Unidade Temática da BNCC: Neste item deve ser colocado o nome da unidade temática de acordo com o conteúdo (tema) a ser trabalhado; Objetos de Conhecimento da BNCC: Neste item deve ser colocado os objetos de conhecimento de acordo com a Habilidade escolhida; Habilidade da BNCC […]
Série/Ano: Obrigatoriamente: 7º do Ensino Fundamental II; Unidade Temática da BNCC: Neste item deve ser colocado o nome da unidade temática de acordo com o conteúdo (tema) a ser trabalhado; Objetos de Conhecimento da BNCC: Neste item deve ser colocado os objetos de conhecimento […]
Tema que será trabalhado: História da África e Cultura africana e afro-brasileira (coloque o nome do conteúdo escolhido); Série/Ano: Obrigatoriamente: 7º do Ensino Fundamental II; Unidade Temática da BNCC: Neste item deve ser colocado o nome da unidade temática de acordo com […]
Por meio destas reflexões, convidamos você, futuro professor de História da Educação Básica, a pensar na organização de um plano de aula utilizando a ludicidade como ferramenta pedagógica nos estudos de História da África e Cultura Africana e Afro-brasileira, especificamente para o 7º ano do Ensino Fundamental II, onde a temática está prevista […]
Em seu 22º aniversário, a Lei 10.639/03 que decreta a obrigatoriedade de estudos e discussões acerca da História da África e da cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, continua sendo um pilar na luta contra o racismo e pela valorização da diversidade cultural. Desde sua promulgação em 2003, tivemos avanços significativos na formação […]
Já durante as aulas de espanhol, Elisabete Macedo, que tem mais de duas décadas de profissão, apresenta aos estudantes personalidades negras e indígenas da cultura hispano-americana, além de políticos, literários e artistas. “Nos encontros, percebemos que os alunos se identificam mais com as histórias de vida dos personagens apresentados. Com isso, notamos que […]
“Com essas abordagens em sala de aula, os alunos demonstram interesse em trabalhar a temática, pois se sentem pertencentes e identificados com o assunto. As transformações no conhecimento ocorrem gradualmente, mas, ao observarmos atentamente, percebemos melhorias na autoconfiança, na empatia e até mesmo no comportamento”, salienta a professora. Já durante as aulas de […]
Clarissa Raso, professora de ciências, aborda o conteúdo sempre que o assunto pode ser contextualizado com a história, a cultura, os costumes e as contribuições afro-brasileiras. Ao abordar astronomia, por exemplo, Clarissa inclui contos, narrativas e descobertas realizadas pelos povos africanos e indígenas. No ensino de evolução, ela trabalha a origem da humanidade no […]
Saberes matemáticos no continente africano, Feira Afroetnomatemática, e descobertas dos povos africanos e indígenas. Docente da disciplina de matemática há 18 anos, Juliana Teixeira, implementa conteúdos antirracistas em suas aulas através de conhecimentos do continente africano. De acordo com a professora, para realizar esse trabalho é necessário, principalmente, desconstruir a visão eurocêntrica tão divulgada. […]
“As mais de duas décadas da Lei 10.639 colaboram, sem dúvidas, para uma revisão histórica e a inclusão de outros olhares, visões e percepções entre os profissionais de educação e, obviamente, entre os estudantes. O ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos da educação básica, embora ainda longe do ideal, tem […]
