Os componentes elétricos que possuem a função exclusiva de resistirem a passagem de corrente elétrica em um circuito são chamados de resistores elétricos. Esses componentes são projetados para possuírem resistências específicas de acordo com sua função e são amplamente utilizados em diferentes circuitos elétricos para controlar a passagem de corrente. A segunda lei […]
A resistência elétrica é uma grandeza física que representa a dificuldade que um material apresenta na passagem de corrente elétrica. Essa propriedade é característica de todos os materiais, sendo fundamental para entender o comportamento de diferentes materiais e suas aplicações. A resistência elétrica pode ser descrita matematicamente pela primeira Lei de Ohm, que […]
Alcance global sem fronteiras: os produtos e serviços digitais praticamente não conhecem fronteiras. Este alcance global permite que os modelos de negócios digitais se expandam sem esforço para os mercados internacionais. Embora a localização seja importante para uma melhor experiência do utilizador, muitos modelos digitais eliminam mesmo a necessidade de localização. Escalabilidade: uma […]
Proposta de venda única digital: o valor que os clientes veem nos serviços e ofertas digitais e pelo qual estão dispostos a pagar é um indicador de um modelo de negócio digital. O benefício para o cliente é gerado e rentabilizado digitalmente. Alcance global sem fronteiras: os produtos e serviços digitais praticamente não […]
Aquisição e distribuição digital de clientes: os serviços e produtos são acedidos principalmente através de canais digitais. Os modelos de negócio digitais utilizam muitas vezes exclusivamente esses canais para o marketing, as vendas e o serviço ao cliente, especialmente em modelos concebidos para um rápido crescimento do número de clientes. Proposta de venda […]
Criação de valor através de tecnologias digitais: o valor central de um modelo de negócio digital baseia-se na utilização de tecnologias digitais. Empresas como a Amazon ou a Google são impensáveis sem a Internet. As suas ofertas, embora por vezes incluam serviços físicos ou adicionais, baseiam-se principalmente em plataformas e ferramentas digitais. Aquisição […]
Quanto nos referimos ao comércio eletrônico, os modelos de negócios apresentam algumas peculiaridades e determinadas características que os tornam únicos. Algumas dessas peculiaridades são apontadas por Morethan Digital (2024), como sendo: Criação de valor através de tecnologias digitais: o valor central de um modelo de negócio digital baseia-se na utilização de […]
Muitas são as facilidades de fazer negócios nesse tipo de comércio. No ambiente da internet, as fronteiras territoriais são quebradas, proporcionando, além da conquista de novos clientes, a possibilidade de ser mais competitivo (Saes et al., 2019). Contudo, para isso, os dirigentes devem construir os seus modelos de negócios. Um modelo de negócio consiste […]
Essa modalidade de negócios revolucionou o comércio. O comércio eletrônico movimentou R$ 204,3 bilhões em 2024, com crescimento de 10,5 % em relação ao ano anterior. O número de compradores online também avançou e chegou a 91,3 milhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) (Do micro ao macro, 2025). Isso […]
O comércio eletrônico é uma modalidade de negócios também denominada e-commerce. Ele está associado à “realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócios num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e da informação, atendendo aos objetivos de negócio” (Albertini, 2000, p.15). Essa modalidade de negócios […]
