Depois de realizado o desafio, escolha uma cor para cada numeral e pinte bem bonito. Como sugestão, indico que escolha a cor para o numeral 1, apague-os e pinte somente o 1, depois faça com o algarismo 2, depois com o 3, e por último o algarismo 4.

Depois de realizado o desafio, escolha uma cor para cada numeral e pinte bem bonito. Como sugestão, indico que escolha a cor para o numeral 1, apague-os e pinte somente o 1, depois faça com o algarismo 2, depois com o 3, e por último o algarismo 4. 3º) Registro fotográfico da experiência Para ilustrar […]

O desafio consiste em colorir a imagem utilizando apenas quatro cores distintas. A regra fundamental é que áreas que compartilham uma fronteira não podem ser preenchidas

O desafio consiste em colorir a imagem utilizando apenas quatro cores distintas. A regra fundamental é que áreas que compartilham uma fronteira não podem ser preenchidas com a mesma cor. Para resolver a atividade, será necessário planejar a sequência de preenchimento, testar hipóteses e revisar escolhas sempre que houver conflito entre as regras e as […]

Com base nos conteúdos discutidos na disciplina Prática Pedagógica: Recursos Didáticos para a Adolescência, esse MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem propõe uma imersão prática

Com base nos conteúdos discutidos na disciplina Prática Pedagógica: Recursos Didáticos para a Adolescência, esse MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem propõe uma imersão prática nos recursos didáticos: você tem duas missões: primeiramente, é realizar a atividade “Desafio das 4 cores” um recurso didático de baixo custo, criativo e funcional. E, em seguida, […]

Esse exercício permite que o professor identifique possíveis barreiras e adapte os recursos pedagógicos, favorecendo a participação ativa dos estudantes.

Esse exercício permite que o professor identifique possíveis barreiras e adapte os recursos pedagógicos, favorecendo a participação ativa dos estudantes. Ao mesmo tempo, desafiar a própria mente nesse processo amplia a consciência docente sobre as etapas que sustentam a aprendizagem, fortalecendo o diálogo pedagógico com os alunos. Assim, tanto professor quanto estudante passam a ter […]

Você está estudando nesta disciplina que ao propor uma atividade para os alunos, é fundamental que o professor especializado em Educação Especia

  Você está estudando nesta disciplina que ao propor uma atividade para os alunos, é fundamental que o professor especializado em Educação Especial compreenda previamente o percurso cognitivo e executivo das funções envolvidas na tarefa. Estamos discutindo que as funções conativas, cognitivas e executivas orientam o modo como o estudante se motiva, percebe, organiza, inicia […]

Reafirmar que a cultura maker na escola não é apenas sobre o uso de tecnologias, mas sobre uma abordagem pedagógica que impulsiona a aprendizagem ativa, significativa e contextualizada (Escreva sobre essa afirmativa).  

  Reafirmar que a cultura maker na escola não é apenas sobre o uso de tecnologias, mas sobre uma abordagem pedagógica que impulsiona a aprendizagem ativa, significativa e contextualizada (Escreva sobre essa afirmativa).   Slide 11: Referências Colocar as referências nas normas da ABNT. ​Atenção às orientações obrigatórias: – Em Material da Disciplina, baixe o […]

Escreva sobre a mudança do papel do professor e a importância de criar um ambiente onde o erro é parte do processo de aprendizagem e de onde o aluno é o centro, construindo seu próprio conhecimento.  

  Escreva sobre a mudança do papel do professor e a importância de criar um ambiente onde o erro é parte do processo de aprendizagem e de onde o aluno é o centro, construindo seu próprio conhecimento.   Slides 10: Considerações Finais   Slide 10: Retomada do Potencial Transformador Reafirmar que a cultura maker na […]

Discutir e responder como a cultura maker, através do “fazer”, promove o desenvolvimento de habilidades cruciais como criatividade

  Discutir e responder como a cultura maker, através do “fazer”, promove o desenvolvimento de habilidades cruciais como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, autonomia, colaboração e fluência tecnológica, alinhadas às competências da BNCC.   Slide 9: O Educador como Mediador e o Aluno como Protagonista Escreva sobre a mudança do papel do professor e […]

Descrição: Desafio para os jovens criarem histórias interativas, animações ou jogos digitais utilizando a plataforma Power Point, Canva (ou outra ferramenta de programação visual).

  Descrição: Desafio para os jovens criarem histórias interativas, animações ou jogos digitais utilizando a plataforma Power Point, Canva (ou outra ferramenta de programação visual). O projeto pode ter como tema a representação de um evento histórico local ou a conscientização sobre um problema social. Objetivos Pedagógicos: Fomentar a expressão criativa, lógica de programação, narrativa […]

Slides 6, 7: Exemplos Práticos de Intervenção Pedagógica com Cultura Maker

  Slides 6, 7: Exemplos Práticos de Intervenção Pedagógica com Cultura Maker   Slide 6:  Projeto de Criação de Narrativas Interativas Digitais Descrição: Desafio para os jovens criarem histórias interativas, animações ou jogos digitais utilizando a plataforma Power Point, Canva (ou outra ferramenta de programação visual). O projeto pode ter como tema a representação de […]

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