ATIVIDADE 1 – EESP – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – 54_2025 Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) é um conjunto de distúrbios que afetam as interações sociais. Hoje em dia, é apresentado como Transtorno do Espectro Autista (TEA). Muitas pessoas perguntam se TGD é o mesmo que autismo. Sim, uma pessoa com […]
MAPA – EESP – AFETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL – 54_2025 O papel do educador que visa atuar de forma inclusiva é muito mais amplo do que adaptar atividades ou controlar crises dos discentes aos quais são responsáveis. Sua prática profissional envolve desde o conhecimento das políticas estabelecidas, os direitos até então conquistados, bem […]
ATIVIDADE 1 – EESP – AFETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL – 54_2025 Em nossos estudos sobre afetividade e sexualidade na Educação Especial, enfatizamos o papel das emoções no processo de aprendizagem e desenvolvimento. O cerne da educação inclusiva está na perspectiva ética norteada pelos diretos humanos que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, […]
PORTFÓLIO – COMEX – IMERSÃO PROFISSIONAL: TECNOLOGIAS E NOVAS ABORDAGENS EM COMÉRCIO EXTERIOR – 54_2025 Atividade MAPA – Imersão Profissional: Tecnologias e Novas Abordagens no Comércio Exterior Tema: Classificação Aduaneira, Incoterms e Modal de Transporte Imagine que você foi contratado como analista de comércio exterior em uma empresa brasileira que está […]
ATIVIDADE 1 – COMEX – IMERSÃO PROFISSIONAL: TECNOLOGIAS E NOVAS ABORDAGENS EM COMÉRCIO EXTERIOR – 54_2025 O Brasil está em um momento de transformação no comércio exterior, com a implementação do Novo Processo de Importação (NPI). A partir de 1º de outubro de 2024, iniciou-se uma migração em fases, que substituirá o sistema tradicional […]
PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE – 54_2025 O ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem o desafio de tornar os conteúdos significativos e conectados à realidade do estudante. A abordagem CTSA surge como estratégia metodológica que possibilita relacionar o conhecimento científico ao cotidiano, desenvolvendo a capacidade crítica e reflexiva dos alunos […]
ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE – 54_2025 No artigo “Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar”, Ricardo (2007) aponta que o ensino de Ciências, em muitos casos, restringe-se a informações ilustrativas e fragmentadas, sem promover a reflexão crítica e a articulação com a vida cotidiana dos […]
MAPA – CBIO – MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA – 54_2025 Se o seu corpo combater um vírus uma vez, o mesmo vírus provavelmente tentará atacar novamente. Depois de todo o trabalho necessário para se livrar dessa primeira infecção, seria uma pena ter que fazer tudo de novo. Uma característica surpreendente do seu sistema imunológico é […]
ATIVIDADE 1 – CBIO – MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA – 54_2025 Os vírus são organismos acelulares e, apesar de não possuírem células, são extremamente dependentes dessas estruturas, uma vez que não possuem metabolismo próprio e não apresentam nenhuma organela. Ao parasitarem uma célula, eles induzem a produção de material genético viral e de proteínas, controlando […]
MAPA – CBIO – FISIOLOGIA VEGETAL – 54_2025 Estudante, O estresse hídrico afeta significativamente a fisiologia das plantas, levando a uma série de respostas adaptativas para minimizar os danos e garantir a sobrevivência. As plantas desenvolveram diversas estratégias para lidar com a falta de água, incluindo fechamento estomático, ajuste osmótico, produção de proteínas de defesa […]
