS, I. A. M. Libras. […]
