– As vantagens e limitações dessas tecnologias quando aplicadas ao monitoramento de desmatamentos, queimadas ou expansão urbana. Orientações: – Elabore, de forma dissertativa argumentativa, o seu posicionamento frente às questões levantadas. – Seu texto deverá conter, no mínimo, 15 e, no máximo, 30 linhas. – Utilize argumentos convincentes, que expressem […]
– A importância do uso combinado do sensoriamento remoto e dos SIG para o planejamento urbano e ambiental. – As vantagens e limitações dessas tecnologias quando aplicadas ao monitoramento de desmatamentos, queimadas ou expansão urbana. Orientações: – Elabore, de forma dissertativa argumentativa, o seu posicionamento frente às questões levantadas. – Seu […]
O Sensoriamento Remoto e os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são ferramentas fundamentais dentro do campo do Geoprocessamento. Enquanto o sensoriamento remoto fornece imagens e dados da superfície terrestre por meio de satélites e sensores aéreos, os SIG possibilitam organizar, manipular e analisar essas informações, permitindo representações espaciais detalhadas e tomadas de decisão mais […]
Escolha um dos tópicos acima e elabore um plano de aula para a turma do 1° ano do Ensino Médio de acordo, com o template disponível na pasta “materiais da disciplina”. Evidência de execução do experimento: fotos, se for presencial/concreto ou prints da tela, se for utilizado um recurso virtual, conforme detalhado abaixo. Fotos do […]
A proposta desenvolvida deve ser um experimento de baixo custo (concreto ou virtual) para que possa ser utilizada por diferentes professores em outras escolas. Tópicos disponíveis (escolha apenas um): – Movimento Retilíneo e Uniforme (MRU). – Leis de Newton. – Lançamento Oblíquo. – Força Centrípeta. – Pêndulo Simples. Instruções gerais para a realização da atividade: […]
A partir da situação apresentada, elabore uma proposta de plano de aula para ser aplicada em uma turma do 1° ano do ensino médio. Você deve escolher um dos tópicos listados a seguir e desenvolver uma atividade que estimule o aluno a refletir sobre o fenômeno físico escolhido. A atividade deve possibilitar a participação ativa […]
Para o desenvolvimento dessa atividade o professor deve elaborar um plano de aula estruturado e detalhado, descrevendo os objetivos pedagógicos, público-alvo, competências e habilidades da BNCC que serão trabalhadas, conteúdos a serem desenvolvidos, recursos didáticos que serão utilizados, metodologia de ensino e estratégias de avaliação. Para a realização dessa atividade a equipe pedagógica da escola […]
Sua atividade deve ser planejada com rigor pedagógico, considerando as dificuldades específicas de sua turma, os objetivos educacionais, o tempo de duração e os materiais e recursos que devem ser utilizados na preparação dessa aula. A atividade elaborada deve ser viável para a escola estando de acordo com sua realidade. Para o desenvolvimento dessa atividade […]
Com o objetivo em resgatar esses conteúdos, você como professor de física da sala deve propor uma atividade diferenciada para estimular e facilitar o aprendizado de seus alunos. Sua atividade deve proporcionar um momento significativo, permitindo que os alunos percebam a física no cotidiano, indo muito além das tradicionais aulas teóricas. Sua atividade deve […]
Você é o professor de Física responsável por uma turma de 1° ano do ensino Médio em uma escola com poucos recursos tecnológicos e materiais escassos. Ao longo das aulas, você percebeu que uma parte dos seus alunos não consegui compreender de forma completa e eficiente os conceitos fundamentais da Mecânica, principalmente os temas relacionados […]
