PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: AMBIENTES NÃO-FORMAIS – 54_2025 Os museus desempenham um papel crucial e insubstituível no processo de aprendizagem, atuando como verdadeiros laboratórios de conhecimento para além dos limites da educação formal. Eles se constituem como instituições alimentadas pelo processo museológico, cujas ações são intrinsecamente educativas, utilizando o patrimônio cultural como um referencial […]
ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: AMBIENTES NÃO-FORMAIS – 54_2025 A valorização do museu como espaço educativo e não formal, preconizada em materiais como Museu e Educação e O Pedagogo e sua Prática Docente em Ambientes Formais, tem impulsionado a Pedagogia Museológica. Essa abordagem reconhece que museus são mais que repositórios; são ambientes dinâmicos para […]
MAPA – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA – 54_2025 A professora Camila dá aula para uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental e percebe que seus alunos têm dificuldade em compreender a relação entre os diferentes tipos de paisagem e a noção de “espaço geográfico”. Muitos confundem paisagem natural com paisagem […]
ATIVIDADE 1 – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA – 54_2025 Como a fotografia pode transformar a forma como as crianças veem o mundo geográfico? Imagine uma sala de aula onde o mundo não é apenas lido em livros ou desenhado em mapas, mas vivido e sentido através de imagens reais. A […]
MAPA – PED – METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 54_2025 SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LEITURA A leitura é um processo que vai além da simples decodificação de palavras, envolvendo a interação entre leitor, texto e contexto. Segundo Freire (1989), “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, mostrando que o ato de […]
ATIVIDADE 1 – PED – METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 54_2025 O trabalho com a ortografia e a gramática a partir do texto na prática pedagógica. De acordo com Vendrame, Bonnici e Souza (2022), “o texto deve ser compreendido como ponto de partida e ponto de chegada no ensino da ortografia e da […]
MAPA – EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – 54_2025 No Brasil, a “constituição cidadã”, a Constituição Federal (1988), inscreve a cidadania como fundamental da República (art. 1º, II) e garante a todos direitos como educação, saúde, moradia, lazer, segurança e transporte (art. 6º), além de afirmar que deve preparar para o pleno exercício da […]
ATIVIDADE 1 – EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – 54_2025 A autonomia constitui uma condição para o sentimento do indivíduo ser capaz, nos âmbitos privado e público, de decidir livremente os horizontes de sua vida. Nesse sentido,o empoderamento e autonomia são ilustrados pelos percursos de professores e professoras na prática pedagógica. BIROLI, F. Mídia, […]
MAPA – DESIGN EDUCACIONAL E INOVAÇÕES – 54_2025 O movimento maker mobiliza um conjunto de princípios e valores que empoderam os cidadãos enquanto agentes da mudança e definem a responsabilidade do maker com a comunidade e seu entorno. O conjunto de princípios e valores estimulados pela cultura maker estão alinhados aos objetivos da educação […]
ATIVIDADE 1 – DESIGN EDUCACIONAL E INOVAÇÕES – 54_2025 A Educação 4.0 é uma consequência da Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, que é um termo designado para indicar um novo modelo de produção em fábricas inteligentes, as quais utilizam recursos inovadores nos processos. Na Unidade 1, discutimos a evolução da indústria […]
