Ensinar de maneira interdisciplinar proporciona uma aprendizagem significativa, pois todos os conteúdos interagem entre si e constroem um sentido lógico, crítico e reflexivo, vinculados à realidade dos alunos. A interdisciplinaridade na educação surgiu justamente como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas, proporcionando um diálogo entre elas, relacionando-as entre si para a compreensão […]
Qual a importância da interdisciplinaridade na educação? Ensinar de maneira interdisciplinar proporciona uma aprendizagem significativa, pois todos os conteúdos interagem entre si e constroem um sentido lógico, crítico e reflexivo, vinculados à realidade dos alunos. A interdisciplinaridade na educação surgiu justamente como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas, proporcionando um diálogo entre […]
A interdisciplinaridade pode ser entendida como qualquer forma de combinação entre duas ou mais disciplinas objetivando-se a compreensão de um objeto a partir da confluência de pontos de vista diferentes cujo objetivo final seria a elaboração de síntese relativa ao objeto comum; implica alguma reorganização do processo ensino/aprendizagem e supõe trabalho contínuo de cooperação entre […]
Produto final: relatório técnico que simula a atuação do biólogo como consultor em fisiologia vegetal aplicada ao manejo de mudas. Fonte: HAGHPANAH, Mostafa et al. Drought tolerance in plants: physiological and molecular responses. Plants, v. 13, n. 21, p. 2962, 2024. FEIJÓ, E. V. R. S. Fisiologia vegetal. Maringá: UniCesumar, 2023
Indicação de duas estratégias fisiológicas que poderiam ser utilizadas para reduzir os efeitos da seca (ex.: fechamento estomático, ajuste osmótico, uso de espécies tolerantes). Produto final: relatório técnico que simula a atuação do biólogo como consultor em fisiologia vegetal aplicada ao manejo de mudas. Fonte: HAGHPANAH, Mostafa et al. Drought […]
Relação entre esses sintomas e os conceitos de potencial hídrico, pressão de turgor e transpiração; Indicação de duas estratégias fisiológicas que poderiam ser utilizadas para reduzir os efeitos da seca (ex.: fechamento estomático, ajuste osmótico, uso de espécies tolerantes). Produto final: relatório técnico que simula a atuação do biólogo como consultor em fisiologia vegetal […]
7. Especificar os conteúdos a serem trabalhados (dentro do tema escolhido por você, quais conteúdos podem ser abordados em sua aula). 8. Descrever a metodologia de ensino: como a aula será conduzida? Que estratégias de aprendizagem serão utilizadas? 9. Indicar os recursos didáticos: materiais físicos, digitais ou experimentais que serão empregados. 10. Apresentar formas de […]
c) Levando em consideração o experimento realizado por vocês, junto ao professor do estágio, qual é a conclusão que se pode chegar da ausência de reação química quando inserida a água-oxigenada no fígado cozido e presença de reação no fígado cru?
b) Quais fatores podem interferir na atividade enzimática? Justifique. c) Levando em consideração o experimento realizado por vocês, junto ao professor do estágio, qual é a conclusão que se pode chegar da ausência de reação química quando inserida a água-oxigenada no fígado cozido e presença de reação no fígado cru?
a) O que são enzimas e qual é sua função nos organismos vivos? b) Quais fatores podem interferir na atividade enzimática? Justifique. c) Levando em consideração o experimento realizado por vocês, junto ao professor do estágio, qual é a conclusão que se pode chegar da ausência de reação química quando inserida a […]
